24.6 C
Uberlândia
quinta-feira, novembro 21, 2024
- Publicidade -spot_img
InícioArtigosHortifrútiComo identificar o volume de calda ideal?

Como identificar o volume de calda ideal?

Recomendações permitem pulverizações mais assertivas, com ganhos econômicos e ambientais

Crédito: Divulgação

O controle químico do psilídeo, inseto vetor do greening, é uma ação fundamental para o manejo da doença. Buscando aumentar a eficiência das aplicações, uma pesquisa do Fundecitrus avaliou os volumes de calda de 25, 40 e 70 mL de calda/m³ de copa em frequências de aplicação semanais, quinzenais e mensais.

“Os resultados indicam o volume de calda ideal para as diferentes frequências e permitem pulverizações mais assertivas, com ganhos econômicos e ambientais”, avalia o pesquisador do Fundecitrus Marcelo Miranda, responsável pelo trabalho.

Em áreas com frequência de pulverização de sete dias, a recomendação é utilizar volume de calda de 25 mL/ m³ de copa. Para pulverizações quinzenais e mensais, recomenda-se 40 mL/m³ de copa, pois esse volume de calda apresenta período de controle semelhante ao de 70 mL/m³ de copa. “Não há ganho significativo no controle do psilídeo com o volume de 70 mL/m³ de copa”, diz Miranda.

A pesquisa testou, ainda, volume de calda de 25 mL/m³ de copa com correção de dose para 40 mL/m³ de copa e não houve ganho efetivo na eficiência do controle. Assim, para este volume não há necessidade de correção de dose.

Sustentabilidade

Embora o cinturão citrícola de São Paulo adote alta frequência de pulverizações para o controle do psilídeo, a quantidade de inseticida utilizada por área por aplicação é significativamente menor do que a usada em países da América Latina e também na Flórida (EUA).

Isso ocorre porque nesses locais as doses (ml inseticida/L de água) dos produtos são maiores (2-8 vezes) e o volume utilizado é até duas vezes superior. Assim, em São Paulo, uma propriedade que realiza aplicações quinzenais chega a utilizar 65% menos ingrediente ativo por hectare por ano, quando comparada a propriedades destes países que realizam uma aplicação mensal.

ARTIGOS RELACIONADOS

Como deve ser o manejo nutricional da abobrinha italiana?

AutoresArnon Higor Leitão Graduando em Engenharia Agronômica - Centro Universitário Sudoeste Paulista (UNIFSP) arnonhigorleitao2@gmail.com Bruno Novaes Menezes Martins Engenheiro agrônomo, doutor em Agronomia (Horticultura)...

Bioinsumos promovem sustentabilidade sem afetar produtividade

Soluções que já estão no escopo do agro brasileiro podem ser escolhas eficientes na formação de lavouras sustentáveis, que contribuirão com a transformação dos sistemas alimentares.

Nasce a Associação Brasileira de Produtores de Cedro Australiano

Eduardo Stehling Biólogo e gestor de melhoramento e produção da Bela Vista Florestal pesquisa@belavistaflorestal.com.br Foi criada, no dia 21 de junho, em Belo Horizonte (MG),...

Panorama do cultivo de mamão no Brasil

O mamoeiro é cultivado na Ásia, nas Américas e na África, que, juntas, produziram em 2016 cerca de 13,05 milhões de toneladas de frutos. O Brasil é responsável por 10,9% da produção mundial, o que equivale a 1,4 milhão de toneladas da fruta. Nos últimos anos, o Brasil exportou a quantidade de frutos que corresponde a US$ 42 milhões, mas a maior parte de sua produção é consumida no mercado interno.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
Falha na pontuação do usuário captcha. Por favor, entre em contato conosco!