27.6 C
Uberlândia
sábado, maio 25, 2024
- Publicidade -spot_img
InícioDestaquesAtraso do plantio aumenta desafios ambientais da cana-de-açúcar na safra 2024/2025 

Atraso do plantio aumenta desafios ambientais da cana-de-açúcar na safra 2024/2025 

Fornecimento de nutrientes no momento ideal do cultivo é essencial para que plantas jovens enfrentem bem o período de temperaturas mais amenas, alerta gerente técnico da BRQ Brasilquímica

Foto: Embrapa

Ter chuva é bom para a agricultura, mas em excesso é motivo de preocupação. O elevado índice de precipitação que fechou o primeiro trimestre (e o verão) impactou a produção agrícola e foi responsável por atraso no plantio da cana-de-açúcar para a safra 2024/2025. Esse desafio climático pode se refletir em diminuição da produtividade, avalia o engenheiro agrônomo Bernardo Borges, gerente técnico da BRQ Brasilquímica. 

“O impacto das fortes chuvas de janeiro a março vai além da possível redução na rentabilidade do agricultor, podendo se estender aos setores de energia, álcool e açúcar”, comenta o especialista, que é pós-doutor em agronomia pela Universidade de Edimburgo (Escócia). “Com o atraso do plantio, teremos cana jovem enfrentando clima adverso. Sem o tempo úmido e mais ameno do outono, a predominância do período de desenvolvimento vegetal passará pelo inverno, com temperaturas mais baixas e mais clima seco.” 

Enquanto o clima do primeiro trimestre do ano favorece o desenvolvimento rápido da cana, de abril e agosto – ou seja, do outono até o período mais crítico do inverno – as características climáticas retardam o desenvolvimento vegetal, constata a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa). Por isso, em um ciclo agrícola, atrasos consideráveis na etapa de cultivo podem significar menos plantas prontas para o corte na época de colheita. Assim, fortalecer raízes, reduzir o estresse e estimular o crescimento tornam-se fundamentais. 

“Para auxiliar no enfrentamento desses desafios, a BRQ Brasilquímica desenvolve soluções de alta eficiência para os agricultores. Contamos com o enraizador e condicionador de solo Organik, composto de leonardita, matéria-prima sustentável, rica em ácido húmico e extraída de depósitos orgânicos naturais. Temos ainda Fertitop, fonte de aminoácido que favorece o estímulo vegetativo para que a cana resista melhor ao período de inverno”, destaca o engenheiro agrônomo. 

Durante o outono, de acordo com o gerente técnico Bernardo Borges, faz diferença o manejo pré-seca, com foco específico no estresse oxidativo. ”Qualymix Ultra, fertilizante na forma de sais com alta solubilidade, suplementa zinco, manganês, potássio e molibdênio, entre outros nutrientes, para o necessário suporte nutricional à cana. O objetivo é que as plantas enfrentem a desidratação e sejam resilientes diante de temperaturas adversas”, complementa. ”A BRQ Brasilquímica conta com um portfólio completo para alavancar a produtividade e a qualidade da cana.” 

Produção em alta 

Com o atraso no plantio, consultorias estimam que pode haver redução da colheita de cana na safra 2024/2025, resultado que reverteria a sequência de aumento da produção. Relatório da Conab divulgado em 18 de abril apontou aumento de 17% na safra 2023/2024 ante o ciclo 2022/2023, atingindo 713 milhões de toneladas – maior volume histórico. 

ARTIGOS RELACIONADOS

Temperatura acima da média favorece temporais em áreas produtoras de cana-de-açúcar

Segundo a Climatempo, El Niño atuará sobre a região até o mês de abril Responsável por muitas das mudanças climáticas que aconteceram neste ano, o...

O Brasil é líder mundial em tecnologias de controle biológico?

Com aplicação desse tipo de manejo em mais de 23 milhões de hectares, o Brasil está na liderança mundial no uso do controle biológico nas lavouras...

Mercado de biológicos

A agricultura moderna está embasada nos pilares da sustentabilidade ...

Nanocristais da palha da cana-de-açúcar

A partir da manipulação de macromoléculas, pesquisadores da Embrapa Instrumentação (SP) ...

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
Falha na pontuação do usuário captcha. Por favor, entre em contato conosco!