29.6 C
Uberlândia
sábado, outubro 5, 2024
- Publicidade -spot_img
InícioDestaquesCampanha estimula consumo de banana e uva que estão na safra com...

Campanha estimula consumo de banana e uva que estão na safra com bom preço e qualidade

Divulgação
IFPA

É tempo da safra de banana e da uva, duas frutas campeãs do gosto do brasileiro e do mundo. A IFPA, entidade global que representa a indústria de produtos frescos, oferece ao varejo a Campanha de Sazonalidade da banana e da uva, voltada a estimular o consumo dessas frutas no varejo.

A IFPA disponibiliza um kit gratuito com materiais para redes sociais com informações dos benefícios das frutas, lindas imagens, para folhetos, e-book de receitas e vídeos que vão ajudar o varejo nas campanhas de marketing.       

A safra de banana em 2024 apresentou uma significativa instabilidade. Rafaela Fava – Diretora da Frutas Fava – um dos maiores produtores de banana do Brasil – e Conselheira da IFPA informa que o início do ano foi marcado por uma produção abundante e preços baixos, devido à grande oferta de frutas. “No entanto, a partir de maio, o cenário mudou drasticamente. A ocorrência de secas intensas, seguida por um período de frio, impactou negativamente a produção e a qualidade das bananas. A seca provocou uma queda na produção e um aumento nos preços, enquanto o frio prejudicou a aparência das frutas. Embora a região norte de Minas Gerais tenha mantido uma produção de boa qualidade, a média nacional foi afetada. Estima-se que a produção continue instável até dezembro, com uma gradual recuperação e queda nos preços”, conclui Rafaela Fava.

A safra de uva em 2024 enfrentou desafios ainda maiores. “As chuvas excessivas no primeiro semestre causaram diversos problemas para os produtores. A fruta madura rachou, a florada foi prejudicada pela água e a incidência de doenças aumentou devido ao excesso de umidade. Como consequência, a produção de uva em 2024 deve apresentar uma redução de 20% a 30% em relação aos anos anteriores. Apesar da menor produção, a qualidade das uvas está sendo considerada boa, e os preços no mercado interno e externo estão elevados”, explica Junior Silveira, sócio-diretor da Xportare.

Tanto a banana quanto a uva enfrentaram desafios significativos em 2024, principalmente devido às condições climáticas adversas. No entanto, essas frutas continuam sendo importantes para a economia brasileira e possuem um mercado consumidor bastante expressivo.

A Campanha de Sazonalidade da IFPA para a banana e a uva ajuda a enfrentar os desafios dessas culturas e para ter acesso ao kit gratuito das Campanhas de Sazonalidade da Banana e da Uva, os varejistas devem acessar os  links – UVA –  https://bit.ly/CampUva24  e BANANA –  https://bit.ly/Banana24

Ao utilizar os materiais da campanha, os varejistas contribuem para a promoção da educação e fortalecimento do setor de FFLV no Brasil.

ARTIGOS RELACIONADOS

Cultivares de banana-maçã demandam menos água e defensivos químicos

Pesquisadores da Embrapa Mandioca e Fruticultura (BA) desenvolveram um sistema de produção on-lineespecífico para as cultivares de banana-maçã BRS Princesa e BRS Tropical e...

Como alcançar mais produtividade na cebola

A cultura da cebola possui exigência nutricional semelhante às demais plantas, necessitando de todos os macro e micronutrientes essenciais para o seu desenvolvimento. Estes nutrientes, em sua maior parte, são fornecidos às plantas por meio da adubação.

Bayer apresenta ao mercado de frutas novo aliado no combate a plantas daninhas

  O Brasil ocupa a terceira colocação no ranking da produção mundial de frutas e é responsável por 4,8% do volume global colhido, com uma...

28 de julho: Dia do Agricultor – Frutas da estação garantem alimentação saudável para adultos e crianças

Easy Organic Food Solutions oferece produtos selecionados e 100% orgânicos O segredo de uma alimentação saudável está no consumo de produtos de origem segura. Para...

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
Falha na pontuação do usuário captcha. Por favor, entre em contato conosco!