Vanessa Santos Soares
Engenheira agrônoma – Centro Universitário Presidente Antônio Carlos (UNIPAC) e analista de sementes
vanessa02soares@gmail.com
Nova oportunidade para agricultores, o edamame (ou soja verde) vem ganhando popularidade no país. Atualmente, importamos a edamame de países como Japão e Estados Unidos. Assim, temos muito cenário e potencial, tanto para produção quanto para aumentar o consumo.
Cultivo
A nutrição do solo segue a mesma exigência da soja commodity – o produtor deve se atentar com fósforo e potássio disponíveis no solo. Não é recomendado o uso de agroquímicos, pois o tempo de colheita não atingiria o prazo de carência.
O trato cultural é manual, assim como a colheita. A cultivar desenvolvida pela Embrapa é tratada como uma hortaliça, e vem sendo cultivada em algumas regiões no Brasil em campos experimentais.
O edamame foi desenvolvido, inicialmente, para a região sul, porém, apresentou bom resultado na região sudeste, devido ao clima mais quente. O plantio é ideal para o final da primavera, com variação de ciclo entre 110 e 145 dias, a depender da região.
A edamame não é muito exigente em água.
E necessário o cultivo em muitas épocas do ano devido à colheita, que se faz necessária especificamente em R6, para não correr o risco de o legume chegar ao ponto de maturação. Uma vez que isso acontece, o alimento não pode mais ser considerado edamame.
Variedades indicadas
A Embrapa vem trabalhando no desenvolvimento e melhoramento genético da edamame convencional desde 1985, para alavancar a produção e o consumo humano da soja verde no país.
A BRS267 foi desenvolvida e é colhida em campo ainda no estádio de desenvolvimento R6, onde se encontra com o grão verde brilhante, ocupando uma média de 90% do espaço da vagem.
A Embrapa tem parceria com duas sementeiras, projetos em vários estados do país, e secretarias de agricultura para estimular a produção do edamame no Brasil.
Mercados consumidores
De um lado, o pequeno produtor rural e agricultores orgânicos, dispostos a produzir a soja verde, uma leguminosa rica em proteínas, e do outro lado o consumidor, que busca alimentação saudável, com baixo valor agregado e de fácil preparo.
A maioria dos consumidores está em busca da soja verde como opção para substituição da carne animal. Neste cenário estão os vegetarianos e veganos.
Vale lembrar que, em alguns países, já é comum a introdução da edamame no dia a dia, introduzida na alimentação como sopas e saladas, assim como o grão de bico, ervilha e feijões.
O edamame pode ser consumido fresco, congelado, processado ou industrializado. Pode ser encontrado no mercado em forma de maço, grãos e vagens. Em outros países existem mais opções, como chocolate, aperitivo e biscoito.