26.6 C
Uberlândia
terça-feira, abril 23, 2024
- Publicidade -
InícioDestaquesChicória ou escarola?

Chicória ou escarola?

Descubra os benefícios e curiosidades sobre a chicória/escarola em nosso novo artigo em parceria com a Enza Zaden.

Divulgação

Autor: Irineu Hirata – Gerente de Desenvolvimento de Produto – Enza Zaden Brasil

Da mesma família das alfaces, alguns dizem que a escarola é menos amarga e a chicória é mais crespa. Independente do conceito, a chicória é bastante consumida no mundo, principalmente em saladas, pizzas, esfihas e refogados. Em alguns países europeus cobre-se o centro da chicória ou envolve-se com um elástico para que o seu centro fique mais branco ou amarelado, consumindo-se basicamente a parte mais interna, considerada mais tenra e saborosa. No Brasil, essa hortaliça é mais consumida nos estados do sul e do sudeste. É rica principalmente em vitaminas A, do complexo B, C, além de minerais como cálcio, ferro, magnésio, potássio, fósforo, zinco e selênio. Portanto, muito boa entre outras para o combate da anemia.

Irineu Hirata/Divulgação

E aqui vão algumas dicas importantes para uma melhor conservação da chicória, mantenha a hortaliça sob refrigeração ao redor de 5~9°C e evite deixá-la em local que tenha corrente de ar. A circulação de ar promove a desidratação da hortaliça. Se puder, desfolhe a escarola ou a chicória, passe em uma centrífuga, retirando toda a água, deixando as folhas secas. Coloque em um saco plástico e retire todo o ar de dentro do saco. A umidade nas folhas e o ar do ambiente é que fazem a hortaliça estragar mais rápido. Mantenha na parte mais baixa da geladeira doméstica.

 A Enza é uma empresa líder em melhoramento de chicórias/escarolas. Nosso programa de melhoramento está localizado na França. Não fazemos modificação genética em nossas hortaliças. Testamos diversas variedades ao redor do mundo, de acordo com suas características locais como umidade, temperatura, altitude, tipo de solo que o agricultor irá cultivar, além das exigências de cada mercado. Assim, o produtor que plantar nossas variedades terá uma segurança maior que poderá colher com mais rendimento e menos perda. E o consumidor uma hortaliça de acordo com as características do consumidor local.

Para conhecer mais sobre nossas atividades e produtos clique aqui.

ARTIGOS RELACIONADOS

Trichoderma se mostra eficiente no controle de sclerotínia em folhosas

Daniela Tiago da Silva Campos Doutora em Microbiologia do Solo e professora da UFMT/DFF/Laboratório de Microbiologia do Solo camposdts@yahoo.com.br Giovani de Oliveira Arieira Doutor em Fitopatologista/Nematologista e professor...

Nematoides atacam folhosas e causam prejuízos

Jadir Borges Pinheiro Geovani Bernardo Amaro Ricardo Borges Pereira Engenheiros agrônomos, DSc. e pesquisadores da Embrapa Hortaliças Na cadeia produtiva das hortaliças folhosas, muitos são os fatores bióticos...

Rúculas Roka e Veloster: variedades rústicas

Precocidade, alta qualidade e excelente pós-colheita são algumas das qualidades dos materiais da linha Topseed Premium.

Manejo do cultivo de escarola em hidroponia

O manejo correto do cultivo de escarola em hidroponia pode aumentar a produtividade e melhorar a qualidade do produto final.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
Falha na pontuação do usuário captcha. Por favor, entre em contato conosco!