23.3 C
São Paulo
quinta-feira, julho 7, 2022
- Publicidade -
-Publicidade-
Inicio Notícias Três passos para otimizar a sanidade avícola

Três passos para otimizar a sanidade avícola

Crédito Sindiavipar

Assunto recorrente no setor, o bem-estar animal ganha cada vez mais holofote nas produções avícolas, sendo um conceito primordial para manter as granjas rentáveis e em linha com a segurança alimentar. Entre as etapas para se conquistar o livre expressar e sentir das aves, está o cuidado com a saúde das granjas. Ana Paula Fernandes, coordenadora técnica da unidade de Avicultura da MSD Saúde Animal, indica os principais processos para aumentar a qualidade de vida do animal e, como consequência, otimizar a produtividade.
 

Antes, a profissional explica que as Cinco Liberdades definidas pela FAWC — Farm Animal Welfare Council englobam ambientes livres de medo e angústia, de dor, sofrimento e doenças, de fome e sede e de desconforto. Por outro lado, prezam pelo livre expressar do comportamento normal dos animais, por meio da oferta de espaço suficiente e instalações e equipamentos adequados. Nesse contexto, a sanidade das propriedades se destaca.
 

“Nas granjas, as aves devem estar em um ambiente livre de elementos que possam causar dor ou que atentem contra a sua saúde. O local deve garantir conforto e receber atenção técnica com rapidez sempre que necessário”, afirma Ana Paula.
 

Em sanidade, os três passos para otimizar as produções são: ampliar as medidas de biosseguridade, para prevenir a entrada de patologias; manter um completo calendário de vacinas de ponta a ponta, desde o incubatório, para atuar na prevenção; e realizar tratamentos corretos, pois isso fará a ave se recuperar mais rápido de uma afecção.
 

A coordenadora técnica também indica que “todos os procedimentos de fornecimento de água, ração, programa de luz (respeitando os períodos de descanso das aves) e controle de ambiência (gerando um conforto térmico, cama bem manejada, espaçamentos suficientes e equipamentos funcionando corretamente) estão incorporados nas ações de bem-estar e precisam de atenção”.
 

Outro ponto fundamental é a capacitação da mão de obra. “O investimento nas pessoas auxilia o acesso dos animais a práticas adequadas e a um ambiente confortável, uma vez que amplia o conhecimento daquilo que é essencial aos animais e às propriedades”, pontua Ana Paula.
 

Esse olhar ampliado ao bem-estar impulsiona números cada vez mais expressivos da produção avícola, acompanhando o bom cenário do setor. Em 2021, 6,18 bilhões de cabeças de frango foram abatidas, um volume 2,8% maior que 2020, conforme dados da Pesquisa Trimestral do Abate, divulgada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).
 

Como contribuição a um novo horizonte produtivo, a MSD Saúde Animal dissemina Brasil afora o Criando Conexões Multiespécie, que preconiza técnicas de bem-estar animal e manejo de baixo estresse. O intuito é otimizar a cadeia produtiva de maneira consciente, com técnicas como melhoria da ambiência para os animais, uso responsável de antimicrobianos, redução do estresse durante o manejo pré-abate, estratégias para atendimento de legislações nacionais e internacionais, melhoria da insensibilização de animais para abate e métodos de eutanásia para animais de produção.

Sobre a MSD Saúde Animal   

Há mais de 130 anos, a MSD cria invenções para a vida, trazendo ao mercado medicamentos inovadores para combater as doenças mais desafiadoras. A MSD Saúde Animal, uma divisão da Merck & Co., Inc., é a unidade global de negócios de saúde animal da MSD. Por meio do seu compromisso com a Ciência para Animais mais Saudáveis, a MSD Saúde Animal oferece a médicos-veterinários, pecuaristas, donos de pets e governos uma grande variedade de produtos farmacêuticos veterinários, vacinas, soluções e serviços de gestão de saúde, além de um amplo conjunto de tecnologia conectada que inclui produtos voltados à identificação, à rastreabilidade e ao monitoramento. A MSD Saúde Animal é dedicada a preservar e melhorar a saúde, o bem-estar e o desempenho dos animais e das pessoas. Investe amplamente em recursos de P&D e em uma cadeia de suprimentos moderna e global. A empresa está presente em mais de 50 países e seus produtos estão disponíveis em cerca de 150 mercados. Para obter mais informações, visite nosso site e conecte-se conosco no LinkedIn, Instagram e Facebook.

Inicio Notícias Três passos para otimizar a sanidade avícola