20.6 C
Uberlândia
quinta-feira, fevereiro 22, 2024
- Publicidade -
InícioDestaquesCafeicultor mineiro supera desafios climáticos com auxílio da irrigação

Cafeicultor mineiro supera desafios climáticos com auxílio da irrigação

Sabemos que mudanças climáticas causam significativas consequências no campo, principalmente nos cafezais. Dessa forma, uma das grandes preocupações dos cafeicultores é conseguir produzir em meio a condições adversas. Hoje, contar com soluções tecnológicas e inovadoras na lavoura é uma maneira de assegurar a produtividade. 

Durante o ano de 2022, cafeicultores brasileiros enfrentaram uma redução nos níveis de produção, devido uma série de adversidades no clima, como as geadas. Aqueles que conseguiram contornar esses problemas já haviam investido previamente em equipamentos e serviços que melhoram o uso de recursos e o manejo da lavoura.

O agricultor Edélcio Natan é um desses exemplos. Ele conta com um sistema de irrigação e usina de energia solar para otimizar a produção nas suas propriedades. Proprietário da Fazenda Arara e da Fazenda 2 Irmãos – localizadas nas cidades mineiras de São Gonçalo do Sapucaí e Cristais, respectivamente – ele é cliente Valley há 19 anos. “Estou muito satisfeito com os resultados obtidos nas lavouras irrigadas, o pivô central ajuda muito!”, contou o produtor. 

Lavoura Edélcio
Reprodução: Namidia

Nas fazendas de Edélcio, são cultivados o café, batata e milho, com destaque para as duas primeiras culturas. A lavoura irrigada de café conta com 300 hectares (ha) e, em 2022, a produção alcançou 60 sacas por ha, um valor muito superior ao sequeiro. Em relação à batata, a produção foi de 1.100 sacas de 50kg por ha, sendo duas áreas irrigadas, de 85 e 30 ha. Ao todo, as propriedades possuem oito pivôs centrais. 

O amor pela vida rural e a meta constante de produzir alimentos para a população é o que move Edélcio. “Vejo a terra como o começo de tudo que existe na humanidade. Minha história no agronegócio surgiu através do meu pai, que tinha uma pequena criação de gado. Acompanhei ele desde pequeno e tomei gosto pelo campo. Espero passar adiante o ofício para meus filhos, Natan Silveira e Davi Natan, pois eles já tem o necessário para começar, assim será mais fácil continuar.” 

Para o futuro, a expansão do sistema de irrigação já está no planejamento da empresa. Em breve, mais dois pivôs serão instalados em uma terceira fazenda, localizada na cidade de Pouso Alegre (MG). 

Maior produtor

Segundo o 4º Levantamento da Safra de Café 2022, disponibilizado pela Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), Minas Gerais (MG) seguiu sendo o maior estado produtor do grão, ultrapassando 22 milhões de sacas de café beneficiado. Atrás veio o Espírito Santo, segundo maior produtor de café no país, com uma produção de 16,7 milhões de sacas. 

Minas é responsável por mais da metade da safra nacional, com uma área cultivada de cerca de 1 milhão de hectares. Segundo a Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado de Minas Gerais (Emater/MG), os cafés do estado se distinguem pela diversidade de sabor e aroma devido, principalmente, às 11 variações de clima, à altitude e aos sistemas de produção.

Ainda conforme a Emater-MG, dentre os desafios e proposições da produção cafeeira, está manter a eficiência no uso de recursos naturais, água e solo.

ARTIGOS RELACIONADOS

Produtividade do cafeeiro é discutida na Fenicafé

Palestra sobre os fatores que afetam a produtividade é realizada durante a maior feira de cafeicultura irrigada do país.

Cafeicultores investem em máquinas de beneficiamento de café

A demanda por máquinas de benefício de café cresceu fortemente na safra recém-colhida no Sul de Minas Gerais. Dentre as razões para este aumento...

Pimentões coloridos atraem consumidores

Marcos Hiro Kawabata Engenheiro agrônomo e consultor - Consultec Atibaia consultor.hiro@terra.com.br   O cultivo de pimentões tem se propagado em todas as regiões brasileiras, onde são cultivados cerca...

A importância da adubação de cobertura da batata

Douglas José Marques Professor de Olericultura e Melhoramento Vegetal da Universidade José do Rosário Vellano (UNIFENAS) douglas.marques@unifenas.br Hudson Carvalho Bianchini Professor de Fertilidade do Solo da UNIFENAS O solo...

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
Falha na pontuação do usuário captcha. Por favor, entre em contato conosco!