26.6 C
Uberlândia
terça-feira, abril 23, 2024
- Publicidade -
InícioDestaquesBayer apresenta inovações no Congresso Brasileiro de Nematologia

Bayer apresenta inovações no Congresso Brasileiro de Nematologia

Multinacional introduz extensão de bula de nematicida e testes de modelo de negócio de risco compartilhado durante evento em Cuiabá/MT.

Créditos: Divulgação

Pesquisas conduzidas pela Sociedade Brasileira de Nematologia estimam que, apenas na soja, o Brasil registra prejuízos em torno de R$ 16 Bilhões anuais, graças aos nematoides. Segundo estimativas da consultoria Kynetec, 45% da área de soja do país tem incidência da praga e, atualmente, menos de 30% desta área faz uso de nematicidas. Essa lacuna reflete dois desafios para a agricultura brasileira: tornar o diagnóstico do problema mais assertivo e otimizar o manejo de defensivos para o combate da praga.
 
Alguns dos avanços inéditos para minimizar o problema estão entre os destaques da Bayer e serão compartilhados durante o 38º Congresso Brasileiro de Nematologia, organizado em Cuiabá/MT entre os dias 21 e 24 de agosto de 2023. O evento, que tem como tema “Nematologia para o futuro: sustentabilidade e tecnologia”, contará com a presença de alguns dos principais pesquisadores da multinacional para discutir os temas trabalhados no meio científico, com o intuito de que possam impactar positivamente a realidade das lavouras brasileiras.

A companhia apresenta neste ano a extensão de bula do nematicida Verango® Prime, que já era indicado para uso na soja, café, batata e cana-de-açúcar e passou a ser recomendado para milho, algodão e diversas culturas de hortifrúti. A formulação possui o ingrediente ativo Fluopiram, molécula inédita no Brasil que oferece controle efetivo e de longa duração, com baixa dosagem por hectare.
 

Uma das grandes novidades de Verango® Prime pode ser visto no manejo do produto, já que, após diversos anos de pesquisa, o nematicida é o único produto químico aprovado para aplicação em barra — as soluções disponíveis no mercado só podem ser aplicadas em sulco, o que muitas vezes pode ser um limitante operacional e de custo, conforme explica Guilherme Hungueria, gerente de inseticidas da Bayer para a América Latina.
 

“O amplo espectro de controle contra as mais importantes espécies de nematoides é algo fundamental para o manejo dessa praga e, além de oferecer este espectro, Verango Prime tem o diferencial de ser compatível com produtos biológicos e apresentar menor risco para o meio ambiente e operadores”, afirma Hungueria. “Formulações inovadoras como Verango® Prime integram a plataforma de inovação da Bayer, que investe em melhoramento genético, biotecnologia, biológicos, ciência de dados e química de ponta para resolver os desafios mais urgentes da agricultura.”

 

Prescrição personalizada
 

Outra novidade que será apresentada no congresso é o pré-lançamento do programa Bayer Directo Nematoide, voltado a prescrição customizada de Verango® Prime para talhões de soja. A iniciativa faz parte da estratégia da Bayer em oferecer soluções de agricultura digitais e modelos inovadores de negócio, como o risco compartilhado. O Bayer Directo Nematoide auxiliará os produtores no manejo de nematoides, compartilhando o risco do investimento em nematicida, dependendo do resultado nos talhões inscritos.
 

Hoje, apesar dos danos por nematoides não serem uniformes nos talhões, o manejo com nematicidas é feito, quase sempre, em aplicações em área inteira. Isso porque, o diagnóstico das zonas afetadas por nematoide ainda é difícil e complexo, usando apenas as práticas tradicionais de amostragem de solo e análises visuais. Ainda em fase pré-comercial, as prescrições do Bayer Directo serão geradas a partir de dados georreferenciados dos talhões mapeados por Climate FieldView, plataforma de agricultura digital da Bayer, além de dados agronômicos e de ambiente.
 

“O objetivo é identificar as zonas de cada talhão onde há maior risco de danos econômicos por nematoide e prescrever, de forma precisa, onde a aplicação de Verango® Prime é recomendada. Isso levará a um manejo de nematoides mais otimizado, sustentável e assertivo”, afirma Bernardo Coelho, líder de novos negócios em agricultura digital da Bayer para defensivos, que também está entre os palestrantes do evento.
 

“O programa está em fase de pré-lançamento. Neste primeiro momento, estamos levando esta oferta para cerca de 100 agricultores já fortemente engajados na transformação digital da agricultura”, diz Coelho. “Esses produtores terão o risco compartilhado em sua primeira compra de Verango® Prime. Isso significa que, nos talhões que seguirem nossa prescrição, se a solução não trouxer ganhos adicionais ao final da safra, reembolsaremos parte do seu investimento”, afirma.
 

Para o executivo, a tendência é que uma empresa líder em inovação como a Bayer seja cada vez menos uma fornecedora de insumos e mais uma parceira capaz de oferecer soluções personalizadas e experiências completas a partir de inovações, testes e aprendizados. “Para isso, produtores rurais que querem aproveitar, no futuro, todo o potencial das soluções de agricultura digital, precisam passar a coletar dados e conectar suas propriedades hoje.”
 

Serviço – 38º Congresso Brasileiro de Nematologia – Cuiabá/MT

21/8

8h – Boas-vindas ao Congresso

18h – Abertura oficial 38º CBN

19h – Palestra “Agricultura Digital: Inovação no manejo e diagnóstico de nematoides”, por Bernardo Coelho, Líder de novos negócios em agricultura digital da Bayer para defensivos

22/8

14h – Palestra “Nematicidas químicos: o presente e o futuro”, por Dr. Christoph Andreas Braun, líder de pesquisa de soluções de solo e proteção de sementes da Bayer

24/8

14h – Palestra “Verango Prime: Resultados da aplicação em área total”, por Doutor em nematologia, Fernando Godinho

ARTIGOS RELACIONADOS

Impulso Bayer Talks acontece em Uberlândia (MG)

A Bayer promove o Impulso Bayer Talks Edição Café no dia 5 de outubro, em Uberlândia (MG).

Corteva Agriscience leva à Coopercitrus Expo 2022 soluções e inovações

A Corteva Agriscience participa, de 25 a 29 de julho, em Bebedouro (SP), da Coopercitrus Expo 2022.

10 dicas para evitar que as cigarrinhas se tornem um prejuízo milionário ao milho

Clima contribui para uma incidência até 280% maior nestes primeiros meses de 2024, se comparado ao mesmo período do ano passado

2ª Edição do Outlook

Com 2021 ainda em cenário de pandemia, os encontros e eventos presenciais foram ...

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
Falha na pontuação do usuário captcha. Por favor, entre em contato conosco!