22.6 C
Uberlândia
domingo, maio 19, 2024
- Publicidade -
InícioAnimaisAviculturaTrês passos para otimizar a sanidade avícola

Três passos para otimizar a sanidade avícola

Crédito Sindiavipar

Assunto recorrente no setor, o bem-estar animal ganha cada vez mais holofote nas produções avícolas, sendo um conceito primordial para manter as granjas rentáveis e em linha com a segurança alimentar. Entre as etapas para se conquistar o livre expressar e sentir das aves, está o cuidado com a saúde das granjas. Ana Paula Fernandes, coordenadora técnica da unidade de Avicultura da MSD Saúde Animal, indica os principais processos para aumentar a qualidade de vida do animal e, como consequência, otimizar a produtividade.
 

Antes, a profissional explica que as Cinco Liberdades definidas pela FAWC — Farm Animal Welfare Council englobam ambientes livres de medo e angústia, de dor, sofrimento e doenças, de fome e sede e de desconforto. Por outro lado, prezam pelo livre expressar do comportamento normal dos animais, por meio da oferta de espaço suficiente e instalações e equipamentos adequados. Nesse contexto, a sanidade das propriedades se destaca.
 

“Nas granjas, as aves devem estar em um ambiente livre de elementos que possam causar dor ou que atentem contra a sua saúde. O local deve garantir conforto e receber atenção técnica com rapidez sempre que necessário”, afirma Ana Paula.
 

Em sanidade, os três passos para otimizar as produções são: ampliar as medidas de biosseguridade, para prevenir a entrada de patologias; manter um completo calendário de vacinas de ponta a ponta, desde o incubatório, para atuar na prevenção; e realizar tratamentos corretos, pois isso fará a ave se recuperar mais rápido de uma afecção.
 

A coordenadora técnica também indica que “todos os procedimentos de fornecimento de água, ração, programa de luz (respeitando os períodos de descanso das aves) e controle de ambiência (gerando um conforto térmico, cama bem manejada, espaçamentos suficientes e equipamentos funcionando corretamente) estão incorporados nas ações de bem-estar e precisam de atenção”.
 

Outro ponto fundamental é a capacitação da mão de obra. “O investimento nas pessoas auxilia o acesso dos animais a práticas adequadas e a um ambiente confortável, uma vez que amplia o conhecimento daquilo que é essencial aos animais e às propriedades”, pontua Ana Paula.
 

Esse olhar ampliado ao bem-estar impulsiona números cada vez mais expressivos da produção avícola, acompanhando o bom cenário do setor. Em 2021, 6,18 bilhões de cabeças de frango foram abatidas, um volume 2,8% maior que 2020, conforme dados da Pesquisa Trimestral do Abate, divulgada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).
 

Como contribuição a um novo horizonte produtivo, a MSD Saúde Animal dissemina Brasil afora o Criando Conexões Multiespécie, que preconiza técnicas de bem-estar animal e manejo de baixo estresse. O intuito é otimizar a cadeia produtiva de maneira consciente, com técnicas como melhoria da ambiência para os animais, uso responsável de antimicrobianos, redução do estresse durante o manejo pré-abate, estratégias para atendimento de legislações nacionais e internacionais, melhoria da insensibilização de animais para abate e métodos de eutanásia para animais de produção.

Sobre a MSD Saúde Animal   

Há mais de 130 anos, a MSD cria invenções para a vida, trazendo ao mercado medicamentos inovadores para combater as doenças mais desafiadoras. A MSD Saúde Animal, uma divisão da Merck & Co., Inc., é a unidade global de negócios de saúde animal da MSD. Por meio do seu compromisso com a Ciência para Animais mais Saudáveis, a MSD Saúde Animal oferece a médicos-veterinários, pecuaristas, donos de pets e governos uma grande variedade de produtos farmacêuticos veterinários, vacinas, soluções e serviços de gestão de saúde, além de um amplo conjunto de tecnologia conectada que inclui produtos voltados à identificação, à rastreabilidade e ao monitoramento. A MSD Saúde Animal é dedicada a preservar e melhorar a saúde, o bem-estar e o desempenho dos animais e das pessoas. Investe amplamente em recursos de P&D e em uma cadeia de suprimentos moderna e global. A empresa está presente em mais de 50 países e seus produtos estão disponíveis em cerca de 150 mercados. Para obter mais informações, visite nosso site e conecte-se conosco no LinkedIn, Instagram e Facebook.

ARTIGOS RELACIONADOS

Redução de estresse na fase de transferência de aves de postura

Opte por períodos mais frescos e quando houver disponibilidade da equipe bem como ser bem treinada para este manejo.

Não há linhas de chegada para o bem-estar animal

O termo bem-estar animal refere-se aos estados físicos, mentais, emocionais e coletivos de um animal.

Os cinco passos para o bem-estar avícola

O bem-estar animal tem sido um assunto central no mercado de avicultura brasileiro ...

Inovameat Toledo

11 a 13 de abril, em Toleto (PR)

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
Falha na pontuação do usuário captcha. Por favor, entre em contato conosco!