28.7 C
Uberlândia
sábado, fevereiro 24, 2024
- Publicidade -
InícioDestaquesBrasil lança a primeira bolsa de crédito de carbono do mundo

Brasil lança a primeira bolsa de crédito de carbono do mundo

A B4 é uma bolsa de ação climática real, o ponto de encontro para evitar a pegada de carbono e promover a efetiva compensação, alcançando o Net Zero.

No dia 16 de agosto de 2023, ocorreu o lançamento da B4, a primeira bolsa de créditos de carbono do mundo. O evento aconteceu às 10h, no AYA Earth Partners (AYA Hub), em São Paulo – SP, e marcou o primeiro passo para uma experiência inédita, que reúne soluções inovadoras capazes de diminuir, efetivamente, a emissão de CO2 no planeta.

Créditos: Depositphotos


A B4 possui uma infraestrutura sediada na tecnologia Blockchain, que oferece vantagens em relação à segurança, rastreabilidade, transparência, inclusão e à confiabilidade das transações. Dessa forma, a bolsa facilita o acesso à negociação de ativos digitais lastreados em carbono positivo, buscando oferecer a melhor experiência para atingir o Net Zero.


De acordo com o relatório ESG Radar 2023, promovido pela Infosys, multinacional de tecnologia da informação, até 2025, cerca de US$53 trilhões devem ser investidos por empresas em pautas ESG, ou seja, voltadas para ações ambientais, sociais e de governança corporativa.


Frente a esse cenário, a tecnologia utilizada pela B4 ganha destaque, já que ela garante, por meio da rastreabilidade, o fim do maior problema do mercado de crédito de carbono: a duplicidade dos créditos – um grande desafio para as empresas envolvidas no mercado de compensação de emissões.


Quando um crédito de carbono é emitido ou negociado mais de uma vez, resulta em usos indevidos de um ativo já debitado. Dessa forma, a credibilidade das empresas que passam por esse processo é minada, ao passo em que ocorre a perda de confiança dos investidores.


Sem um sistema adequado para rastrear e registrar de forma transparente as transações desses ativos, o problema tende a se repetir. Com a tecnologia blockchain, a B4 bolsa de ação climática oferece uma solução que permite o registro imutável e eficaz das informações, em um ambiente transparente distribuído.

ARTIGOS RELACIONADOS

Potássio + aminoácidos: Melhor enchimento da cebola

A cebola (Allium cepa) é a terceira hortaliça de maior importância econômica no Brasil, superada apenas pela batata e tomate. Ela pode ser consumida de diferentes maneiras, in natura, em conservas, desidratada e como condimento.

AgroFresh Anuncia Acordo Global de Licenciamento

Filadélfia, 22 de junho de 2021 - A AgroFresh Solutions, Inc., líder mundial na produção ...

IAC lança seis cultivares de feijão

O Instituto Agronômico (IAC) lançou seis cultivares de feijão. As novas cultivares de feijão ...

Carbono voluntário: fatos que você desconhece

A Agrocarbon360 acaba de lançar a circular técnica de franquia, onde investidores poderão fazer parte deste mercado, proporcionando uma ótima lucratividade.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
Falha na pontuação do usuário captcha. Por favor, entre em contato conosco!