22.6 C
Uberlândia
domingo, maio 19, 2024
- Publicidade -
InícioNotíciasCESB anuncia adição de novos especialistas em seu quadro de membros

CESB anuncia adição de novos especialistas em seu quadro de membros

Barbara Sentelhas e Renato Seraphim passam a integrar board composto por grandes nomes da sojicultura nacional

Barbara Sentelhas/Divulgação

Com o objetivo de intensificar a atuação em áreas importantes para a sojicultura nacional, como a climatologia e a tecnologia, o Comitê Estratégico Soja Brasil acaba de anunciar a entrada em seu quadro de membros efetivos da engenheira agrônoma Barbara Sentelhas, agrometeorologista CEO da Agrymet, e do engenheiro agrônomo Renato Seraphim, CEO da Ciarama Máquinas Agrícolas.

Bárbara destaca que a sua chegada ao CESB é muito significativa, tanto em aspectos profissionais, quanto pessoais. “É uma honra fazer parte de um grupo tão renomado que compõe o board atual do CESB. Ocupar a cadeira que pertencia ao meu pai é motivo de muito orgulho e com certeza um marco na minha carreira”. 

“O CESB tem o grande e importante papel de difundir conhecimento, principalmente acerca de práticas de excelência para obtenção de boas produtividades na cultura da soja. Na minha visão, para o setor, o CESB virou referência de qualidade e produtividade, assim como os produtores campeões ao longo desses anos. Além disso, acredito que o CESB tem um papel fundamental de unir o setor da sojicultura em prol de uma missão muito nobre, garantir produtividade e segurança alimentar mesmo em cenários adversos, sejam eles de mercado ou de clima”, acrescenta a CEO da Agrymet.

De acordo com Seraphim, o CESB é a maior plataforma de disseminação de conhecimentos e boas práticas sobre a soja no Brasil, e sua entrada no Comitê é um momento especial. “Eu fui um dos idealizadores e criadores do CESB. A minha chegada é, então, uma espécie de reconhecimento ao legado”, destaca. 

“Criado há vários anos, o CESB foi um dos maiores impulsionadores do incremento da produtividade da soja no Brasil. Tenho certeza que o propósito idealizado naquela época de subir a produtividade de 3000 Kg/ha para os 4000 kg/ha foi na sua essência cumprido”, complementa o CEO da Ciarama Máquinas Agrícolas.

Contribuições para o CESB – Bárbara espera contribuir com o CESB, principalmente, no que diz respeito às condições climáticas. “A ideia é explorar mais afundo o impacto do clima na produtividade da soja, além de auxiliar no entendimento de estratégias para mitigação de riscos climáticos, em decorrência de eventos extremos e das mudanças climáticas. Também espero contribuir na divulgação e comunicação de todo trabalho executado pelo CESB, para que mais pessoas no setor conheçam o nosso trabalho e queiram participar desta iniciativa de alguma forma”.

Renato Seraphim/Divulgação

Já Seraphim acredita que passaremos por um período de maior necessidade de racionalização de custos e de investimentos na sojicultura do Brasil. “Tenho certeza  de que a tecnologia nos ajudará nessa nova fase. Vamos fortalecer a disseminação dessas tecnologias e auxiliaremos aos agricultores serem mais eficientes, mais rentáveis e mais sustentáveis”.

Bárbara Faria Sentelhas é Engenheira Agrônoma pela ESALQ/USP (2016), Especialista em Gestão de Negócios e Empreendedorismo, CEO da Agrymet e Cofundadora do Agrymetric.

Renato Cesar Seraphim é Engenheiro Agrônomo, formado pela Unesp Jaboticabal (SP), pós-graduado em Marketing pela FGV e possui diversas especializações em agronegócio. É atualmente CEO da Ciarama Máquinas John Deere.

O CESB é composto por 19 membros especialistas e 23 organizações patrocinadoras que acreditam e contribuem para o avanço sustentável dos mais altos índices de produtividade de soja no Brasil, são elas: BASF, BAYER, SYNGENTA, JACTO, Alltech, Atto Sementes, Bioma, Brasmax, Corteva, Eurochem FTO, Ferticel, ICL, Koppert, Mosaic, Stoller, Sumitomo Chemicals, Timac Agro, TMF, Ubyfol, UPL, Yara, Elevagro e IBRA. Mais informações pelo telefone: (15) 3418.2021 ou pelo site www.cesbrasil.org.br 

LEIA TAMBÉM:

ARTIGOS RELACIONADOS

Ferrugem asiática

Um dos poucos fungicidas do mercado brasileiro a reunir na mesma formulação ...

Vaquinha-preta-e-amarela nas lavouras de soja

Praga comum em todas as regiões do Brasil, juntamente com outros coleópteros que ocorrem na soja ..

Bioestimulantes no cultivo da soja

Entre as ferramentas para o aumento de produtividade com lucratividade está o emprego dos bioestimulantes.

Cascudinho-da-soja tem aparecido muito nas lavouras de soja de Mato Grosso

Dentre as pragas que tiveram incidência considerável nas lavouras de Mato Grosso na safra 2021/22,...

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
Falha na pontuação do usuário captcha. Por favor, entre em contato conosco!