22.5 C
Uberlândia
segunda-feira, outubro 7, 2024
- Publicidade -spot_img
InícioNotíciasChuvas bem distribuídas influenciam alta produtividade de algodão na Bahia

Chuvas bem distribuídas influenciam alta produtividade de algodão na Bahia

Segundo associação dos produtores, produção deve aumentar 30% em relação à última safra

 

Créditos Shutterstock
Créditos Shutterstock

O clima tem contribuído bastante para o crescimento das produções de algodão no estado da Bahia. O período positivo começou no fim do ano passado e durou até abril deste ano. O bom volume de chuvas, aliado aos manejos fitossanitários e tratos culturais eficientes, foram os principais responsáveis pela atual fase das lavouras. “A safra 2016/17 foi de aproximadamente 202 mil hectares, para a próxima, há projeções de 30% de incremento“, afirma Antônio Carlos, engenheiro agrônomo da Associação Baiana dos Produtores de Algodão.

Segundo o especialista, a média da safra anterior foi de 165 arrobas. Para esta são previstas 290, conforme constatam já com 55% de área colhida. As principais regiões produtoras do estado são oeste e sudoeste, onde ficam as maiores lavouras de algodão. “A Bahia tem um enorme potencial para a produção de algodão, sendo o maior estado do Nordeste em relação à produtividade da cultura e, junto com Mato Grosso, o maior do país também“, finaliza Antônio Carlos.

De acordo com o meteorologista da Climatempo, Alexandre Nascimento, a chuva retorna na segunda quinzena de outubro e será mais um ano com a chuva favorecendo a safra de algodão na Bahia.

Sobre o Grupo Climatempo  

O Grupo Climatempo é a principal empresa privada de meteorologia do país. Fornece, atualmente, conteúdo para mais de 50 retransmissoras nacionais de televisão, para rádios de todo o Brasil e para os principais portais. Com cerca de dois mil clientes oferece conteúdo meteorológico estratégico para o setor de agricultura, moda e varejo, energia elétrica, construção civil, seguradoras e indústrias farmacêutica e de alimentos.

O Portal Climatempo transformou-se no veículo líder em visitação do país. É referência na divulgação de conteúdo que estimula a consulta diária de previsão do tempo. Classificado nos principais institutos de pesquisa entre os 30 sites mais visitados do país em língua portuguesa, é visitado por mais de 1, 5 milhão de usuários por dia, chegando a quase 3 milhões nas vésperas de feriados e durante fenômenos extremos de tempo e clima, com um crescimento anual na marca de 30%. O Grupo é presidido pelo meteorologista Carlos Magno que, com mais de 27 anos de carreira, foi um dos primeiros comunicadores da profissão no país.

Mais informações: Assessoria de Imprensa Climatempo – Linhas Comunicação  (11) 3465-5888

ARTIGOS RELACIONADOS

Altas temperaturas preocupam safra e encurtam janela

Agromove avalia impactos do El Niño nas principais áreas produtoras do Brasil.

Estudo avalia nutrição em 5 culturas

Levantamento exclusivo da Kynetec se estendeu às culturas de algodão, cana-de-açúcar e milho safrinha, além de focar soja e café, anteriormente cobertas.

Ácaros reduzem produtividade e peso do algodão

Climas quentes e secos podem favorecer a proliferação rápida dessa praga, aumentando o risco de infestações no algodão.

Nutrição é a chave para aumentar a rentabilidade do algodoeiro

No Congresso, a Yara irá lançar o Turbo PROCOTE+S, fertilizante com alta concentração de fósforo e enxofre, prontamente disponíveis para a planta. Uma das maiores...

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
Falha na pontuação do usuário captcha. Por favor, entre em contato conosco!