Embrapa lança cultivar de arroz para áreas de sequeiro

0
149
Arroz – Crédito: Sebastião José de Araújo

A Embrapa e parceiros lançaram a cultivar de arroz BRS A502, indicada para o cultivo em áreas de sequeiro em terras altas nos Estados do Maranhão, Pará, Rondônia, Piauí, Goiás e Mato Grosso.

A cultivar possui como destaque a tolerância ao acamamento e à brusone e a alta estabilidade de rendimento de grãos inteiros, o que permite ao produtor maior flexibilidade na colheita.

Essas características, associadas ao alto potencial produtivo e à excelente qualidade industrial e culinária de grãos, fazem da BRS A502 uma excelente opção para sistemas de produção de grãos e de renovação de pastagens.

Para Isabela Furtini, pesquisadora da Embrapa Arroz e Feijão, que trabalha no Programa de Melhoramento Genético de Arroz, a cultivar tem apresentado excelente desempenho em solos bem corrigidos, de alta fertilidade, e também em áreas irrigadas, sob pivô central. Ela acrescenta ainda que a BRS A502 possui produtividade média de quatro toneladas por hectare, mas com potencial produtivo de até nove toneladas. “Isso demonstra o grande potencial genético da cultivar, pois, se o ambiente for favorável e existirem boas condições de manejo, altas produtividades podem ser alcançadas”, afirmou Isabela.