21.4 C
Uberlândia
quarta-feira, dezembro 4, 2024
- Publicidade -spot_img
InícioArtigosCebola BRS Belatriz 239: híbrido promete alta produtividade e resistência no verão

Cebola BRS Belatriz 239: híbrido promete alta produtividade e resistência no verão

A BRS Belatriz 239 é uma nova cultivar de cebola híbrida desenvolvida pela Embrapa em parceria com a empresa de sementes Agrocinco. Destinada ao plantio nas estações de primavera e verão, essa cultivar é voltada para as condições climáticas brasileiras, especialmente para as regiões centro-oeste e sudeste.

Com adaptação a dias longos, úmidos e quentes, a BRS Belatriz 239 oferece estabilidade produtiva e alta adaptabilidade, características essenciais para enfrentar os desafios do cultivo nessas áreas. Além de seu destaque em produtividade, a BRS Belatriz 239 se diferencia pela resistência a doenças e tolerância a práticas comuns na cultura da cebola.

Ela é resistente a condições climáticas adversas, como alta umidade e temperaturas elevadas, além de possuir resistência à bulbificação precoce, à queima foliar causada por Xanthomonas, à mancha púrpura e à antracnose. Sua tolerância ao nematoide das galhas e resistência moderada à raiz rosada reforçam sua vantagem no mercado.

Características comerciais
Comercialmente, a BRS Belatriz 239 apresenta uma boa padronização, com bulbos de classes 3 e 4 e alta uniformidade de maturação e colheita, características que facilitam a colheita e aumentam o valor comercial do produto. A cultivar é indicada para polos produtivos em altitudes de 700 a 1.200 metros, como o Planalto Central (DF e Goiás) e as regiões de Campinas e macrometropolitana paulista, com uma população recomendada entre 500 a 700 mil plantas por hectare.

Ciclo
Seu ciclo precoce permite colheitas entre 120 a 130 dias após o plantio, com plantios entre novembro e janeiro. A BRS Belatriz 239 também se destaca pela boa conservação pós-colheita e um teor de matéria seca de 10%, além de pungência alta (acima de 6,0 micromol de ácido pirúvico por grama de massa fresca), características que a tornam ideal para o consumo fresco.

Essa nova cultivar é uma solução tecnológica inovadora que vem atender à demanda do mercado brasileiro por cebolas amarelas de alta qualidade e resistência.

Fonte consultada: Embrapa

ARTIGOS RELACIONADOS

Aplicação de fosfito em cebola

Saiba de detalhes que não podem passar despercebidos.

Fertilizantes organominerais e sua aplicação na agricultura

AutoresRegina Maria Quintão Lana Professora de Fertilidade e Nutrição de Plantas – Universidade Federal de Uberlândia (UFU) rmqlana@ufu.br Miguel Henrique Rosa Franco Doutor em...

Pioneer® segue líder no mercado de sementes de milho

A Pioneer®, marca de sementes da Corteva Agriscience, segue líder pelo 15º ano consecutivo...

Transplantio mecanizado de hortaliças garante precisão

Antonia Mirian Nogueira de Moura Guerra Professora de Olericultura - Universidade Federal do Oeste da Bahia (UFOB campus Barra) mirianagronoma@hotmail.com Para o bom desempenho produtivo de...

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
Falha na pontuação do usuário captcha. Por favor, entre em contato conosco!