20.3 C
Uberlândia
quinta-feira, novembro 21, 2024
- Publicidade -spot_img
InícioNotíciasBiotecnologia na nutrição animal aumenta peso e conversão alimentar de aves e...

Biotecnologia na nutrição animal aumenta peso e conversão alimentar de aves e suínos, diz pesquisa

Divulgação

A biotecnologia está transformando a produção de alimentos para animais, oferecendo soluções inovadoras que melhoram a digestibilidade e eficiência alimentar. Os aditivos biotecnológicos, como probióticos, acidificantes, enzimas e intensificadores de absorção, têm a capacidade de fazer com que os animais extraiam mais nutrientes da ração, que não podem ser digeridos naturalmente. Esses aditivos melhoram a saúde intestinal dos animais, tornando-os mais resistentes e adaptados a diferentes desafios ambientais. 

As enzimas desempenham um papel crucial na nutrição animal, aumentando a digestibilidade dos nutrientes, reduzindo os problemas antinutricionais presentes nas matérias-primas. O uso de enzimas pode melhorar os índices zootécnicos e reduzir o custo de formulação da ração, mantendo o desempenho dos animais.

José Luiz Schneiders, Gerente de Serviços Técnicos da Kemin, falou sobre os avanços e os benefícios da biotecnologia para a nutrição animal e citou pesquisas feitas com o LYSOFORTE Extend, um intensificador de absorção de nutrientes da Kemin, além de destacar a ação do produto no mercado de aditivos. “O LYSOFORTE Extend atua nas três etapas da digestão de lipídeos: emulsificação, hidrólise e absorção. Estudos mostram que ele também melhora a digestibilidade de outros nutrientes além da fração lipídica da dieta e melhora integridade intestinal, através de expressão genômica”, diz Schneiders. 

Em frangos de corte, de 1 a 42 dias de idade, o uso de 500g/t de LYSOFORTE Extend “on top” aumentou o peso ao abate em 83g. Quando utilizado com reformulação, permitiu a redução de 11 a 19 kg de óleo de soja, mantendo o mesmo peso ao abate dos animais do controle positivo (aproximadamente 3,47kg).

A nutrição de precisão é uma tendência crescente na produção animal. Nutrir com precisão é saber utilizar ferramentas que ajustem a qualidade e níveis nutricionais das matérias-primas. As enzimas são fundamentais nesse contexto, pois aumentam a digestibilidade total dos ingredientes e corrigem a variabilidade nutricional, especialmente em ingredientes de origem animal. “Quando o animal utiliza os nutrientes de forma mais efetiva, ele excreta menos nutrientes, reduzindo a produção de gases que atingem a atmosfera,” explica Schneiders. Isso torna as enzimas ferramentas importantes.

O especialista destacou que a utilização de ingredientes alternativos nas formulações de ração é uma tendência futura, com a biotecnologia desempenhando um papel crucial. “Estamos investindo em pesquisas para desenvolver produtos que forneçam qualidade, segurança e desempenho. Ingredientes como milheto, sorgo e DDGS (grãos secos de destilaria com solúveis) estão sendo cada vez mais utilizados, e a Kemin está na vanguarda dessas pesquisas”, finalizou.

ARTIGOS RELACIONADOS

Soluções biológicas para combater desperdício pós-colheita

Novozymes e AgroFresh formam parceria para explorar o potencial da biotecnologia na melhoria da qualidade pós-colheita e reduzir desperdício de alimentos.

Bayer e Microsoft firmam parceria estratégica

A expertise da Bayer em ferramentas digitais para o agro, combinada com a Microsoft Azure, constituirá as bases para novas soluções digitais e o avanço da agricultura

Três passos para otimizar a sanidade avícola

Coordenadora técnica da MSD Saúde Animal orienta sobre os principais procedimentos para uma produção livre de dor, sofrimento e doenças.

A discussão: tamanho é documento? Parece não ter fim

Na publicação anterior trouxemos uma discussão que já estava sendo feita por diversos grupos de profissionais ligados à cadeia de produção e uso dos produtos microbiológicos, e discutimos que precisamos padronizar a forma como apresentamos a concentração do ingrediente ativo, na bula dos produtos.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
Falha na pontuação do usuário captcha. Por favor, entre em contato conosco!