22.6 C
Uberlândia
quinta-feira, abril 3, 2025
- Publicidade -spot_img
InícioDestaquesAminoácidos essenciais às plantas

Aminoácidos essenciais às plantas

Tarcísio da Silva Vasconcelostarcisiovasconcelos589@gmail.com

Wantonny Yves Rodrigues do Nascimentonwt156@gmail.com

Igor dos Reis Oliveirareisigor07@gmail.com

Graduandos em Agronomia – Universidade Estadual do Maranhão (UEMA)

Mamão – Crédito: Shutterstock

Para as plantas, existem 20 aminoácidos essenciais para seu desenvolvimento e esses aminoácidos são precursores de vários tipos de substâncias que apresentam papéis importantíssimos para o desenvolvimento da planta, como os aminoácidos responsáveis pela síntese da clorofila: alanina, arginina e glicina; arginina e metionina que atuam no desenvolvimento da raiz e também retardam a senescência (envelhecimento das células vegetais).

O triptofano, por exemplo, é um conhecido precursor do ácido indolilacético, auxina promotora de crescimento vegetal, enquanto a metionina é um aminoácido precursor do etileno, responsável pela maturação de frutos e senescência vegetal.

A produção desses aminoácidos possui um elevado gasto de energia, que é crítico em situações de estresse, como: seca, doença, variações bruscas de temperatura, fitotoxidade, entre outros.

A síntese natural de grandes quantidades de aminoácidos livres diminui a formação de proteínas, afetando negativamente o crescimento da planta. Por isso, a aplicação de aminoácidos na planta favorece todos os processos nos quais as proteínas intervêm.

[rml_read_more]

Economizar essa energia para realizar outros processos metabólicos permite um aumento da produção ao agricultor. Essa energia será utilizada em outros processos, como brotação, floração ou frutificação e maturação dos frutos, de forma que aumentará a qualidade e um incremento na produção da safra.

Fitossanidade

Doenças como oídio, varíola, antracnose e pragas em geral no mamoeiro são bastante prejudiciais para o desenvolvimento e produção de frutos, o que faz com que os produtores utilizem inseticidas e fungicidas em aplicações periódicas desde o início do desenvolvimento da cultura. Algumas vezes, a intensa utilização desses agroquímicos causam efeitos fitotóxicos nas plantas.

Condições adversas, como a fitotoxidade provocada pela ação de agroquímicos, alteram todo o metabolismo da planta, causando uma deficiência de aminoácidos no mamoeiro.Com a aplicação de aminoácidos para as plantas durante o período de estresse, o vegetal consegue focar suas energias na recuperação dos efeitos fitotóxicos causados pelos defensivos e não perde “tempo” e energia fabricando esses aminoácidos para a seu metabolismo.

Os aminoácidos também atuam na fitotoxicidade causada pelo excesso de algum nutriente. Outros elementos essenciais, como o S e Cu, também são transportados na forma de aminoácidos dentro da planta, o que aumenta a resposta da planta em eventuais casos de excesso do elemento.

Custos

Esses produtos podem ser utilizados desde o início da cultura, por exemplo, no tratamento de sementes melhorando o enraizamento das mudas, e no florescimento facilitando o pegamento de flores e frutos. Os custos são variáveis de acordo com o produto, e vão de R$ 30,00 a R$ 50,00 por hectare.

ARTIGOS RELACIONADOS

Fertilizantes organominerais – Alternativa para a adubação em cobertura no milho

Renan Cesar Dias da Silva Mestre em Produção Vegetal e doutorando em Agronomia na Universidade Federal de Uberlândia (UFU) renancesar.agro@outlook.com Regina Maria Quintão Lana Doutora em Ciências...

Aminoácidos – A recuperação do estresse das plantas

  Jorge Jacob Neto Engenheiro agrônomo., Ph.D. e professor titular do Departamento de Fitotecnia da UFRRJ j.jacob@globo.com Joice de Jesus Lemos Engenheira agrônoma, doutora e professora do Departamento de...

Satis foca na pesquisa e divulga seu portfólio para auxiliar no manejo da cultura do café

Empresa mineira apresentou seu programa para a cafeicultura, incluindo nutrição e tratamento de doenças durante o Congresso Brasileiro de Pesquisas Cafeeiras Durante a 42ª edição...

O vigor e o desempenho das sementes de soja

Autores José de Barros França-Neto jose.franca@embrapa.br Francisco Carlos Krzyzanowski francisco.krzyzanowski@embrapa.br Engenheiro agrônomo, PhD e pesquisador da Embrapa Soja O assunto ‘vigor das sementes’ está,...

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
Falha na pontuação do usuário captcha. Por favor, entre em contato conosco!