24.6 C
Uberlândia
sexta-feira, abril 26, 2024
- Publicidade -
InícioArtigosGrãosCafeicultor mineiro vence prêmio nacional de cafés especiais

Cafeicultor mineiro vence prêmio nacional de cafés especiais

Café – Créditos: shurtterstock

Premiação, realizada pela Alltech Crop Science, comprovou que tecnologias nutricionais contribuem para que produtores aumentem sua pontuação e alcancem a classe dos cafés especiais

Em novembro, aconteceu a 1ª edição do Special Coffee, uma premiação realizada pela Alltech Crop Science. O projeto avaliou a qualidade dos grãos e da bebida de dezenove produtores de diversas regiões do Brasil, pontuando e selecionando três vencedores a partir da escala internacional: Specialty Coffee Association of America (SCCA).

Um dos critérios de participação do prêmio foi a utilização de duas soluções biotecnológicas que combinam potássio a aminoácidos específicos, resultando em cafés mais sofisticados. Com 84,75 de nota, o primeiro colocado, o cafeicultor Emerson Monteiro de Andrade, da Fazenda Boa Vista, localizada em Ibiraci (MG), recebeu o Selo de Café Especial e teve parte do seu lote comprado pela empresa.

Segundo Andrade, que tem mais de 30 anos de experiência como cafeicultor, o efeito das aplicações em 20 hectares de lavoura foi fantástico: “Melhorou muito a performance das plantas. A quantidade de sacas produzidas por hectare e a qualidade do café foi surpreendente. Em relação a outras áreas de cultivo, tive um aumento de 30% na produtividade. Foi a minha melhor safra”, relata Andrade, que também identificou uma bebida com padrão superior e sabor mais suave.

Tecnologia nutricional na produtividade e na qualidade

Segundo o engenheiro agrônomo e doutor em Produção Vegetal, Marcos Revoredo, gerente técnico especializado em hortifrúti da Alltech Crop Science, este desempenho se deve a uma estratégia de manejo que combina duas tecnologias nutricionais ricas em potássio e aminoácidos a momentos chaves para o sucesso do cultivo.

Estas substâncias orgânicas são aplicadas no início do processo de maturação do café, quando os frutos estão na fase verde-cana. O reforço é feito quando a planta está com 5% dos frutos em estado cereja. Então, nós promovemos uma intensificação para reduzir o estresse da cultura e potencializar o transporte de carboidratos, permitindo que a planta tenha capacidade de direcionar energia para diversas necessidades fisiológicas”, explica.

Revoredo também destaca que estressores durante essas duas fases impactam na qualidade do produto. Por isso, é importante ter atenção especial ao balanceamento nutricional do café, assegurando a produtividade da lavoura. “Assim, conseguimos promover um melhor condicionamento no desenvolvimento do cultivo, beneficiando a formação e o enchimento dos grãos e, por consequência, a classificação de peneira e pontuação da bebida”. 

O Special Coffee e as soluções da Alltech Crop Science Os cafés participantes do Special Coffee foram tratados com duas soluções que auxiliam no enchimento, maturação e uniformização dos grãos: o Bulk e Liqui-Plex Finish. Segundo o gerente de desenvolvimento de mercado da Alltech Crop Science, Adriano Zanin, o objetivo do projeto também foi avaliar se esses produtos trariam mais qualidade para a bebida. “Ficamos muito satisfeitos, das 19 avaliações, 15 amostras em que foram usadas o Bulk e o Liqui-Plex Finish tiveram resultados superiores. Isso significa que podemos ajudar produtores a se consolidarem na classe de cafés especiais”, comemorou

ARTIGOS RELACIONADOS

Métodos alternativos de controle do bicho-mineiro no cafeeiro

Carlos Henrique Cardeal Guiraldeli Engenheiro agrônomo cguiraldeli@gmail.com   Atualmente, o foco da agricultura mundial está na produção sustentável. A cada dia aumenta a demanda e, consequentemente, a responsabilidade...

Projeto piloto de seguro paramétrico para mulheres cafeicultoras é iniciado

Mesmo com tanta importância e protagonismo, a categoria das mulheres produtoras é carente de soluções e tecnologias específicas para suas atividades.

Prêmio Internacional de Café Ernesto Illy

O presidente da Federação dos Cafeicultores do Cerrado, o brasileiro Glaucio De Castro é um dos jurados que vai escolher os melhores do mundo entre os 27 produtores de 9 países que estarão competindo ao prêmio de melhor café sustentável do ano.

ABIC apresenta propostas da indústria de café ao Congresso Nacional

Discussão sobre impostos e Frente Parlamentar do Café fizeram parte da agenda.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
Falha na pontuação do usuário captcha. Por favor, entre em contato conosco!