19.6 C
Uberlândia
quinta-feira, maio 2, 2024
- Publicidade -
InícioDestaquesBoas chuvas permitem maior produtividade para soja no Paraná

Boas chuvas permitem maior produtividade para soja no Paraná

Imagem ilustrativa/Crédito: shutterstock

O Paraná recebeu altos volumes de chuvas na última semana que beneficiaram as lavouras. O índice de vigor vegetativo (NDVI) está em patamar maior, em comparação com a temporada anterior, indicando um cenário muito mais favorável para a safra atual. De acordo com os dados do sensoriamento remoto realizado pela EarthDaily Agro, no momento a soja apresenta potencial produtivo 62,5% maior em relação ao registrado em 2022 (3,51 toneladas por hectare).

“A umidade elevada do solo em dezembro e janeiro dá suporte para essa expectativa, uma vez que permite o bom desenvolvimento das lavouras. Tanto o modelo europeu (ECMWF) quanto o americano (GFS) indicam que bons volumes de chuva devem continuar ocorrendo nos próximos dias, mantendo assim a umidade do solo”, ressalta Felippe Reis, analista de culturas da EarthDaily Agro.

No Sudeste, as lavouras de soja em Minas Gerais apresentam boas condições e o NDVI registra boa dinâmica desde o primeiro terço do ciclo, diferente do que aconteceu na temporada 2018/2019, por exemplo, quando a produtividade ficou 7% abaixo do esperado. A expectativa é de alto volume de chuva a curto prazo, mantendo alta a umidade do solo. No coração da produção de soja em São Paulo, o NDVI está alto e indica bom potencial produtivo. Há previsão de chuvas para a região no curto prazo.

No Centro-Oeste,  Mato Grosso segue com NDVI alto, superior ao da temporada passada. A umidade do solo, com ótimo nível em boa parte da primeira quinzena do ano, deve apresentar leve queda nos próximos dias, em decorrência do menor volume de chuvas esperado para o curto prazo, mas será favorável para o trabalho de colheita no campo. No Mato Grosso do Sul, as lavouras também apresentam bom vigor vegetativo e a diferença entre o NDVI da temporada atual e o da safra anterior indica que a produtividade será significativamente maior em 2023. No norte do estado, o NDVI melhorou e a umidade do solo deve aumentar no curto prazo, permitindo a recuperação das lavouras nos próximos dias.

No Rio Grande do Sul, a previsão é de volume de chuvas seguindo abaixo da média, mas será suficiente para aumentar a umidade do solo nos próximos dias. No entanto, quando se faz uma análise da safra de 2019/2020 (ano em que a produtividade foi baixa), identifica-se uma similaridade na curva da umidade do solo. O volume de chuvas ficou entre 17 mm e 40 mm no acumulado nos últimos 10 dias, conforme a região do estado, chegando a 70% abaixo da média, o que mantém o estresse hídrico na região.

ARTIGOS RELACIONADOS

Como reduzir o estresse foto-oxidativo da soja

Técnicas de manejo adequadas, como espaçamento controlado, escolha de variedades resistentes e aplicação equilibrada de fertilizantes e defensivos, podem reduzir o estresse foto-oxidativo na cultura da soja.

Pulverização exige métodos eficientes

Para se obter altas produtividades dentro do sistema de produção agrícola, é necessário a adoção de medidas com intuito de manejar pragas, doenças e plantas daninhas.

Tecnologias de irrigação são mais produtivas, mas requerem bom planejamento

Com agricultura irrigada produtividade por hectare pode até dobrar, mas até chegar a essa patamar, produtor precisa ficar atento às etapas de estudo e de licenciamento.

Como desenvolver uma solução para automação do corte da soja?

Um dos gargalos do processo de análise e inspeção da soja envolve a automatização do processo de corte dos grãos, com agilidade e qualidade. O GenesisGroup, referência em testes, inspeções, análises, certificações e rastreabilidade para a cadeia do agroalimento decidiu buscar a ajuda de empreendedores, startups, universitários, centros de tecnologia e demais profissionais com ideias criativas para resolver esse problema. Para isso, conta com o apoio do hub AgTech Garage, do qual é parceiro.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
Falha na pontuação do usuário captcha. Por favor, entre em contato conosco!