CBSementes abre com recorde de público e destaca a qualidade da semente como vetor do agronegócio

0
186
Divulgação

O XXI Congresso Brasileiro de Sementes (CBSementes) foi aberto nesta segunda-feira (12/09), às 9 horas,  na Expo Unimed, em Curitiba, com recorde de público, totalizando 1200 participantes. Com o tema “Semente: Propulsora do Agronegócio”, o evento destaca a qualidade da semente como vetor do agronegócio brasileiro.


A cerimônia de abertura contou com as presenças do  presidente da Comissão Organizadora do CBSementes,  Dr. Fernando Henning, presidente da Associação Brasileira de Tecnologia de Sementes (ABRATES), Dr. Francisco Carlos Krzyzanowski, chefe geral da Embrapa Soja, Dr. Alexandre Nepomuceno, Secretário Geral da Internacional Seed Testing Association (ISTA), Dr. Andreas Wais, presidente Executivo da Associação Brasileira de Sementes e Mudas (Abrasem), Idone Grolli, e o presidente Executivo da Associação Brasileira dos Produtores de Sementes de Soja (Abrass), engenheiro agrônomo Gladir Tomazelli.


O ponto alto da solenidade ficou por conta da pesquisadora, Dra. Odette Liberal, principal fundadora da ABRATES, em 1979. Convidada ao palco pelo presidente da ABRATES para receber a homenagem da entidade. A Dra. Odette, em seus 95 anos, emocionou os participantes pelo seu depoimento e visão da fundação de uma associação científica. “Éramos em 25 gatos pingados e decidimos criar esta associação que foi fundada para difundir o valor da ciência, da tecnologia e da pesquisa brasileira em semente pelo mundo todo. Naquela época era difícil, não tínhamos Internet, WhatsApp. Quando plantamos aquela sementinha, não sabíamos que se transformaria numa sequóia”, afirmou a Dra.Odette, emocionada.


O presidente do CBSementes, Dr. Fernando Henning, ressaltou cada um dos temas das palestras, lembrando que o evento tem destaque nacional e internacional, com a participação de representantes da ISTA e da AOSA. “Teremos um panorama geral de tudo que está acontecendo em termos de pesquisa e as novidades tecnológicas que estão chegando ao mercado, além de proporcionar contatos com profissionais de altíssimo nível que estão em plena atividade no setor”.

 
Ele salientou a realização dos três simpósios que acontecerão no último dia do evento (15): o 4o Simpósio Brasileiro de Sementes de Espécie Forrageiras, o 10o Simpósio Brasileiro de Tecnologia de Sementes Florestais e o 15o Simpósio Brasileiro de Patologia de Sementes.

Divulgação


Gladir Tomazelli, da Abrass,  elogiou a realização do CBSementes, mencionando que “estava em um lugar ideal para conhecer, aprofundar e discutir a inovação, tecnologia e pesquisa”. De acordo com ele, a ABRASS o quadro societário da entidade, representa mais de 50% da semente de soja comercializada no Brasil.

 
O presidente da ABRATES, Dr. Francisco Carlos Krzyzanowski, destacou que a 21ª edição do  evento tem como foco a qualidade da semente e o seu papel importantíssimo como vetor do agronegócio brasileiro. “Portanto, nos próximos quatro dias estaremos trocando  informações científicas, tecnológicas e experiências profissionais nesta área, pois esperamos contribuir para o permanente desenvolvimento da ciência e da tecnologia de sementes em prol da produção de sementes de alta qualidade”, afirmou Krzyzanowski.

Ele acrescenta que a semente de alta qualidade é matéria-prima essencial “desta indústria a céu aberto que é a agricultura”, cuja unidade de produção são as plantas com alto desempenho agronômico, oriundas de sementes cujos pilares se lastreiam na qualidade genética, fisiológica, sanitária, física e legal da semente, semente tem origem”.

O Congresso Brasileiro de Sementes é o maior fórum de discussão e de divulgação do setor de sementes, firmando-se como referência na apresentação de resultados e tecnologia em todo o Brasil e também no exterior.
Na programação, discussões importantes sobre melhoramento genético, testes de vigor, germinação, fisiologia de sementes, técnicas de produção de sementes e de mudas, aspectos biotecnológicos, mercado de sementes, custos de produção, entre outros.

“Em síntese, o evento tem o papel de promover um debate integrado entre os mais variados públicos da cadeia produtiva  nacional, destacando-se pesquisadores, membros da academia, estudantes, produtores rurais e indústrias, em busca de soluções e avanços para o setor”, acrescenta o presidente do CBSementes, Fernando Henning.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
Falha na pontuação do usuário captcha. Por favor, entre em contato conosco!