Com o objetivo de disseminar boas práticas na fabricação, uso e manuseio de adjuvantes agrícolas no Brasil, um grupo de representantes do setor anuncia o lançamento da Associação Brasileira de Fabricantes de Adjuvantes Agrícolas (APLICA).
De acordo com o Dr. Vitor Anunciato, Coordenador de Tecnologia de Aplicação da BRANDT Brasil – empresa de inovação tecnológica focada em fisiologia vegetal e tecnologia da aplicação – e vice-presidente da APLICA, “trata-se de um marco histórico, que representa um fortalecimento da indústria de adjuvantes agrícolas no Brasil. Ao criar um ambiente com maior colaboração entre fabricantes, distribuidores, acadêmicos e produtores rurais, elevamos o índice de confiança nos produtos”.
Anunciato comenta que a nova associação irá se dedicar à certificação de adjuvantes de uso agrícola no país. Segundo ele, se todos os envolvidos no segmento se unirem à APLICA, a Associação terá mais força e poderá colaborar com instituições acadêmicas para aprimorar e compartilhar conhecimento técnico relacionado à tecnologia de aplicação no país. “A nossa missão é aprimorar toda a cadeia produtiva dos adjuvantes agrícolas e nos tornarmos uma referência na promoção da qualidade das soluções desenvolvidas para o campo. Nossa expectativa é ser um catalisador para a inovação e o aprimoramento contínuo do setor”, diz.
Anunciato enfatiza que a BRANDT Brasil possui em seu portfólio produtos adjuvantes com a inovadora tecnologia Integras, de origem americana, que minimiza perdas e proporciona maior segurança e eficiência nas aplicações agrícolas. Estes produtos estão entre os adjuvantes que serão avaliados pela APLICA, colaborando na missão de fomentar padrões elevados de qualidade e confiabilidade no segmento de adjuvantes.
A inspiração da APLICA, ainda de acordo com Anunciato, vem de associações similares existentes em outros países, como a Council of Producers and Distributors of Agrotechnology (CPDA) nos EUA, que mantém o CPDA Adjuvant Certification e fornece um selo de certificação para adjuvantes, com o objetivo de garantir a funcionalidade com base em sua classificação, o que é uma referência para os consumidores.