21.6 C
Uberlândia
quinta-feira, novembro 21, 2024
- Publicidade -spot_img
InícioArtigosHortifrútiCebola precoce: Plantio oferece maior rentabilidade

Cebola precoce: Plantio oferece maior rentabilidade

Talita de Santana Matos talitasmatos@gmail.com

Elisamara Caldeira do Nascimento elisamara.caldeira@gmail.com

Doutoras em Ciência do Solo – Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ)

Glaucio da Cruz GenuncioDoutor e professor de Fruticultura – Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT)glauciogenuncio@gmail.com

Cebola – Crédito: Shutterstock

A cebola é uma hortaliça fortemente influenciada por fatores ambientais que condicionam a adaptação de uma cultivar a determinadas regiões geográficas. Entre esses fatores, sobressaem-se o fotoperíodo e a temperatura como os elementos climáticos que mais influenciam a fase vegetativa, que culmina com a formação do bulbo, e a fase reprodutiva, durante a qual ocorrem o florescimento e a produção de sementes.

O plantio de cultivares precoces consiste no semeio antecipado de cultivares adaptadas às variações climáticas ocorridas no período. Geralmente é uma prática realizada no Cerrado mineiro, mas que já vem despertando interesse de outras regiões do País.

A vantagem do plantio antecipado está em oferecer ao mercado uma produção no período de entressafra, em que a demanda é mais alta que a oferta e assim é possível garantir bons rendimentos.

Mais rentabilidade

A maior rentabilidade das cultivares precoces está relacionada com a demanda do mercado. A cebola plantada mais cedo chega ao mercado em um período anterior ao das demais regiões.

Os produtores do Triângulo Mineiro têm apostado nesta estratégia, antecipando o plantio para dezembro-janeiro, e assim a cebola chega ao mercado junto apenas da cebola produzida no Nordeste e antes dos grandes produtores de São Paulo, região sul e Argentina.

Como a quantidade de cebola no mercado é baixa (na região sul e SP), já está no fim e a cebola Argentina tem o imposto sobre o produto, o mercado fica livre para a cebola produzida em MG, garantindo melhores preços.

Geralmente as cultivares precoces não apresentam maiores produtividades, justamente por esta época ser adversa às condições ótimas para o desenvolvimento da cultura. Assim sendo, é necessário investir em tecnologias e cuidados para reduzir os danos causados principalmente pelas condições climáticas.

E, assim, os custos com insumos e tecnologias tendem a ser maiores, entretanto, os ciclos menores, o que leva a uma relação custo-benefício positiva.

Fique atento

[rml_read_more]

Por ser uma cultura fortemente influenciada por fatores ambientais, como temperatura e fotoperíodo, a escolha de cultivares adaptadas para as diversas regiões geográficas é de extrema importância. O uso de cultivares não adaptadas e o não investimento em tecnologia podem levar a problemas sérios de produção e produtividade, desde a formação de plantas improdutivas até a produção de bulbos prematuros, que não têm valor de mercado.

O cultivo de verão (semeio em final de primavera a início de verão) tem como principal inconveniente a bulbificação sob altas temperaturas, chuvas excessivas e maior incidência de doenças, pragas e plantas daninhas.

A influência da temperatura pode manifestar-se em diversos aspectos da cultura, afetando a capacidade de absorção de nutrientes em interação com o fotoperíodo, alterando o ciclo, condicionando a ocorrência de estresses bióticos e a indução ao florescimento.

Para evitar erros como esse, é fundamental que os produtores escolham cultivares adequadas à sua região geográfica e adotem tecnologias apropriadas a cada cultivar e região, como irrigação para áreas com déficit hídrico nos períodos de maior exigência da cultura.

É importante, também, utilizar de meios preventivos para o manejo de pragas e doenças, visto que no período da primavera-verão coincide com o de chuvas excessivas, que favorecem o aparecimento de doenças.

ARTIGOS RELACIONADOS

Formigas que desfolham eucalipto: Como prevenir e combater?

AutoresMatheus Majela de Jesus Silva matheus.majela@gmail.com Adalberto Filipe Macedo Erick Alcides Amaral Rocha Ronald Machado Silva Graduando em Agronomia - Universidade Federal de Viçosa...

O minipepino ainda é pouco explorado

Autor André Rocha Duarte Engenheiro agrônomo e Mestrado em Fitopatologia - Universidade Federal de Viçosa (UFV) agronomia@finom.edu.br O minipepino (Melothria pendula L.) é uma planta,...

Albaugh reinventou o cobre e lança o fungicida Reconil®

O Reconil® é um fungicida diferenciado, pois é o único com efeito ciano. O lançamento oficial aconteceu no dia 14 de agosto, no Congresso...

Qualidade de mudas de cafeeiro

A implantação da lavoura cafeeira é uma das etapas mais importantes no planejamento da produção, pois em se tratando de uma cultura permanente ou perene.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
Falha na pontuação do usuário captcha. Por favor, entre em contato conosco!