No segundo dia de 17ª BIO BRAZIL FAIR| BIOFACH AMÉRICA LATINA e 17ª NATURALTECH – as maiores feiras B2B, B2P e B2C de produtos naturais, orgânicos e naturais latino-americanas, ocorreu uma palestra muito importante com conversa sobre os principais desafios da produção de orgânicos em larga escala e, nesse caso, para o fornecimento para compras públicas com destaque para a segurança alimentar, agricultura familiar e benefícios, com a presença de especialistas de diversas regiões do país.
O bate-papo aconteceu na Arena Conhecimento, organizado em quatro blocos para os assuntos serem muito bem apresentados. A mediadora foi a Ana Flávia Borges Bardue do Instituto Kairós e integrante da CPOrg-SP, e contou com a participação de Márcia Storlarski, chefe de Departamento de Segurança Alimentar e Nutricional da Secretaria de Agricultura do Paraná; Lia Palm, coordenadora de Agricultura e de Segurança Alimentar e Nutricional da Secretaria de Desenvolvimento Econômico do Trabalho de São Paulo; Wecsiei De Angeli Ferraz, coordenador de Assistência Técnica e Extensão Rural da Cia de Desenvolvimento e Ação Regional (CAR) da Secretaria de Desenvolvimento Rural da Bahia; Valéria Pachoal, Nutricionista e CEO da VP Centro de Nutrição Funcional; e Patrícia Goes, Agrônoma e Consultora.
No primeiro bloco, Márcia Stolarski falou sobre os processos e tecnologias relacionadas aos bioinsumos, destacou o programa Mais Merenda no qual a aquisição de grupos de alimentos é feita de agricultores familiar, e trouxe um dado bem interessante, entre 2011 e 2022 houve o crescimento de 28x na quantidade de alimentos comprados, antes de 77 toneladas para 2.200 toneladas, essa aquisição traz benefícios para ao menos 15 municípios do Paraná. Além disso, destacou quais são os desafios enfrentados pelo órgão público e os desafios enfrentados pelo agricultor.
Já no segundo bloco, Lia Palm abordou sobre o encurtamento da cadeia produtiva e o apoio à transição agroecológica e agricultura local para abastecer creches de São Paulo, apresentando o Programa Sampa + Rural no qual promove a educação e engajamento da população, dá apoio agricultura local em sua especificidade e como esse alimento pode chegar em quem precisa, é um programa focado especificamente na Segurança Alimentar.
Logo na sequência, Valéria Paschoal e Wecslei de Angeli Ferraz falaram sobre Segurança Alimentar, em como o programa Bahia Produtiva ajuda a diversificar e a enriquecer com alimentos da sociobiodiversidade (PANC) a alimentação dos agricultores, além e contribuir na ampliação da produção de alimentos orgânicos para abastecer as compras públicas.
E para fechar a mesa de conversa, Patrícia Goes falou dos desafios para ampliar a escala do consumo de orgânico no Brasil, e possibilitar que a agricultura orgânica/agroecológica seja acessível a todos.
As feiras acontecem até sábado (17/06), no Pavilhão de Exposições do Anhembi, em São Paulo. Os eventos são abertos ao público e gratuitos.
SERVIÇO
BIO BRAZIL FAIR| BIOFACH AMÉRICA LATINA E NATURALTECH
Quando: 16 e 17 de junho de 2023
Horários: das 10h às 20h.
Local: Pavilhão de Exposições do Anhembi
Endereço: Avenida Olavo Fontoura, 1209 – Santana, São Paulo (SP).
*Dias 14 e 15, das 10h às 13h, exclusivo para profissionais.
*Público geral somente após às 13h.