24.6 C
Uberlândia
quinta-feira, novembro 21, 2024
- Publicidade -spot_img
InícioArtigosHortifrútiCebola: Estande garante melhor desempenho da lavoura

Cebola: Estande garante melhor desempenho da lavoura

Autores

Lucas Alexandre Batista
lukasp01@hotmail.com
Carlos Eduardo Silva Santos
c.sanntos@hotmail.com
Adilson Júnior Soares Alves
adilsonjralves13@gmail.com
Graduandos em Agronomia pela Universidade Federal de Lavras (UFLA)
Crédito: Shutterstock

O sucesso na produção de cebola depende de vários fatores, a começar pela escolha da variedade, do local e da época de plantio, passando pela correção e adubação do solo, pelo manejo cultural (adubações complementares, controle de plantas infestantes, irrigação) e controle de pragas e doenças, chegando a questões relacionadas à colheita, pós-colheita e à comercialização.

Entretanto, o estabelecimento de um bom estande é, provavelmente, o fator mais importante para o sucesso de uma lavoura. Em outras palavras, se uma lavoura de cebola está com estande pleno aos 30 dias, é bem provável que ela renderá uma boa produtividade, inclusive conseguindo-se estimar a produção com relativo grau de precisão.

Como implantar a técnica

No Brasil, o método indireto (semeadura + transplantio), tem sido o mais utilizado. Ele abrange a semeadura em canteiros especiais, chamados sementeiras, até o transplante de mudas para o local definitivo. 

A sementeira deve ser instalada em solos bem drenados, arejados, com boa luminosidade e que não tenham sido cultivados com cebola anteriormente. Se for utilizar sistema de irrigação por aspersão, pode-se preparar canteiros com dimensões de 1,0 m de largura por 5,0 a 10 m de comprimento e altura de 10 a 15 cm.

A adubação deve ser feita com 5,0 a 10 L/m² de esterco mais 25 g/m² da mistura 6-24-12, incorporado ao solo, antes da semeadura. É necessário complementar com uma adubação nitrogenada em cobertura, aos 15-20 dias após a semeadura, utilizando 10 g de sulfato de amônia/m², ou 5,0 g de ureia/m².

A semeadura deve ser feita com densidade de, aproximadamente, 7,0 a 10 g de sementes/m², em sulcos transversais ao comprimento do canteiro, com profundidade em torno de 1,0 cm, distanciados 10 cm, sendo necessários 3,0 kg de sementes/ha. Logo após, faz-se a cobertura das sementes com terra fina misturada com esterco peneirado, na proporção de 1:1.

Em seguida, é feita uma cobertura morta, utilizando-se palha seca de arroz ou capim, retirando de seis a sete dias após a semeadura, quando ocorre a emergência das plântulas. A irrigação deve ser feita preferencialmente por aspersão, com a frequência que permita manter o solo sempre úmido.

Relação direta

A densidade de plantas está associada diretamente com a produtividade da cebola. Alguns pesquisadores já desenvolveram trabalhos relacionados ao tema, e mostraram que a produtividade da cultura aumenta linearmente conforme o aumento na densidade de plantas.

Estandes bem estabelecidos aos 30 dias após o plantio favorecerão uma boa produtividade, sendo possível estimá-la com um relativo grau de acurácia. A população de plantas de cebola por hectare tem sido definida pela tolerância da cultivar ao adensamento. Os bulbos de cebola possuem a característica de arranjo espacial em pequenos espaçamentos nas linhas de plantio.

ARTIGOS RELACIONADOS

Cebolas de dias curtos – nova opção para o produtor

 A genética trouxe inovações para todos os setores da horticultura, sendo que para a cebola foram desenvolvidos materiais de dias mais curtos, beneficiando o...

Relação dos fertilizantes organominerais com a produtividade do caquizeiro

Jorge Otavio Mendes de Oliveira Junek Engenheiro agrônomo e professor do Centro Universitário do Planalto de Araxá jorge.junek@gmail.com Uma das principais vantagens da utilização dos fertilizantes organominerais...

Plantio de cebola de verão

  Os cebolicultores iniciam agora o plantio de cebola de verão, e por isso devem escolher variedades e híbridos de cebola adaptados para a época...

Safra de uva é 16% maior em relação a 2014

  Na safra 2015, o Rio Grande do Sul, Estado que responde por cerca de 90% da produção de uva para processamento no País, produziu...

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
Falha na pontuação do usuário captcha. Por favor, entre em contato conosco!