Com o objetivo de intensificar a atuação em áreas importantes para a sojicultura nacional, como a climatologia e a tecnologia, o Comitê Estratégico Soja Brasil acaba de anunciar a entrada em seu quadro de membros efetivos da engenheira agrônoma Barbara Sentelhas, agrometeorologista CEO da Agrymet, e do engenheiro agrônomo Renato Seraphim, CEO da Ciarama Máquinas Agrícolas.
Bárbara destaca que a sua chegada ao CESB é muito significativa, tanto em aspectos profissionais, quanto pessoais. “É uma honra fazer parte de um grupo tão renomado que compõe o board atual do CESB. Ocupar a cadeira que pertencia ao meu pai é motivo de muito orgulho e com certeza um marco na minha carreira”.
“O CESB tem o grande e importante papel de difundir conhecimento, principalmente acerca de práticas de excelência para obtenção de boas produtividades na cultura da soja. Na minha visão, para o setor, o CESB virou referência de qualidade e produtividade, assim como os produtores campeões ao longo desses anos. Além disso, acredito que o CESB tem um papel fundamental de unir o setor da sojicultura em prol de uma missão muito nobre, garantir produtividade e segurança alimentar mesmo em cenários adversos, sejam eles de mercado ou de clima”, acrescenta a CEO da Agrymet.
De acordo com Seraphim, o CESB é a maior plataforma de disseminação de conhecimentos e boas práticas sobre a soja no Brasil, e sua entrada no Comitê é um momento especial. “Eu fui um dos idealizadores e criadores do CESB. A minha chegada é, então, uma espécie de reconhecimento ao legado”, destaca.
“Criado há vários anos, o CESB foi um dos maiores impulsionadores do incremento da produtividade da soja no Brasil. Tenho certeza que o propósito idealizado naquela época de subir a produtividade de 3000 Kg/ha para os 4000 kg/ha foi na sua essência cumprido”, complementa o CEO da Ciarama Máquinas Agrícolas.
Contribuições para o CESB – Bárbara espera contribuir com o CESB, principalmente, no que diz respeito às condições climáticas. “A ideia é explorar mais afundo o impacto do clima na produtividade da soja, além de auxiliar no entendimento de estratégias para mitigação de riscos climáticos, em decorrência de eventos extremos e das mudanças climáticas. Também espero contribuir na divulgação e comunicação de todo trabalho executado pelo CESB, para que mais pessoas no setor conheçam o nosso trabalho e queiram participar desta iniciativa de alguma forma”.
Já Seraphim acredita que passaremos por um período de maior necessidade de racionalização de custos e de investimentos na sojicultura do Brasil. “Tenho certeza de que a tecnologia nos ajudará nessa nova fase. Vamos fortalecer a disseminação dessas tecnologias e auxiliaremos aos agricultores serem mais eficientes, mais rentáveis e mais sustentáveis”.
Bárbara Faria Sentelhas é Engenheira Agrônoma pela ESALQ/USP (2016), Especialista em Gestão de Negócios e Empreendedorismo, CEO da Agrymet e Cofundadora do Agrymetric.
Renato Cesar Seraphim é Engenheiro Agrônomo, formado pela Unesp Jaboticabal (SP), pós-graduado em Marketing pela FGV e possui diversas especializações em agronegócio. É atualmente CEO da Ciarama Máquinas John Deere.
O CESB é composto por 19 membros especialistas e 23 organizações patrocinadoras que acreditam e contribuem para o avanço sustentável dos mais altos índices de produtividade de soja no Brasil, são elas: BASF, BAYER, SYNGENTA, JACTO, Alltech, Atto Sementes, Bioma, Brasmax, Corteva, Eurochem FTO, Ferticel, ICL, Koppert, Mosaic, Stoller, Sumitomo Chemicals, Timac Agro, TMF, Ubyfol, UPL, Yara, Elevagro e IBRA. Mais informações pelo telefone: (15) 3418.2021 ou pelo site www.cesbrasil.org.br
LEIA TAMBÉM:
- Sakata iField: evento online oferece conteúdo técnico gratuito aos produtores
- Hedgepoint analisa movimentação nos preços do açúcar com influência do cenário macro
- Traça-dos-cereais: uma ameaça silenciosa aos armazéns de milho
- Usando o Instagram para Lançar Produtos e Atrair Público para Sua Marca
- Mix de plantas de cobertura para cereais: quais as opções?