20.6 C
Uberlândia
quarta-feira, maio 22, 2024
- Publicidade -
InícioDestaquesFacta promove simpósio sobre quadro atual e avanços científicos sobre a Influenza...

Facta promove simpósio sobre quadro atual e avanços científicos sobre a Influenza Aviária

Especialistas do Brasil e da Europa debatem migração, gestão de crise e experiências de quem já enfrentou o problema

Reprodução

A Fundação de Apoio às Ciências e Tecnologias Avícolas (FACTA) promoverá um amplo debate sobre a conjuntura internacional e as pesquisas relativas à Influenza Aviária, em simpósio que acontecerá durante o Salão Internacional de Proteína Animal (SIAVS), programado entre os dias 06 e 08 de agosto, no Distrito Anhembi, em São Paulo (SP).

Evento tradicional da programação dos SIAVS, o Simpósio Facta será dividido em dois blocos nesta edição. Na primeira etapa, abordará o papel das aves migratórias e mamíferos marinhos na ecopidemiologia da enfermidade, principais rotas na América do Sul, além das origens e contenções de casos na região. Especialistas como Jansen de Araújo (Universidade de São Paulo / SP), Priscilla Prudente do Amaral (ICMBio / PB) e Mário Sérgio Assayag (Aviagen / SP) participarão do painel que será mediado pela Auditora Fiscal Federal Agropecuária, Taís Oltramari Barnasque (SISA / RS).

Na segunda etapa, a Chefe da Divisão de Gestão de Planos de Vigilância do Ministério da Agricultura, Daniela de Queiroz Baptista (MAPA / DF) e o pesquisador Sjaak de Wit (Universidade de Utrech / Holanda) apresentarão experiências diferentes no enfrentamento da enfermidade, indo das lições aprendidas pelo Brasil sobre as ocorrências em aves silvestres e de fundo de quintal, chegando ao debate atual em torno do desenvolvimento de vacinas para a enfermidade. A jornalista Juliana Azevedo (Canal Rural / SP) mediará o debate.

“Estamos em um contexto em que a Influenza Aviária deixou de ser um tema estritamente de prevenção, e se tornou rotina na produção avícola global. Como único país entre os grandes produtores a permanecer livre de registros no plantel comercial, o Brasil precisará avaliar constantemente seus erros e acertos para fortalecer ainda mais não apenas a sua biosseguridade, como também a sua agilidade em uma eventual reação”, avalia o coordenador do simpósio e presidente da FACTA, Ariel Mendes.

As inscrições para a programação de palestras do SIAVS já estão abertas. Preços promocionais e mais informações podem ser encontradas no site do evento.

ARTIGOS RELACIONADOS

Simpósio Frangos de Corte: últimos dias para a inscrição com desconto

O evento será realizado nos dias 26 e 27 de março, em Maringá, no Paraná

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
Falha na pontuação do usuário captcha. Por favor, entre em contato conosco!