18.1 C
São Paulo
sábado, agosto 13, 2022
-Publicidade-
Inicio Mercado Clima joga contra o plantio do trigo na região Sul

Clima joga contra o plantio do trigo na região Sul

Principais produtores do cereal no país, Paraná e Rio Grande do Sul tiveram problemas com a semeadura por causa do tempo instável

O Moinho Sete Irmãos incentiva a produção de trigo em Minas Gerais - Crédito Shutterstock
 Crédito Shutterstock

O excesso de chuvas das últimas semanas, aliado à redução de área destinada ao plantio, pode afetar de forma significativa a safra de trigo brasileira na temporada 2016/17. Nos estados do Paraná e do Rio Grande do Sul, responsáveis por 85% da produção nacional, os agricultores já começam a se preocupar com o atraso na semeadura e a interferência no calendário de outras culturas, como a soja verão. A situação dos gaúchos é mais crítica, pois o plantio está completamente parado. No Paraná, os triticultores já conseguiram avançar mais em comparação ao Rio Grande do Sul, mas ainda assim a situação preocupa“, adianta o gerente do Núcleo de Agronegócio Gazeta do Povo (AgroGP), Giovani Ferreira.

A análise completa do cenário produtivo e comercial do trigo consta no AgroReport desta segunda-feira (12), boletim técnico em formato digital editado pelo AgroGP e disponibilizado para download em www.gazetadopovo.com.br/agronegocio.

AgroReport

Os AgroReports são divulgados semanalmente e apresentam análises setoriais sobre as principais cadeias produtivas do agronegócio: bovinos, aves, suínos, soja, milho e trigo. “Pretendemos antecipar os rumos do mercado interno e internacional e apontar tendências com base na capilaridade obtida durante os 11 anos de atuação em projetos como a Expedição Safra, presente em 16 estados e 12 países, além do Fórum de Agricultura da América do Sul“, explica Ferreira. Em quatro edições, o evento reuniu participantes de mais de 30 países para debater o futuro do agronegócio mundial a partir da perspectiva sul-americana.

———————-

Sobre o AgroGP

O Núcleo de Agronegócio Gazeta do Povo mantém a plataforma de conteúdo especializado do jornal Gazeta do Povo, integrante do Grupo Paranaense de Comunicação (GRPCOM). Além de notícias em tempo real, o AgroGP oferece videorreportagens, cotações, projeções de mercado, relatórios técnicos e organiza projetos especiais, como a Expedição Safra. Há 11 anos na estrada, a equipe de técnicos e jornalistas faz uma sondagem periódica da cadeia produtiva de grãos com roteiros pelo Brasil, a América do Sul e os Estados Unidos, além de incursões pela Europa (Alemanha, Holanda, Bélgica e França), Ásia (China e Índia) e ao Canal do Panamá.

Informações para a imprensa

Centro de Comunicação

Camila Tsubauchi | Bruna Robassa

camilats@centrodecomunicacao.com.br

Tel.: +55 (41) 3018.8062 | 9 9972.1904

Inicio Mercado Clima joga contra o plantio do trigo na região Sul