26.6 C
Uberlândia
terça-feira, abril 23, 2024
- Publicidade -
InícioDestaquesComo montar uma horta em espaço pequeno

Como montar uma horta em espaço pequeno

Nos últimos anos, tem se tornado comum o hábito de plantar em casa para ter uma alimentação mais saudável.

Mesmo com pouco espaço disponível, é possível cultivar hortaliças. Porém, é importante ser feito o bom uso e otimização desse espaço, assim será possível utilizar vasos pequenos, suspensos ou dispostos verticalmente nas paredes, por exemplo.

Imagem: Reprodução

Tipos de vasos

Existem diversos tipos de vasos disponíveis, de diferentes formas, cores, materiais e tamanhos que podem ser utilizados para produção de hortaliças. A escolha vai segundo o espaço e local disponível para acomodá-los, bem como o tipo de plantio que será feito nele. Para pequenos plantios, muitas vezes, não são necessários vasos profundos e de grande superfície. Um bom exemplo é a reutilização de embalagens de bandejas plásticas, para produção de microverdes, ou ainda, garrafas pets para produção de folhosas.

Luminosidade

O acesso à luz é essencial. Isso deve ser considerado no momento de escolher o lugar ideal da casa ou apartamento para a montagem da horta, é importante que o local tenha acesso à luz pelo menos em alguns períodos do dia. Toda planta precisa de luminosidade para seu processo de fotossíntese e, consequentemente, um bom desenvolvimento.

Principais cultivares e cuidados
 
Em espaços menores, as opções de cultivo mais recomendadas são as plantas que não possuem um crescimento vegetativo muito grande, ou seja, plantas de porte mais compacto, seja da parte aérea, quanto no desenvolvimento radicular, visto que estariam sendo cultivadas em pequenos vasos.

As hortaliças compatíveis com esse sistema seriam as folhosas, em geral, como alfaces, rúculas, agrião, rabanetes, cenouras, ervas e temperos como manjericão, salsa, cebolinha, coentro, alecrim, tomilho.
Vale lembrar que é importante considerar a região em que reside e a estação do ano na hora de plantar, algumas cultivares desenvolvem-se melhor em determinadas regiões e climas, essas informações são normalmente indicadas pelos fornecedores de sementes em suas embalagens. Ficar atento às necessidades de manejos também faz total diferença no processo de produção, como a quantidade de regas, adubação e demais tratos culturais.

Hortas grandes x hortas pequenas


A principal diferença entre a produção de hortas grandes e pequenas seria o aumento de possibilidades de condução dos cultivos, já que em hortas grandes é possível produzir variedades que exigem mais espaço para seu desenvolvimento, ou mesmo conduzi-las em diferentes formas de tutoramento.
Diferentemente de espaços pequenos, hortas com amplo espaço possuem uma gama maior de variedades, podendo realizar um maior escalonamento de plantios, conseguindo atingir mais produções ao longo de um período.

ARTIGOS RELACIONADOS

Passo a passo para plantar árvores frutíferas no chão

Confira o passo a passo como plantar uma árvore frutífera no seu quintal ou pomar, como um profissional.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
Falha na pontuação do usuário captcha. Por favor, entre em contato conosco!