23.6 C
Uberlândia
sábado, maio 25, 2024
- Publicidade -spot_img
InícioDestaquesCafé já ocupa terceira posição de cultura mais irrigada no país, afirma...

Café já ocupa terceira posição de cultura mais irrigada no país, afirma especialista na Fenicafé

O professor, Dr. André Luís Teixeira Fernandes - pró-reitor de pesquisa, pós-graduação e extensão da Uniube disse que a modalidade de cultivo cresceu muito nos últimos anos

Créditos Henrique Vieira

Na 25ª Simpósio Brasileiro de Pesquisa em Cafeicultura Irrigada, o foco é voltado para a irrigação, apresentando ferramentas da cafeicultura, com ênfase no uso racional da água. Uma opção técnica de conhecimento específico na área de irrigação e também para divulgação de trabalhos técnicos. O simpósio faz parte da programação da Fenicafé – Feira Nacional de Irrigação em Cafeicultura, que acontece até quinta-feira(18), no Parque de Exposições Ministro Rondon Pacheco, em Araguari, no Triângulo Mineiro. 

Da abertura participaram o professor Dr. André Luís Teixeira Fernandes – Pró Reitor de Pesquisa, Pós Graduação e Extensão – UNIUBE e sócio proprietário da C3 Consultoria e Pesquisa; Dr. Sílvio Carlos – presidente da Associação Brasileira de Irrigação e Drenagem (ABID); Cláudio Morales Garcia, presidente da Associação dos Cafeicultores de Araguari (ACA) e pesquisador da Embrapa Café, Carlos Henrique Siqueira de Carvalho.

“A primeira Fenicafé, realizada em 1995, começou tímida, com um evento para cem pessoas, mas compareceram trezentas. Hoje recebemos visitantes de todas as regiões cafeeiras do estado. A irrigação nesta região ainda estava começando e tínhamos apenas cerca de quatro mil hectares de café irrigado naquela época. Ainda não saíram os números estatísticos exatos, mas estima-se que hoje cerca de 600 mil hectares de café são irrigados. A cafeicultura só perde para o arroz e a cana de açúcar”, detalha, dizendo que a tecnologia evoluiu muito.   

“Ao longo desses 29 anos de feira, percebemos a evolução da irrigação. Muito se deve à Fenicafé, que se tornou o maior evento da cafeicultura irrigada do mundo, que se preocupa muito com o conteúdo oferecido. Em edições anteriores, trouxemos palestrantes internacionais vindos de Israel, dos Estados Unidos. Já este ano, recebemos comitivas da Guatemala e Costa Rica que estão aqui para aprender mais sobre irrigação e aumento da produtividade. 

Segundo o pesquisador, pesquisas realizadas recentemente pela Fundação Procafé, mostram que a produtividade do café irrigado chega a ser 50% superior, quando se comparado ao cultivo seco. 

A Fenicafé é promovida pela Associação dos Cafeicultores de Araguari (ACA) em parceria com a C3 Consultoria, a Federação dos Cafeicultores do Cerrado com apoio da Embrapa Café e Prefeitura Municipal de Araguari.

ARTIGOS RELACIONADOS

Koppert estreia no Seminário do Café

  Essa foi a estreia da Koppert no Seminário do Café, uma empresa jovem que entrou no mercado brasileiro em 2012, mas já com vasta...

Aegro e outras Startups do agro discutiram sobre as novas tecnologias para o setor

Promovida pela Frísia Cooperativa Agroindustrial, a Digital Agro, maior feira de tecnologia digital da América Latina, realizada nos dias 21 e 22 de setembro,...

Cuidados no manuseio e na aplicação de defensivos

AutoraAndreza Martinez Um dos principais desafios do setor de defensivos agrícolas é garantir o emprego correto dos produtos no campo. Isso porque os defensivos foram desenvolvidos para...

Fosfito atua na absorção de fertilizantes e herbicidas

O fosfito, associado a macro e micronutrientes, tem se revelado uma excelente fonte de nutrientes, por possuir absorção rápida e ação complexante, que favorece a absorção principalmente dos micronutrientes. Em mistura com outros produtos, o pH da calda é reduzido, favorecendo a absorção de herbicidas como o glifosato e o gramoxone.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
Falha na pontuação do usuário captcha. Por favor, entre em contato conosco!