28.6 C
Uberlândia
domingo, maio 19, 2024
- Publicidade -
InícioDestaquesCom instabilidade nos grãos, pecuária consolida-se como opção em Mato Grosso

Com instabilidade nos grãos, pecuária consolida-se como opção em Mato Grosso

Diante da forte queda nos preços da soja e do milho em 2023, produtores têm investido em tecnologias que garantem uma integração lavoura-pecuária altamente rentável

Divulgação

A queda brusca dos preços dos grãos, que em algumas regiões do Brasil chegou a 50%, tem feito com que muitos agricultores busquem alternativas para diversificar seus negócios. Entre as estratégias mais eficientes atualmente, está uma velha conhecida do produtor brasileiro: a pecuária. Atividade até outrora pouco rentável, a criação de gado se transformou nos últimos anos graças às novas tecnologias disponíveis e hoje pode ser tão rentável quanto a soja, o milho ou o algodão.

Um exemplo deste novo cenário de diversificação foi apresentado no dia 13 de abril, durante a segunda etapa do 11º Simpósio Nutripura, realizado na Fazenda Santa Terezinha, em Campo Novo do Parecis, evento que contou com a participação de mais de 200 pessoas, entre produtores, consultores e jornalistas.

A propriedade, operada pelo Grupo Piaia, é referência na produção de algodão, soja e milho, mas vem investindo fortemente na pecuária como estratégia de diversificação e melhoria dos solos. Com 3 mil hectares dedicados à pecuária, o grupo conta atualmente com cerca de 12 mil cabeças de gado no sistema de integração lavoura-pecuária.

Todas as soluções desenvolvidas pela Nutripura, que estão em fase de implementação na Fazenda Santa Terezinha, foram apresentadas no evento, assim como a fórmula para transformar a pecuária em uma atividade muito mais sustentável, produtiva e rentável.

“A Nutripura veio para somar dentro do Grupo Piaia, fazendo um bom trabalho no desenvolvimento da nossa pecuária”, afirma Edilson Piaia, proprietário da fazenda. “Temos muito a aprender, mas já entendemos que temos que tratar a pecuária da mesma forma como tratamos as cultura do algodão, da soja. Só assim teremos uma rentabilidade cada vez melhor.”

De acordo com Luciano Resende, sócio-diretor da Nutripura, é preciso que os produtores interessados nesta diversificação compreendam o verdadeiro sentido da integração lavoura-pecuária. Segundo ele, é necessário pensar tanto o sistema de produção quanto a questão dos custos da fazenda como um todo.

“Os gestores de agricultura, os responsáveis pela pecuária, a diretoria, todos precisam atuar juntos no sentido de definir as melhores estratégias para que a fazenda tenha a maior rentabilidade possível”, afirma o executivo.

Em 2024, o Simpósio Nutripura ainda passará por mais três cidades de Mato Grosso e Mato Grosso do Sul, sendo outros dois dias de campo e um evento de encerramento com a presença de palestrantes de peso como o escritor Augusto Cury, o empresário Jorge Nishimura (sócio da Jacto) e o consultor Marcos Jank. As inscrições para todas as etapas restantes estão disponíveis através do site nutripura.com.br/simpósio.

ARTIGOS RELACIONADOS

Adjuvante proporciona menor evaporação do defensivo

Ricardo Aparecido Calore Engenheiro agrônomo e doutor em Agronomia ricardocalore@yahoo.com.br A tecnologia de aplicação de produtos fitossanitários trata do conjunto de técnicas e tecnologias para a...

BVD é um risco à pecuária brasileira

Os riscos da Diarreia Viral Bovina e os prejuízos causados pela enfermidade aumentam com a incidência dos animais persistentemente infectados (P.I), que são os maiores transmissores da doença

Mistura em tanque: Qual a realidade?

Pesquisas mostram que 97% dos agricultores praticam a mistura A mistura de produtos para pulverização é utilizada pela maioria dos produtores, especialmente para aumentar o número...

Canal Rural lança novo aplicativo do Lance Rural

Ferramenta chega para melhorar a experiência dos usuários que assistem as transmissões de leilões e eventos online.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
Falha na pontuação do usuário captcha. Por favor, entre em contato conosco!