23.6 C
Uberlândia
sexta-feira, outubro 18, 2024
- Publicidade -spot_img
InícioDestaquesAmipa une forças para ajudar o Rio Grande do Sul em momento...

Amipa une forças para ajudar o Rio Grande do Sul em momento de crise

Fotos: Divulgação Amipa

Uma ação solidária coordenada pela Associação Mineira dos Produtores de Algodão (Amipa), por meio do seu Fundo Social Algobom, em parceria com a Cooperativa dos Produtores de Algodão do Estado de Minas Gerais (Cooperpluma), viabilizou a doação de mil toalhas de banho 100% algodão para o Rio Grande do Sul (RS). Os recursos financeiros destinados à compra do material foram doados pelos cotonicultores filiados às entidades. As toalhas foram embaladas individualmente e acompanhadas de cartões com mensagens de apoio à população gaúcha.

A Associação ainda promoveu uma campanha interna entre seus colaboradores para arrecadação de fraldas descartáveis infantis, que também foram destinadas à doação.

A gerente administrativa da Amipa, Lucélia da Costa Borges, explica como a organização coordenou essa iniciativa. “O processo começou com a identificação das demandas emergenciais apresentadas pelos gaúchos, que incluíam materiais de higiene pessoal e limpeza. Como nosso negócio é algodão, procuramos fabricantes de toalhas e negociamos um preço adequado à intenção de compra e ao orçamento. Após várias cotações, chegou-se a um acordo satisfatório que viabilizou a aquisição de um bom volume. Em seguida, propusemos uma parceria à Cooperpluma e fechamos o negócio”.

Inácio Carlos Urban, presidente da Cooperativa e vice-presidente da Amipa, destacou o impacto esperado com essa ação: “Sabemos que o que aconteceu no RS foi uma das maiores tragédias do Brasil, e que as consequências perdurarão por muitos meses. Esperamos impactar a vida imediata daqueles que foram beneficiados por nossa contribuição e incentivar outros a também contribuírem para amenizar a dor dos gaúchos. A parceria com a Associação, com nossos produtores de algodão e colaboradores, trouxe um senso de propósito à nossa missão de aquecer e dar conforto”. Ele reforça também o sentimento de altruísmo e solidariedade dos cotonicultores mineiros, que foram rápidos em aderir à causa. “A afirmativa que ‘uma andorinha sozinha não faz verão’ se faz muito verdadeira em momentos como o que Rio Grande do Sul está passando. Somente com a união de forças é possível socorrer e atingir mais pessoas. Foi o que ocorreu em nossa experiência”.

Kits infantis para confortar e ajudar crianças gaúchas

Pensando também em levar um pouco de cor e alegria para as crianças, a Amipa preparou 500 kits infantis para os pequenos gaúchos. Cada kit continha lápis de colorir, massinha de modelar, apontador, cartela de adesivos, pirulito e uma cartilha para colorir contando a “A História do Algodão”. Para tornar a iniciativa mais humanizada, a Associação procurou escolas de Patos de Minas (MG) a fim de obter cartas redigidas por crianças e que foram integradas aos kits. Desenhos, mensagens de apoio, orações manuscritas e até presentes foram preparados pelos estudantes com muito carinho e capricho.

Lucélia explica que a parceria com as escolas foi fundamental, pois as cartas foram uma forma de gerar um vínculo de aproximação “de criança para criança”, fazendo com que a mensagem de apoio fosse, de fato, verdadeira. “Todas as escolas receberam a ideia com entusiasmo e desenvolveram, junto aos alunos, trabalhos que demonstraram um profundo senso empatia, solidariedade e preocupação com o próximo”, diz.

Participaram da ação o Amparo Maternal Eurípedes Novelino e as escolas Colégio Nossa Senhora das Graças (CNSG), Colégio Tiradentes da Polícia Militar de Patos de Minas (CTPM), Confiar Kids Escola Infantil, Escola Estadual Monsenhor Fleury, Escola Estadual Professora Paulina de Melo Porto e Escola Estadual Professor Antônio Dias Maciel.

ARTIGOS RELACIONADOS

Mancha de ramulária no algodão x fungicida protetor com multissítio

Como controlar a doença e as alternativas no combate.

Grupo Piccin leva à Expointer lançamentos específicos para os produtores do Sul

Empresa apresentará durante o evento, de 27 de agosto a 4 de setembro, equipamentos para solucionar problemas e alavancar produtividades

Vazio sanitário da soja será de 137 dias no MT

Vazio sanitário da soja é ampliado para 137 dias em Mato Grosso Medida passa a valer a partir de 1º de maio para safra 2015/2016   O vazio...

Associação entre mulching e TNT no controle da mosca-branca

  Diego Tolentino de Lima diegotolentino10@hotmail.com Daniel Lucas Magalhães Machado danielmagalhaes_agro@yahoo.com.br Engenheiros agrônomos e doutorandos em Produção Vegetal - ICIAG-UFU Ernane Miranda Lemes ernanelemes@yahoo.com.br Roberta Camargos de Oliveira robertacamargoss@gmail.com Engenheiros agrônomos e doutores...

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
Falha na pontuação do usuário captcha. Por favor, entre em contato conosco!