24.6 C
Uberlândia
quinta-feira, abril 18, 2024
- Publicidade -
InícioNotíciasBactéria isolada do cacto pela Embrapa ajuda a proteger as lavouras

Bactéria isolada do cacto pela Embrapa ajuda a proteger as lavouras

Solução tem a cepa CMAA 1363 e é grande aliada dos produtores na superação dos desafios climáticos

Divulgação

A safra 2023/24 foi muito desafiadora. Enquanto, na maior parte do Brasil, os produtores enfrentavam a falta de umidade; no Sul, as perdas vieram pelo excesso de chuvas. Apesar dessas adversidades climáticas, das pragas como a mosca branca e anomalias, os produtores, mais uma vez, se mostraram verdadeiros guerreiros do campo e conseguiram dar o dinamismo necessário para superar esses eventos.

Enquanto se espera a consolidação dos números da safra 2023/24, uma coisa é certa: mesmo em momentos críticos, a tecnologia se mostrou uma grande aliada dos produtores rurais. O AURAS®, desenvolvido pela Embrapa, em parceria com a empresa brasileira NOOA, é um grande exemplo.

Com o isolado CMAA 1363, a única cepa de Bacillus aryabhattai validada pela Embrapa, o AURAS® proporciona maior proteção ao potencial produtivo das lavouras, que sofrem menos com as estiagens e se desenvolvem mais rapidamente com o retorno das condições ideais de cultivo.

Atenção – Os Bacillus aryabhattai não são iguais e o produtor precisa ficar atento. Marcelo Soares, Diretor de P&D da empresa brasileira NOOA, explica que, durante o estudo na caatinga, os pesquisadores da Embrapa encontraram diferentes isolados de Bacillus aryabhattai. Contudo, apenas a cepa CMAA 1363 apresentou as características necessárias para codificar tolerância à seca.

“O AURAS® foi desenvolvido a partir do isolamento de bactérias da raiz de um cacto, o mandacaru. Essa bioprospecção foi realizada por pesquisadores da Embrapa Meio Ambiente em um trabalho que se iniciou em 2009. Eles observaram que o microbioma da rizosfera das plantas estudadas na caatinga continha um conjunto de micro-organismos durante a estação das chuvas e outro na estação da seca. Depois de isoladas, as bactérias do período da seca foram selecionadas de acordo com as características relacionadas a tolerância à seca”, observa.

Cepa CMAA 1363 – Após diversos estudos, verificou-se que o isolado CMAA 1363 produz substâncias que protegem e ativam os genes das plantas que possibilitam seu convívio com as altas temperaturas e os longos períodos de estiagem.

O Diretor de P&D da empresa brasileira NOOA destaca que os benefícios promovidos pelo AURAS® ocorrem, basicamente, através de quarto mecanismos: desenvolvimento radicular, produção de substâncias que protegem e hidratam o sistema radicular, retenção de água na planta e produção de enzimas antioxidantes.

“Plantas sob estresse produzem muitas substâncias tóxicas às células. O AURAS® reduz o acúmulo de componentes tóxicos, as conhecidas espécies reativas de oxigênio, transformando-os em substâncias não-tóxicas. Realizam, assim, uma profunda limpeza celular na planta, contribuindo com a redução dos efeitos de estresses”, finaliza. 

ARTIGOS RELACIONADOS

Aberta submissão de trabalhos científicos na Reunião de Pesquisa de Soja

Os interessados em submeter trabalhos técnicos para apresentação na 39ª Reunião de Pesquisa de Soja (RPS), a ser promovida pela Embrapa Soja, nos dias...

Diagnóstico de solo auxilia produtor rural a avaliar sistema de produção

Método qualifica a estrutura física do solo, possibilitando interferências para melhoria da produtividade.

Genética e manejo correto no trigo

Estudo conduzido pela Embrapa Trigo (RS) e a Rede Técnica Cooperativa ...

Curso EaD sobre erva-mate

A Embrapa Florestas lançou nesta quarta-feira (28/04), durante a comemoração dos ..

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
Falha na pontuação do usuário captcha. Por favor, entre em contato conosco!