20.6 C
Uberlândia
sábado, abril 20, 2024
- Publicidade -
InícioNotíciasEPAMIG apresenta potencial de silagem de trigo

EPAMIG apresenta potencial de silagem de trigo

Eventos serão realizados em parceria com a Emater-MG em dez municípios das regiões Sul, Sudoeste e Campo das Vertentes.

A cultivar de trigo MGS Brilhante tem sido amplamente recomendada por pesquisadores e extensionistas de Minas Gerais como alternativa nutritiva e econômica para a produção de silagem na época de entressafra (ou safrinha) do milho, cereal tradicionalmente mais utilizado na alimentação de bovinos. Com o objetivo de difundir tecnologias e informações a respeito desse material, além de promover trocas de experiências entre produtores e técnicos, a Empresa de Pesquisa Agropecuária de Minas Gerais (EPAMIG) realiza, entre os dias 10 e 21 de julho, uma série de dez Dias de Campo em municípios das regiões mineiras do Sul, Sudoeste e Campo das Vertentes.

Lavoura de trigo MGS-brilhante no Campo Experimental de Felixlandia
Créditos: Divulgação

Durante os encontros técnicos, que têm co-realização da Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado de Minas Gerais (Emater-MG), serão apresentadas palestras sobre técnicas de plantio, cultivo e colheita, além de informações sobre condução das lavouras, processamento e armazenamento da silagem. Os participantes também poderão conferir o desenvolvimento da cultivar nas lavouras experimentais, onde os Dias de Campo vão ocorrer.

Da panificação à silagem

A MGS Brilhante foi lançada pela EPAMIG em 2005, originalmente com a finalidade de ser recomendada para a produção de pães. Em 2018, a Empresa foi procurada por um grupo de produtores de gado da região do Alto Paranaíba, que buscavam uma alternativa para a silagem de milho, por conta de seu alto custo de produção. “Foi então que, investigando as possibilidades, descobrimos que a MGS Brilhante era ideal para a produção de silagem. Isso porque, além da resistência à seca e ao calor, suas espigas não possuem aristas, estruturas anatômicas que causam pequenos ferimentos no rúmen dos animais”, conta o pesquisador da EPAMIG Oeste, e um dos organizadores dos Dias de Campo, Maurício Antônio Coelho.

Segundo ele, a MGS Brilhante foi a primeira cultivar de trigo adaptada para a região do Cerrado lançada com potencial para forragem. Outra importante característica do material é que ele apresenta um crescimento vertical e sem “acamamento”, fazendo com que não haja perdas durante a colheita do trigo.

Após várias avaliações de produtividade e qualidade da silagem, os pesquisadores da EPAMIG iniciaram, a partir de 2021, uma série de experimentos com gado de corte, comparando a silagem de milho com a silagem de trigo MGS Brilhante no Campo Experimental de Sertãozinho, em Patos de Minas (MG). “Os resultados foram surpreendentes e indicaram que o volumoso à base de milho e o volumoso à base de trigo MGS Brilhante proporcionaram ganhos de peso equivalentes”, explica Maurício. Contudo, ele reforça a recomendação de que os produtores não devem substituir a silagem de milho pela de trigo, pois ambas são complementares e igualmente importantes para a rotação de culturas em uma propriedade rural.

Unidades Demonstrativas

Os eventos ocorrem em Unidades Demonstrativas montadas pela EPAMIG e Emater-MG, com financiamento da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais (Fapemig), para que os participantes observem os resultados da MGS Brilhante diretamente no campo. “Estou bastante otimista quanto ao sucesso da silagem de trigo. Temos recebido um retorno muito positivo dos produtores que estão com essas lavouras experimentais de MGS Brilhante, relatando que vizinhos têm os procurado para mais informações”, comenta o coordenador técnico da Emater-MG na região de Alfenas (MG), e um dos organizadores dos eventos, Marcelo Martins. “É um segundo volumoso de ótima digestibilidade e que fornece fibra longa para os bovinos, o que é muito procurado por produtores para estimular o rúmen dos animais”, completa. Segundo o técnico, a demanda por sementes tem sido crescente entre os pecuaristas que tiveram contato com a tecnologia.

O zootecnista, e chefe da Assessoria de Negócios Agropecuários da EPAMIG, Clenderson Corradi, antecipa que a EPAMIG está expandindo sua produção de sementes para atender a essa demanda. “Nossa equipe técnica tem uma preocupação grande em repassar sementes de alta qualidade, certificadas pelo Ministério da Agricultura (MAPA), por isso temos aumentado nossa produção aos poucos. Este ano, ampliamos nossos campos de trigo MGS Brilhante e estamos com a expectativa de colher entre 50 e 60 toneladas de sementes”, explica Clenderson, que completa: “Também estamos trabalhando, de forma segura e criteriosa, a possibilidade de credenciar alguns parceiros produtores de sementes, por conta do aumento da procura”.

Interessados em adquirir sementes podem fazer as encomendas na Assessoria de Negócios Agropecuários, pelo e-mail asagro@epamig.br ou telefone (31) 3489-5060, e no Campo Experimental de Sertãozinho, cest@epamig.br (34) 3821-8699.

Confira abaixo as datas, horários e locais dos Dias de Campo:

10/7 – Areado – 13h30 – Fazenda Córrego Raso – (35) 9 9135-0229

11/7 – Pratápolis – 9h – Sítio Pontal – (35) 9 9105-9452

12/7 – Santa Rita de Caldas – 9h – Sítio Ipê (Bairro São José do Prata) – (35) 9 9984-2264

13/7 – Cachoeira de Minas – 13h30 – Sítio Santa Clara (Bairro Alto das Cruzes) – (35) 9 9985-9044

14/7 – Turvolândia – 9h – Sítio São Domingos – (35) 9 9962-1356 / (35) 3242-1322

17/7 – Ingaí – 13h30 – Sítio Santa Edwirges – (35) 9 9208-0247

18/7 – Conceição da Barra de Minas – 9h – Sítio Rancho Alegre – (32) 9 8423-4981

19/7 – Andrelândia – 13h30 – Sítio Mato Grosso – (35) 9 9157-6770

20/7 – Aiuruoca – 13h30 – Sítio Bela Vista – (35) 9 9736-2023

21/7 – Dom Viçoso – 9h30 – Sítio Pinhão Grande (Bairro Bocaina) – (35) 9 9956-1200

ARTIGOS RELACIONADOS

Sementeiros do Paraná e de São Paulo apostam em cultivar de trigo própria para a região

Focando na produção de trigos tipo pão e melhorador, a Cocamar Cooperativa Agroindustrial investiu, juntamente com dois cooperados, na produção de sementes certificadas C1 da...

Produção mineira de grãos ultrapassa 14 milhões de toneladas

  Volume recorde tem crescimento de aproximadamente 20% em relação à safra anterior   A produção mineira de grãos alcançou volume recorde de 14,1 milhões de toneladas...

Consórcio de café e arroz é testado no Sul de Minas

Emater-MG e Epamig implantam unidades demonstrativas de arroz no Sul de Minas.

Policote Nitro – Aditivo para aumentar a eficiência da adubação nitrogenada

Roberto Reis Engenheiro agrônomo, doutor e diretor técnico/Wsct Devido à importância nutricional, ao baixo aproveitamento agronômico e à elevada participação do custo de produção agrícola da...

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
Falha na pontuação do usuário captcha. Por favor, entre em contato conosco!