28.3 C
Uberlândia
quinta-feira, novembro 21, 2024
- Publicidade -spot_img
InícioArtigosGrãosBoro - nova tecnologia proporciona ganhos ao canavial

Boro – nova tecnologia proporciona ganhos ao canavial

Autor

Pedro Augusto Silva Fernandes
Graduando em Engenharia Agronômica e presidente do Grupo de Apoio à Pesquisa e Extensão em Fertilidade do Solo (G-FERT) – UFSJ Campus Sete Lagoas Minas Gerais
gfert@ufsj.edu.br

Crédito Shutterstock

A suplementação do boro é essencial para um bom resultado na hora de colheita da cana-de-açúcar. Uma nova tecnologia no manejo de boro corrige a deficiência deste micronutriente, evitando a paralisação do crescimento dos meristemas apicais, além de proporcionar a formação correta da parede celular e colaborar ativamente para a síntese e translocamento de carboidratos via floema.

O diferencial é que o boro está totalmente complexado por polióis específicos. Tal complexo facilita a absorção e translocação do nutriente, tanto via foliar como através da raiz. Além disso, não apresenta quaisquer aminas ou etanolaminas na sua formulação, ou seja, é um complexo verdadeiro, diferenciado das fontes usuais de boro que naturalmente apresentam mobilidade limitada na planta.

Manejo

Na pré-maturação, a recomendação de aplicação do produto é pelo menos 90 dias antes da colheita, ou 45-60 dias antes da aplicação do maturador. As doses dependerão dos teores no solo e na folha.

O uso da nova tecnologia também proporcionou valores de ATR (Açúcar Total Recuperável) e TCH (Toneladas de Cana por Hectare) superiores aos padrões utilizados.

Experimentos

Em um experimento na cidade de Itaí (SP), um produto recentemente lançado no mercado aumentou significativamente o resultado final de açúcares totais recuperáveis (ATR). De acordo com pesquisas, a testemunha com tratamento padrão utilizado pela usina chegou ao final com 121 kg/ton e o tratamento na etapa de pré-maturação da cana-de-açúcar (90 DAC), chegou ao final com 136 kg/ton. Ou seja, com o produto o ganho foi de 15 kg/ton em relação à área testemunha, um resultado muito expressivo.

Apontamentos

Um dos fatores mais importantes a ser observado no momento da adubação boratada é a solubilidade da fonte escolhida. Segundo Mortvedt (1994), fontes mais solúveis apresentam maior mobilidade do B no solo e, consequentemente, maior grau de lixiviação do nutriente no perfil.

Devido a isso, deve-se optar por fontes de menor solubilidade com fornecimento gradual a cultura, resultando em maior aproveitamento e produtividade.

ARTIGOS RELACIONADOS

Irrigação tem que ser reconhecida como atividade de utilidade pública, afirma Assis

O presidente da Federação dos Cafeicultores do Cerrado, Francisco Sérgio de Assis, destacou a luta de muitos anos da cafeicultura irrigada para ser reconhecida como uma atividade de utilidade pública

Silício disponibiliza fósforo no solo

Gustavo Alves Santos Engenheiro agrônomo, doutorando em Fitotecnia pela Universidade Federal de Uberlândia; Membro do Grupo de Pesquisa Silício na Agricultura (GPSi - UFU) gustavo.lopes@agricultura.gov.br   Os adubos...

Café – Manejo de pré e pós-colheita

A cafeicultura possui grande importância na agricultura nacional, possuindo influência direta nas relações socioeconômicas do País. Sobretudo, os manejos realizados na lavoura cafeeira são determinantes para a viabilidade de cultivo, assim como para a elevada produção e qualidade dos frutos.

Fosfito de potássio no controle de míldio da videira

  O míldio é a principal doença da videira no Brasil. Causa sérios prejuízos à viticultura em regiões com alta precipitação, principalmente no final da...

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
Falha na pontuação do usuário captcha. Por favor, entre em contato conosco!