25.6 C
Uberlândia
quinta-feira, abril 24, 2025
- Publicidade -spot_img
InícioArtigosAs possibilidades de cultivo do edamame

As possibilidades de cultivo do edamame

Descubra as diversas formas de cultivo do edamame e suas vantagens únicas.

Vanessa Santos Soares
Engenheira agrônoma – Centro Universitário Presidente Antônio Carlos (UNIPAC) e analista de sementes
vanessa02soares@gmail.com

Nova oportunidade para agricultores, o edamame (ou soja verde) vem ganhando popularidade no país. Atualmente, importamos a edamame de países como Japão e Estados Unidos. Assim, temos muito cenário e potencial, tanto para produção quanto para aumentar o consumo.

Crédito: Depositphoto

Cultivo

A nutrição do solo segue a mesma exigência da soja commodity – o produtor deve se atentar com fósforo e potássio disponíveis no solo. Não é recomendado o uso de agroquímicos, pois o tempo de colheita não atingiria o prazo de carência.
O trato cultural é manual, assim como a colheita. A cultivar desenvolvida pela Embrapa é tratada como uma hortaliça, e vem sendo cultivada em algumas regiões no Brasil em campos experimentais.
O edamame foi desenvolvido, inicialmente, para a região sul, porém, apresentou bom resultado na região sudeste, devido ao clima mais quente. O plantio é ideal para o final da primavera, com variação de ciclo entre 110 e 145 dias, a depender da região.
A edamame não é muito exigente em água.
E necessário o cultivo em muitas épocas do ano devido à colheita, que se faz necessária especificamente em R6, para não correr o risco de o legume chegar ao ponto de maturação. Uma vez que isso acontece, o alimento não pode mais ser considerado edamame.

Variedades indicadas

A Embrapa vem trabalhando no desenvolvimento e melhoramento genético da edamame convencional desde 1985, para alavancar a produção e o consumo humano da soja verde no país.
A BRS267 foi desenvolvida e é colhida em campo ainda no estádio de desenvolvimento R6, onde se encontra com o grão verde brilhante, ocupando uma média de 90% do espaço da vagem.
A Embrapa tem parceria com duas sementeiras, projetos em vários estados do país, e secretarias de agricultura para estimular a produção do edamame no Brasil.

Mercados consumidores

De um lado, o pequeno produtor rural e agricultores orgânicos, dispostos a produzir a soja verde, uma leguminosa rica em proteínas, e do outro lado o consumidor, que busca alimentação saudável, com baixo valor agregado e de fácil preparo.
A maioria dos consumidores está em busca da soja verde como opção para substituição da carne animal. Neste cenário estão os vegetarianos e veganos.
Vale lembrar que, em alguns países, já é comum a introdução da edamame no dia a dia, introduzida na alimentação como sopas e saladas, assim como o grão de bico, ervilha e feijões.
O edamame pode ser consumido fresco, congelado, processado ou industrializado. Pode ser encontrado no mercado em forma de maço, grãos e vagens. Em outros países existem mais opções, como chocolate, aperitivo e biscoito.

ARTIGOS RELACIONADOS

Os diferentes sistemas de cultivo do cacau

O cacau (Theobroma Cacao), originário de florestas pluviais tropicais, é uma árvore perenifólia que pode atingir até 8,0 m de altura, apta a clima quente e desenvolve-se bem em temperaturas entre 22º e 26ºC

Campo Limpo e FMC desenvolvem tampa inovadora

A Campo Limpo Tampas e Resinas Plásticas desenvolveu, em parceria com a FMC - empresa de ciências para agricultura com foco em proteção de cultivos -, uma tampa inovadora para embalagens de agroquímicos.

Detalhes do cultivo de alface mini-romana

Conheça os segredos do cultivo da alface mini-romana para colher folhas frescas

Flores comestíveis: Mercado crescente no Brasil

O mercado global de flores comestíveis calculou a geração de um valor de US$ 265 milhões em 2018, tendo uma estimativa de crescimento em torno de US$ 504 milhões até 2030.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
Falha na pontuação do usuário captcha. Por favor, entre em contato conosco!