21.6 C
Uberlândia
sábado, abril 13, 2024
- Publicidade -
InícioNotícias Safra de Tomate iniciada em todo o Brasil

 Safra de Tomate iniciada em todo o Brasil

Segundo dados da TOMATE BR, oscilações de clima e falta de maquinário para suportar o crescimento de demanda estão entre os desafios

Com o transplantios finalizados no final de junho com algo em torno de 19.000 hectares cultivados, onde espera-se uma produção próxima a 1,9 milhão de toneladas, sendo considerada a maior safra já registrada no país.

Devido as condições climáticas dos meses de março e abril com excesso de chuvas em todas as regiões produtoras teremos dois momentos na safra, sendo o primeiro marcado por volumes e qualidade medianas devido aos danos causados pelas chuvas e um segundo momento, sendo composto pelos transplantios de meados de abril até junho performando bem dentro do esperado e com qualidade de acordo com as premissas.

As colheitas em algumas fábricas se iniciaram em meados de junho e a plena safra se dará a partir da última semana de julho, sendo que o inicio foi marcado por alta incidência de frutos verdes e produtividades medianas, de acordo com o explanado acima.

Para o segundo semestre o principal ponto a se destacar é a inversão climática que teremos, partindo de um la nina para um el nino de média intensidade o que acarretará situações de temperaturas mais elevadas e consequentemente aceleração da maturação dos frutos no campo.

Mesmo diante do cenário de clima, o panorama se mantém quanto a previsões de volume produzidos.

Créditos: Divulgação

A Tomate BR, Associação Brasileira que representa mais de 80% dos Processadores e Utilizadores de Tomate Industrial, e que busca trazer mais informações sobre a cadeia produtiva e também dicas de alimentação e saúde aos consumidores brasileiros, traz ao mercado atualização constante com o objetivo de esclarecer ao mercado tanto a importância do produto, como também os problemas enfrentados, desde a obtenção da matéria-prima (produção agrícola e processamento), até sua chegada à gôndola e milhões de lares.

A TOMATE BR integra o World Processing Tomato Council (WPTC), que é uma organização internacional sem fins lucrativos que representa a indústria de processamento de tomate. Atualmente, seus associados, que são organizações profissionais de produtores e/ou processadores representativos de sua área de produção, representam mais de 95% do volume de tomate processado no mundo. Os membros do WPTC são organizações profissionais de produtores e/ou processadores de tomate em: Argentina, Austrália, Brasil, Canadá, Califórnia, Chile, China, Egito, França, Grécia, Hungria, Israel, Itália, Japão, Peru, Portugal, Malta, Rússia, Sul África, Espanha, Síria, Tunísia, Turquia, Ucrânia.

ARTIGOS RELACIONADOS

Ácidos húmicos e fúlvicos: o que são e como utilizar no tomateiro

Ácidos húmicos e fúlvicos são compostos orgânicos provenientes da decomposição de resíduos vegetais e animais presentes na matéria orgânica dos solos e sedimentos.

Hora de definir a segunda safra

O Brasil é um País que tem apresentado uma grande diversidade climática.

Aminoácidos: Vigor para o girassol

O Brasil apresenta uma grande diversidade climática, tendo um território extenso ...

Muito sol e pouca chuva garantem excelente doçura das uvas

Nesta safra, a qualidade da uva é a grande diferença: a pouca chuva e muito sol dos últimos dias têm levado a fruta a níveis de doçura excelentes, garantindo a venda a bons preços.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
Falha na pontuação do usuário captcha. Por favor, entre em contato conosco!