20.6 C
Uberlândia
sábado, abril 20, 2024
- Publicidade -
InícioDestaquesComo evitar quebras na cadeia produtiva

Como evitar quebras na cadeia produtiva

Impactos podem ser causados em qualquer etapa da produção ou logística, independentemente da causa ou complexidade das quebras

As quebras na cadeia produtiva são um dos fatores que podem impactar o fornecimento e o desempenho operacional das empresas que precisam exportar ou importar. Apesar de envolverem muitos fatores externos, como causas naturais, pandemias, questões políticas e guerras, é possível mitigar os riscos e reduzir impactos na produção. 

De acordo com Helmuth Hofstatter, CEO da Logcomex — empresa que oferece tecnologia para o comércio exterior por meio de uma plataforma completa end-to-end, ajudando gestores a planejar, monitorar e automatizar o seu supply chain —, nem todos os cenários são tão imprevisíveis que não possam fazer parte de um plano de ação. “Cenários macroeconômicos, por exemplo, podem ser analisados previamente, assim como questões relacionadas à tecnologia, como um vazamento de dados causado por falta de manutenção ou o uso de soluções seguras”, avalia.

Segundo Hofstatter, quando a empresa investe em planejamento adequado consegue tomar decisões com mais agilidade e assertividade. “É fundamental a empresa manter um gerenciamento de risco efetivo para evitar quebras na cadeia, assim como criar planos de ação a partir de eventos passados”, afirma. 

O CEO da Logcomex dá as seguintes sugestões para um plano prévio que evite quebras na cadeia produtiva:

  • Mapeie sua cadeia de suprimentos com rastreabilidade: “Crie procedimentos formais com o fluxo operacional, mapeando e rastreando toda sua cadeia de fornecimento. Existem soluções digitais que auxiliam no acompanhamento logístico da sua operação tornando o processo mais seguro”.
  • Diversifique seus fornecedores e parceiros de fabricação: Segundo o CEO da Logcomex, é importante estar atento ao mercado e criar relacionamentos comerciais com mais de um fornecedor, principalmente no mercado internacional.
  • Automatize suas operações e continue a buscar novas tecnologias: A automatização de processos é fundamental para reduzir a margem de erros humanos e agilizar tomada de decisões.  “O LogManager, por exemplo, é uma solução desenvolvida pela Logcomex que visa o planejamento, monitoramento e redução de custo da sua operação com visibilidade em toda sua logística”, explica Hofstatter.
ARTIGOS RELACIONADOS

Cadeia produtiva debate protagonismo brasileiro

Com a presença de mais de 20 lideranças do agro brasileiro, entidade irá integrar cadeia produtiva para um debate intenso e representativo, e promover o apontamento de soluções para que o Brasil seja protagonista mundial sobre o tema Produzir e Conservar

Como evitar o desperdício de alimentos

Conectando produtores e restaurantes com eficiência tecnológica, estratégia de foodtech simplifica a cadeia de abastecimento gerando soluções de ponta a ponta.

Tecnologias para evitar o fim das florestas tropicais

Prêmio XPRIZE Rainforest - Florestas Tropicais estimula soluções tecnológicas inovadoras para a conservação da biodiversidade.

Cadeia tomateira espera aumento de produção em 18% na safra 2023

Segundo dados da TOMATE BR, área a ser cultivada também deve crescer em 7%, mas desafios quanto ao clima e mercado persistem.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
Falha na pontuação do usuário captcha. Por favor, entre em contato conosco!