28.6 C
Uberlândia
terça-feira, junho 25, 2024
- Publicidade -spot_img
InícioNotíciasBiogás é uma das principais alternativas para a sustentabilidade

Biogás é uma das principais alternativas para a sustentabilidade

Crédito Divulgação

Uma alternativa benéfica ao meio ambiente, o biogás é o biocombustível obtido pela fermentação anaeróbica de matéria orgânica, ou seja, resíduos residenciais ou industriais. Com a sua purificação, obtém-se o biometano, que pode ser utilizado para fins veiculares, instalações residenciais, industriais e comerciais. A queima do biometano como combustível é mais benéfica pois evita a emissão do metano, que tem o potencial de aquecimento de aproximadamente 80 vezes maior que o do CO2.

Alinhada com o objetivo mundial de descarbonização, a Air Products estabeleceu a meta “1/3 até 2030” para reduzir as próprias emissões e vem estimulando seus clientes a reduzir os impactos ambientais por meio de aplicações de novas tecnologias voltadas à eficiência energética, captura, sequestro e conversão de gases de efeito estufa e uso de hidrogênio verde.

A purificação do biogás para produção de biometano já é uma realidade no mundo e no Brasil. A Air Products tem participado deste mercado, uma vez que oferece soluções de operação de plantas de biogás/biometano para indústrias, aterros sanitários e empresas agrícolas, de rejeitos alimentícios e para produção de hidrogênio a partir da reforma do biometano. “Somos reconhecidos por oferecer a solução completa para garantir a entrega do gás, já que instalamos, operamos e mantemos a planta com responsabilidade sobre a parte técnica, operacional e de manutenção. O cliente tem o benefício pelo gás, sem precisar fazer um grande investimento, a partir do nosso modelo de negócio”, explica Pedro Henrique Fernandes Batista, gerente de Desenvolvimento de Negócios Não-Convencionais da Air Products.

Segundo ele, o cliente assume apenas um valor mensal pelo projeto e, enquanto paga, já gera receita pelo benefício de ter o gás. “O nosso objetivo, como especialistas, é levar a solução sustentável, entregar a capacidade necessária e manter o negócio do cliente faturando”, explica Batista. E completa: “um dos maiores desafios globais é a transição energética, ou seja, mudar o enfoque de combustíveis fósseis para alternativas baseadas em fontes renováveis. A geração de energia limpa contribui para diminuir as emissões de gases de efeito estufa”.

A Air Products também fabrica membranas para purificação (upgrading) do biogás para biometano, as quais já estão em operação em diversos projetos pelo mundo. O sistema de membranas de purificação retira os contaminantes do biogás de forma confiável e com baixo impacto ambiental.

Por isso este sistema tem sido muito recomendado para obtenção de biometano, que pode ser utilizado para geração de energia térmica, elétrica, produção de hidrogênio ou como combustível veicular, tornando assim os processos mais econômicos e sustentáveis. “No Brasil, pretendemos ampliar ainda mais nossa participação por meio de investimentos, integração de diferentes tecnologias, operação e manutenção destes sistemas de maneira a acelerar as oportunidades locais. A transição energética é fundamental”, conclui Batista.

Entre os dias 30 de novembro e 1 de dezembro a Air Products participará do 9º Fórum do Biogás, o maior evento deste setor da América Latina, promovido pela Associação Brasileira de Biogás. Nele representantes de entidades públicas e privadas discutirão sobre os desafios do desenvolvimento energético e apresentarão as suas soluções para o mercado. O tema deste ano será: Biogás, a revolução sustentável já começou!

Para saber mais: https://www.airproducts.com.br/company/innovation/carbon-capture

ARTIGOS RELACIONADOS

Versatilidade da heveicultura

Antônio de Pádua Alvarenga Engenheiro agrônomo, mestre e doutor em Fitotecnia e pesquisador científico da Epamig padua.alvarenga@gmail.com A seringueira (heveicultura) pode ser considerada uma das mais importantes...

Ferramenta transfere sustentabilidade à aviação agrícola e eleva potencial produtivo de lavouras

Sistema de análise detecta organismos vivos, mapeia reservas ambientais e áreas residenciais no entorno de lavouras; tecnologia surge como solução frente às iniciativas em...

CASE IH anuncia trator elétrico e motores híbridos

CASE IH anuncia trator elétrico de baixa potência e motores híbridos (elétrico e a combustão) para máquinas de média e alta potência

Dia de Campo em Toledo-PR aborda culturas energéticas para produção de biogás

Dinâmica ocorre como evento paralelo do Inovameat, em Toledo/PR, com inscrição gratuita

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
Falha na pontuação do usuário captcha. Por favor, entre em contato conosco!