Antonio Felippe Fagherazzi
Gerente da EMCO CAL Brasil
A safra brasileira de 2024 foi altamente dinâmica e desafiadora, fazendo com que os produtores de morango enfrentassem inúmeros desafios. Por meio dessa superação e resiliência, os produtores conseguiram enfrentar um ciclo repleto de desafios, onde os extremos climáticos “marcaram presença”, principalmente pelo inverno ameno e os excessivos períodos de chuvas na região sul, e/ou pelo extenso período com elevadas temperaturas e estiagem para os produtores da região sudeste.
Diante dessas adversidades climáticas cada vez mais recorrentes, é indispensável a utilização de ferramentas que possam minimizar ou até mesmo suportar essas mudanças bruscas e extremas. Neste sentido, o componente genético será uma importante ferramenta que auxiliará o produtor, com novas cultivares que possuam a capacidade de tolerar condições de elevadas temperaturas e até mesmo de suportar condições climáticas extremas e/ou inesperadas.
A realidade deste ano
Muitas observações e confirmações foram obtidas ao longo do desafiador ciclo produtivo de 2024, ficando muito evidente a importância da diversificação varietal e da utilização de cultivares de dia curto, as quais permitem uma série de vantagens competitivas aos produtores, principalmente pela janela produtiva, pelos preços de venda da fruta e maior estabilidade produtiva durante seu período produtivo.
Entre as novidades que se destacam estão as recentes cultivares de morango do Programa de Melhoramento Genético da Universidade da Flórida, as quais permitem maior precocidade, produtividade durante o período de outono/inverno, e sua notável estabilidade frente às distintas condições climáticas. Entre as novidades, se destacam as cultivares das marcas Flórida Brilliance®, Sweet Sensation® e Flórida Beauty®. Para complementação, também ganharam destaque as marcas Palmeritas™, Calderón™ e Valentina®, as quais podem contribuir para a diversificação varietal, agregando características importantes, principalmente rusticidade, vigor de planta e produção de frutas de qualidade superior.
Estabilidade produtiva
Para muitos produtores da marca Flórida Brilliance®, foi notável a satisfação de poder contar com uma cultivar que possui estabilidade produtiva ao longo dos meses, sem ter picos produtivos acentuados, além de permitir produção precoce, com frutas de qualidade ao longo de todo ano. Muitos produtores da região sul de Minas Gerais superaram a marca produtiva de 1,0 kg/planta no mês de novembro, em apenas sete meses após o plantio das mudas, configurando uma eficiência produtiva próxima de cinco gramas dia/planta.
Já para a marca Sweet Sensation®, foi perceptível o aumento de sua potencialidade em condições climáticas com maior radiação solar e acúmulo de calor, permitindo uma excelente qualidade de fruta, produção precoce e frutas de tamanho grande até o final da campanha produtiva. Não foi diferente para Flórida Beauty®, que continua com sua precocidade, estabilidade produtiva e produção de frutas de excelente qualidade durante todo o ciclo. É uma cultivar que fidelizou seus produtores, os quais adequaram o manejo técnico de acordo com suas necessidades e prioridades, tornando-a uma excelente alternativa para a diversificação das cultivares de dia neutro.
Para Valentina®, outra cultivar de dia neutro, foi confirmada sua elevada rusticidade e vigor de planta, associada à elevada capacidade produtiva, com frutas de excelente sabor, tamanho e coloração vermelho intenso. Devido ao seu elevado vigor de planta, é interessante adequar a densidade de plantio.
Opções
Outras cultivares que demonstraram elevada rusticidade foram das marcas Palmeritas™ e Calderón™. Para esta última, foi verificado um elevado vigor e rusticidade de planta, mostrando-se exitosa em cultivos realizados em condições de “campo aberto” na região de Brazlândia e sul de Minas Gerais. Destacou-se, também, pela produção durante o ciclo invernal, associado à produção de frutas grandes. Palmeritas™ ficou em evidência pela rusticidade da planta, mas, sobretudo, pela elevada qualidade das frutas, caracterizada pelo elevado sabor, firmeza, crocância e período de pós-colheita.
Uma consideração importante para o sucesso dessa cultivar é estimular a emissão de novas coroas/rizomas, aumentando assim seu potencial produtivo.
Pesquisa
Todo trabalho realizado em colaboração entre produtores, técnicos e instituições, durante a safra de 2024, servirá de exemplo e de contribuição para o fortalecimento das safras futuras, sendo essencial que todos os envolvidos na cadeia produtiva do morango estejam preparados para enfrentar as adversidades e, ao mesmo tempo, aproveitar as oportunidades que surgem com o novo cenário.
Para saber mais sobre nossas cultivares de berries, entre em contato conosco pelo e-mail variety@emcocal.com ou pelo nosso site www.emcocal.com