26.6 C
Uberlândia
terça-feira, fevereiro 18, 2025
- Publicidade -spot_img
InícioDestaquesBrasil alcança 800 mil toneladas de embalagens agrícolas recicladas

Brasil alcança 800 mil toneladas de embalagens agrícolas recicladas

Sistema Campo Limpo reforça a liderança do Brasil em sustentabilidade, com impacto positivo para o meio ambiente e a sociedade.

O Brasil celebra um feito histórico na preservação ambiental: o Sistema Campo Limpo, gerido pelo Instituto Nacional de Processamento de Embalagens Vazias (inpEV), ultrapassou a marca de 800 mil toneladas de embalagens vazias de defensivos agrícolas destinadas de forma ambientalmente correta desde 2002. Esse marco reforça a liderança do país como referência mundial em logística reversa neste setor.

Em 202468,5 mil toneladas de embalagens foram devolvidas pelos agricultores, higienizadas, inutilizadas e destinadas de maneira sustentável, evidenciando o impacto positivo do Sistema no meio ambiente e na sociedade. Esse número representa um aumento significativo de 27% quando comparado ao ano anterior.

“O resultado reflete o trabalho integrado de todos os elos da cadeia: agricultores, canais de distribuição, cooperativas, indústria e poder público. O Sistema Campo Limpo é um dos maiores exemplos globais de sucesso em sustentabilidade, gerando impactos ambientais, sociais e econômicos significativos. Um marco tão significativo é motivo de muito entusiasmo para nós”, afirma Marcelo Okamura, diretor-presidente do inpEV.

Liderança em Logística Reversa

O Sistema Campo Limpo garante a destinação ambientalmente correta de 100% das embalagens vazias recebidas. Essa eficiência é resultado da Lei nº 14.785 /00 que regulamenta a destinação de embalagens vazias de defensivos agrícolas, e da colaboração entre os envolvidos na cadeia agrícola. A legislação vigente, juntamente com a atuação dos elos e gestão do inpEV, erradicou um desafio ambiental e transformou a reciclagem em instrumento de preservação.

O inpEV também reforça seu compromisso com a sustentabilidade ao conquistar o Selo Prata no Programa Brasileiro GHG Protocol, da Fundação Getúlio Vargas. O avanço do Selo Bronze para o Prata, em apenas dois anos de participação, destaca os esforços contínuos do instituto na medição e redução das emissões de gases de efeito estufa (GEE).

Inovação para um Agro Sustentável

Para dar conta de todo esse volume, o Sistema Campo Limpo vem aprimorando um modelo de gestão de excelência, com processos estabelecidos e foco no aprimoramento contínuo. Em 2024, foram 411 unidades de recebimentos ativas, divididas entre 103 centrais e 308 postos que realizam o trabalho de receber e separar as embalagens as vazias. Além disso, milhares de recebimentos itinerantes foram feitos para locais mais distantes das unidades fixas para atender também os pequenos produtores rurais. O inpEV continua expandindo suas operações com foco na inovação e em novas parcerias. Para 2025, o Instituto projeta aumentar a cobertura do Sistema em novas regiões, ampliar os índices de reciclagem, impulsionar a conquista de novas certificações em sustentabilidade e consolidar o Brasil como protagonista global em economia circular.

“Seguimos trabalhando juntos, com orgulho de cada conquista, e por um agronegócio mais inovador e sustentável. A parceria entre os diversos elos da cadeia agrícola é a chave para o sucesso das nossas ações”, destaca Okamura.


Sistema Campo Limpo e inpEV

Desde o início de sua operação, em 2002, o Sistema Campo Limpo já destinou, adequadamente, mais de 800 mil toneladas de embalagens vazias de defensivos agrícolas. Só em 2024, foram 68,5 mil toneladas. O programa tem como base o princípio das responsabilidades compartilhadas entre todos os elos da cadeia produtiva (indústria fabricante/registrante, canais de distribuição e agricultores), com apoio e fiscalização do poder público. Reúne mais de 256 associações de revendas e cooperativas e atende cerca de 2 milhões de propriedades rurais em todo o País, de acordo com o censo agrícola de 2017.

O Sistema está presente em todo o Brasil e conta com 416 unidades de recebimento, onde os agricultores podem devolver as embalagens vazias. Há ainda a possibilidade dessa entrega ser feita nos Recebimentos Itinerantes, que ocorrem em regiões distantes das unidades de recebimento e visam atingir os pequenos produtores.

Com mais de 20 anos de atuação, o inpEV – representante da indústria fabricante de defensivos no Sistema – é o responsável pela destinação ambientalmente correta das embalagens vazias e sobras pós-consumo no Brasil, processo estabelecido pela Lei Federal nº 14.785/23 e o Decreto Federal 4.074/02. É uma instituição sem fins lucrativos, formada por mais de 195 fabricantes e entidades representativas da indústria, canais de distribuição e agricultores.

ARTIGOS RELACIONADOS

Inovações em EPS (isopor®) voltadas ao Agronegócio são destaque na 35º Festa da Uva e VI Expo Vinhos, em Jundiaí (SP)

Ampliar o shelf-life da fruta, proporcionar menor perda de peso pela desidratação e manter o teor vitamínico por mais tempo. Esses são alguns dos...

Cuidado com as doenças da videira

Lucas da Ressurreição Garrido Engenheiro agrônomo, pesquisador em Fitopatologia e chefe-geral da Embrapa Uva e Vinho lucas.garrido@embrapa.br Vários patógenos fúngicos podem infectar a videira, variando sua importância...

Agrousados – Sustentabilidade é seu forte

  A Agrousados participa da Femec desde o início da feira, e expôs nessa edição dois microtratores e móveis feitos de pneus reciclados. “A Agrousados...

A agricultura irrigada em cenários de escassez hídrica

Edmar José Scaloppi Doutor em Engenharia de Irrigação e professor da UNESP edmar@fca.unesp.br A água para irrigação representa a maior proporção entre tantos outros usos competitivos. Apenas...

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
Falha na pontuação do usuário captcha. Por favor, entre em contato conosco!