21.4 C
Uberlândia
quinta-feira, dezembro 5, 2024
- Publicidade -spot_img
InícioDestaquesChicória ou escarola?

Chicória ou escarola?

Descubra os benefícios e curiosidades sobre a chicória/escarola em nosso novo artigo em parceria com a Enza Zaden.

Divulgação

Autor: Irineu Hirata – Gerente de Desenvolvimento de Produto – Enza Zaden Brasil

Da mesma família das alfaces, alguns dizem que a escarola é menos amarga e a chicória é mais crespa. Independente do conceito, a chicória é bastante consumida no mundo, principalmente em saladas, pizzas, esfihas e refogados. Em alguns países europeus cobre-se o centro da chicória ou envolve-se com um elástico para que o seu centro fique mais branco ou amarelado, consumindo-se basicamente a parte mais interna, considerada mais tenra e saborosa. No Brasil, essa hortaliça é mais consumida nos estados do sul e do sudeste. É rica principalmente em vitaminas A, do complexo B, C, além de minerais como cálcio, ferro, magnésio, potássio, fósforo, zinco e selênio. Portanto, muito boa entre outras para o combate da anemia.

Irineu Hirata/Divulgação

E aqui vão algumas dicas importantes para uma melhor conservação da chicória, mantenha a hortaliça sob refrigeração ao redor de 5~9°C e evite deixá-la em local que tenha corrente de ar. A circulação de ar promove a desidratação da hortaliça. Se puder, desfolhe a escarola ou a chicória, passe em uma centrífuga, retirando toda a água, deixando as folhas secas. Coloque em um saco plástico e retire todo o ar de dentro do saco. A umidade nas folhas e o ar do ambiente é que fazem a hortaliça estragar mais rápido. Mantenha na parte mais baixa da geladeira doméstica.

 A Enza é uma empresa líder em melhoramento de chicórias/escarolas. Nosso programa de melhoramento está localizado na França. Não fazemos modificação genética em nossas hortaliças. Testamos diversas variedades ao redor do mundo, de acordo com suas características locais como umidade, temperatura, altitude, tipo de solo que o agricultor irá cultivar, além das exigências de cada mercado. Assim, o produtor que plantar nossas variedades terá uma segurança maior que poderá colher com mais rendimento e menos perda. E o consumidor uma hortaliça de acordo com as características do consumidor local.

Para conhecer mais sobre nossas atividades e produtos clique aqui.

ARTIGOS RELACIONADOS

Dilema das folhosas: produção e consumo em épocas de frio e calor

A Enza Zaden traz mais um artigo em parceria com a Revista Campo e Negócios.

Encontro Brasileiro de Hidroponia reúne profissionais do setor em Florianópolis

Mais de 350 pessoas passaram pelo evento, todos em busca de mais qualidade e sustentabilidade para seu cultivo   O 11º Encontro Brasileiro de Hidroponia, realizado...

Cultivo em campo aberto ou hidroponia: qual o melhor para o cultivo de folhosas?

O cultivo hidropônico se destaca como a opção mais "eficiente", visto que tem maior rendimento por área.

Couve: vida mais saudável à mesa

A couve-manteiga (Brassica oleracea L. acephala), hortaliça anual ou bienal da família Brassicacea ...

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
Falha na pontuação do usuário captcha. Por favor, entre em contato conosco!