Com avanço da safra de grãos, aumenta preocupação com ataque de lagartas

0
104
Helicoverpa – Crédito Alexandre Figueiredo Fachinello

Especialista reforça a necessidade de monitoramento da soja e do milho; Abaday, da Sumitomo Chemical, apresenta duplo modo de ação

Com a safra de soja caminhando para o fim e o plantio da safrinha de milho, aumenta a possibilidade de ataque das lagartas, principalmente a do gênero Spodoptera, uma das mais resistentes. Com isso, torna-se necessário o monitoramento das lavouras e, agravando o quadro, a aplicação de defensivos.

Engenheiro agrônomo, consultor e pesquisador nas regiões do oeste da Bahia, Vale do Araguaia e Mato Grosso, Luis Henrique Kasuya lembra que a soja entrando nas fases R1, R2 e R3 (florescimento e desenvolvimento das vagens) fica mais suscetível ao ataque do complexo de lagartas. Tanto a convencional quanto a transgênica, que também pode sofrer com a lagarta Spodoptera.

O milho, nas fases de pendoamento e de enchimento, pode sofrer ainda com o ataque da Spodoptera frugiperda. “É importante o produtor se prevenir e monitorar muito bem suas lavouras para evitar prejuízos. O agricultor tem à sua disposição uma grande ferramenta no mercado, que tem ação de choque e residual. É importante ter esse monitoramento e, ser for necessário, fazer a aplicação para ter um bom controle”, diz o especialista.

O engenheiro agrônomo e gerente de inseticidas da Sumitomo Chemical, Alexandre Manzini, destaca a lagarta como uma das principais pragas do Brasil, em diferentes culturas, “tirando o sono do agricultor”.

“A Sumitomo, uma empresa centenária, acessa o produtor rural dentro de uma proposta de inovação. A empresa lançou, em dezembro, o Abaday, um inseticida focado no mercado de lagartas com duplo modo de ação, de choque e também de residual, que tem por excelência, principalmente, o controle da Spodoptera”, explica o gerente da Sumitomo Chemical.

Manzini reforça que essa lagarta causa bastante prejuízo para diferentes lavouras, e é de extrema importância controlar e monitorar. O inseticida Abaday garante um controle por longo tempo, com ação adulticida e ovicida. O produto é ideal para o manejo de resistência e manejo integrado de pragas, controlando os diversos estágios das lagartas com alta performance.

Sobre a Sumitomo Chemical
Sediada em Tóquio, no Japão, a Sumitomo Chemical é uma das principais empresas químicas do mundo. Fundada em 1913, está presente em mais de 180 países, com cerca de 32 mil funcionários. Na América Latina, opera com soluções para agricultura, nutrição animal e saúde ambiental com o objetivo de promover o bem-estar oferecendo soluções sustentáveis para a produção de alimentos e a saúde da sociedade. No Brasil, a Sumitomo Chemical realiza suas atividades a partir de um escritório central, localizado em São Paulo (SP), um centro de pesquisas em Mogi Mirim (SP) e uma fábrica em Maracanaú (CE), além de contar com unidades de distribuição e equipe técnica altamente capacitada em todo o território nacional. Firmando seu compromisso com o desenvolvimento sustentável, a companhia é signatária do Pacto Global e promove ações para contribuir com os 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), iniciativa da Organização das Nações Unidas (ONU) que estipula metas para transformar o mundo até 2030.