22.6 C
Uberlândia
segunda-feira, abril 28, 2025
- Publicidade -spot_img
InícioNotíciasCafé: Exportações de Conilon caem em janeiro, mas 24/25 caminha para o...

Café: Exportações de Conilon caem em janeiro, mas 24/25 caminha para o recorde

Em janeiro, o Arábica seguiu com um bom volume exportado, enquanto o Conilon teve forte recuo devido à menor oferta e demanda, à medida que compradores podem esperar a entrada da safra 25/26 para novas compras.

Em janeiro deste ano, as exportações totais de café do Brasil somaram 3,97 milhões de sacas, uma queda de 1,6% em relação a 2024. A redução foi principalmente nas exportações de Conilon, que caíram 28,9%, enquanto as de Arábica permaneceram praticamente estáveis, com leve queda de 0,3% no mesmo período.

Segundo Laleska Moda, analista de Inteligência de Mercado da Hedgepoint Global Markets, a queda do Conilon pode ser atribuída à menor disponibilidade e possível retração da demanda, após exportações elevadas em 2024. No acumulado da safra 2024/25 (abril-janeiro), as exportações de café já somam 42 milhões de sacas, um aumento de 21,7% em relação à safra 2023/24.

Safra brasileira 2024/25 e expectativa para 2025/26

Na safra 2024/25, as exportações de café verde bateram recordes, com o Arábica atingindo 31,05 milhões de sacas (+15,3%) e o Conilon, 7,79 milhões de sacas (+58,6%) em relação à 2023/24. O crescimento do Conilon foi impulsionado pela menor oferta do Vietnã.

Ainda sobre a safra 2024/25, o Arábica ganhou participação na União Europeia e nos EUA, mas recuou na Ásia se comparada à temporada anterior. Já o Conilon teve alta nas exportações para a Ásia e UE, enquanto caiu nos EUA. Nos próximos meses, os embarques podem desacelerar devido à menor oferta e à proximidade da safra 2025/26, mas o ciclo deve manter recordes de exportação.

“A maior participação do Conilon no consumo global reduziu estoques ao menor nível da história, e a atual diferença de preços pode favorecer seu uso no blend nacional, o que limitaria as exportações no próximo ciclo. Assim, em 2025/26, esperamos inicialmente queda nas exportações de Arábica e Conilon, com menor produção do Arábica e arbitragem favorecendo o consumo interno do Robusta”, conclui a analista.

ARTIGOS RELACIONADOS

BDMG abre crédito para financiamento da safra de café

No último ciclo produtivo, o Banco desembolsou quase a totalidade do limite destinado pelo Funcafé As empresas e cooperativas mineiras ligadas à produção, beneficiamento e comercialização do café já...

Agroflex no Bejo a Campo 2023

Bejo a Campo 🤝 Agroflex A Agroflex marcou presença no Bejo a Campo, de 22 a 24 de setembro, e levou para lá o futuro da agricultura!

Com o apoio da ApexBrasil, empresas brasileiras colaboram para alavancar as exportações dos produtos agro

O suporte da Agência vai do mapeamento de mercados internacionais ao branding e a inserção de empresas em exposições mundo afora, além de promover a imagem do agronegócio brasileiro no exterior

Parceria irá desenvolver novos biofertilizantes para café

Projeto visa beneficiar o crescimento das plantas, o desenvolvimento vegetativo, a resistência contra pragas e o aproveitamento do adubo na lavoura.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
Falha na pontuação do usuário captcha. Por favor, entre em contato conosco!