21.4 C
Uberlândia
quinta-feira, dezembro 5, 2024
- Publicidade -spot_img
InícioAnimaisApiculturaApicultores brasileiros buscam mercado internacional

Apicultores brasileiros buscam mercado internacional

Alimento é pouco presente na dieta diária do brasileiro e é mais reconhecido pelos efeitos medicinais

Quando se pensa no mel, o consumidor brasileiro logo associa seu uso a práticas medicinais. O mercado apícola brasileiro produz mel em quantidade suficiente para o consumo nacional, mas o mercado doméstico não apresenta demanda correspondente. Como alternativa, apicultores têm se voltado para a exportação.

Créditos: iStock

A geleia real, a cera, o pólen e outros produtos relacionados a abelhas chegam ao mercado a partir do esforço de apicultores. Apesar de esses produtos terem sua demanda, o principal item comercializado é o mel. No Brasil, apiários de todo o país, produzem, juntos, cerca de 40 mil toneladas/ano, mas a informalidade nesse nicho impede dados concretos e projeções precisas.

Grande parte do mel que circula no mercado interno é negociado a partir de meios que não produzem comprovação fiscal. Esse aspecto é reflexo direto da cultura nacional, que ainda vê o mel como um produto medicinal.

Os maiores consumidores do produto estão entre as classes A e B, adquirem-o por meio de mercados e consideram que o produto é caro como alimento, mas barato como medicamento. A sangria nos dados, resultado do mercado informal, vem sobretudo dos consumidores das classes C, D e E, que adquirem o produto por meio de pequenos distribuidores.

No geral, o Brasil tem uma cultura de consumo do mel em que o produto é considerado um medicamento e não faz parte da alimentação diária.

Mercado internacional

Como alternativa, o apicultor brasileiro tem se voltado cada vez mais para a exportação. Em meados dos anos 2000, a produção de mel brasileira representava apenas 5% do mercado mundial e era quase estritamente voltada para o consumo interno.

Esse cenário mudou a partir do veto da exportação dos principais produtores mundiais, China e Argentina, que receberam a restrição devido a problemas de origem sanitária.

Após a mudança de panorama, a exportação de mel se tornou mais viável e o produto nacional passou a ter destaque no mercado mundial. Com o uso de recursos financeiros como o fluxo de caixa livre, o apicultor brasileiro pode iniciar o ingresso no mercado internacional. O processo é bem simples, uma vez que o mel brasileiro tem qualidade e atende às exigências sanitárias.

É ideal que ao longo do tempo haja investimento por parte do governo e dos principais agentes sociais a favor da popularização do mel como alimento. Tal estratégia permitiria a estabilização do mercado apícola, levando equilíbrio e garantindo estímulo à produção, aumento na oferta e baixa nos preços. Os resultados seriam benéficos para todos.

Enquanto projetos e estratégias não são colocados em prática, o apicultor brasileiro pode encontrar estabilidade na exportação.

Artigo anterior
Próximo artigo
ARTIGOS RELACIONADOS

Mercado de tecnologia para o campo prevê crescimento de 16% ao ano

Contexto de pandemia e crise de fertilizantes favoreceu a aceleração da digitalização nas produções agrícolas. Número de empresas de inovação no setor cresceu 40% só em 2021.

Agristar do Brasil anuncia novo gerente comercial

Matheus Scarpat possui 18 anos de atuação no mercado de sementes e tem como principal desafio trabalhar com os diferentes públicos das marcas.

Mercado das hortaliças

O Agro em Debate, iniciativa idealizada e realizada pela Agrivalle, reunirá ao longo dos próximos ...

Produções de arroz e feijão impõem novos mercados até 2029

Dados do Outlook Fiesp 2029, publicação da Federação das Indústrias do Estado de São Paulo, indicam que embora a combinação arroz e feijão continue presente na dieta dos brasileiros, há uma tendência de que a população passe a incorporar cada vez mais outros alimentos em suas refeições.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
Falha na pontuação do usuário captcha. Por favor, entre em contato conosco!