26.6 C
Uberlândia
terça-feira, abril 23, 2024
- Publicidade -
InícioDestaquesComo fertilizantes com aminoácidos aprimoram o cultivo

Como fertilizantes com aminoácidos aprimoram o cultivo

Ajinomoto® Fertilizantes destaca benefícios como a prevenção do estresse abiótico e a melhora no potencial produtivo

Créditos: Divulgação

No Dia Mundial da Banana, celebrado em 22 de setembro, destaca-se a relevância desta fruta tanto para a saúde dos consumidores, quanto para a economia agrícola brasileira. O Brasil, como o quarto maior produtor global de bananas, enfrenta desafios consideráveis em sua produção, principalmente devido às condições climáticas imprevisíveis que afetam o cultivo. Em resposta a essas adversidades, a Ajinomoto® Fertilizantes, divisão de agronegócios da Ajinomoto do Brasil, oferece soluções inovadoras para os produtores rurais.

Os produtos desempenham um papel crucial na eficiência da absorção e aproveitamento de nutrientes pelas plantas, garantindo maior mobilidade desses componentes em seu interior. Na cultura da banana, essas substâncias têm papel importante na prevenção de estresse abiótico, resultante de condições adversas do ambiente ou de deficiências nutricionais.

“O cultivo de bananeiras requer condições climáticas tropicais ideais, porém, controlar o clima não está ao alcance do produtor, e condições ambientais extremas podem afetar negativamente a produção. Entre as nossas soluções estão fertilizantes com benefícios antiestressantes, como o AMINO® Proline, que contém os aminoácidos prolina e glicina-betaína”, afirma Rafael Hirano, gerente da área técnica da Ajinomoto® Fertilizante.

Segundo o executivo, o AMINO® Proline é um fertilizante organomineral avançado, composto por uma mistura exclusiva de aminoácidos produzidos em processos de fermentação controlados. Projetado para apoiar culturas em condições extremas, como escassez de água, solo salino e temperaturas extremas, ele atua como osmorregulador, fortalecendo estruturas celulares e participando ativamente no ciclo do nitrogênio para promover um crescimento saudável, mesmo sob situações desafiadoras.

“Esses aminoácidos agem como verdadeiros aliados na gestão fisiológica da planta, melhorando seu potencial produtivo e permitindo que ela enfrente situações críticas com maior resiliência”, explica Rafael Hirano.

Estudo científico

Um estudo conduzido em parceria com a UNESP Registro/SP durante a safra de 2019/2020 demonstrou os benefícios do uso do fertilizante organomineral AMINO® Proline. Os resultados revelaram que a aplicação deste produto em bananeiras na região do Vale do Ribeira (SP) resultou em um aumento significativo de 1,87 kg no peso do cacho.

“Essa melhora na produção está diretamente relacionada à ação dos aminoácidos prolina e glicina-betaína, presentes no fertilizante. A glicina-betaína atua como um bioestimulador, conferindo proteção à planta em condições de estresse e melhorando a eficiência do uso de água nas células. Por sua vez, a prolina age reduzindo os danos causados por condições adversas, como escassez de água e temperaturas extremas, aumentando a resistência da planta”, finaliza o gerente da área técnica da Ajinomoto® Fertilizante.

ARTIGOS RELACIONADOS

Viabilidade do cultivo da banana-da-terra em São Paulo

Estudos da APTA visam identificar quais as melhores variedades para serem cultivadas no Estado e se o investimento na cultura é um bom negócio para os agricultoresFrita, cozida, em forma de farinha ou chips, a banana-da-terra, também conhecida como plátano, é consumida principalmente no Norte, Nordeste e Centro-Oeste do País, mas tem conquistado o paladar dos paulistas, que utilizam o produto, inclusive, na alta gastronomia.

Epagri faz fertilizante de resíduos de frigoríficos

Epagri se une à Pamplona e desenvolve fertilizante a partir de resíduos de frigorífico

Fertilizantes com aminoácidos fortalecem o agronegócio

Aposta em pesquisa e tecnologia coloca a Ajinomoto® Fertilizantes no caminho do desenvolvimento de insumos agrícolas inovadores e sustentáveis.

Infraestrutura portuária contribui para redução de custos na importação de fertilizantes em Paranaguá

A infraestrutura e a logística portuária no Porto de Paranaguá são fatores que também contribuem para a redução nos custos da cadeia produtiva do fertilizante no...

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
Falha na pontuação do usuário captcha. Por favor, entre em contato conosco!