22.6 C
Uberlândia
sexta-feira, dezembro 13, 2024
- Publicidade -spot_img
InícioDestaquesSoluções protegem feijoeiro de doenças

Soluções protegem feijoeiro de doenças

Tratamento baseado em tecnologia fungicida multiculturas e em inseticida de ponta, específico ao manejo de lagartas, ganha adesão nas áreas produtivas

Após a realização de diferentes estudos em nível de campo, e da coleta de resultados favoráveis também em áreas comerciais de feijão, a equipe técnica da Sipcam Nichino apresenta inovações no controle de doenças e de lagartas.A companhia desenvolveu um sistema de manejo fitossanitário do feijoeiro ancorado no fungicida multiculturas Vitene® e no inseticida Takumi®, este igualmente aplicado em outros cultivos estratégicos.

Lavoura de feijão
Imagem: Reprodução

Conforme o engenheiro agrônomo Vitor Cabral Araújo, da área de desenvolvimento de mercado, o fungicida Vitene® age frente a três doenças economicamente relevantes do feijoeiro: antracnose (Colletotrichum lindemuthianum), ferrugem (Uromyces appendiculatus) e mancha-angular (Phaeoisariopsis griseola). “Esses patógenos levam a perdas situadas entre 70% e 100% de uma lavoura”, resume Cabral.

Um fungicida sistêmico, do grupo das estrobilurinas e dos triazois, com penetração, distribuição e efeito rápidos (ação translaminar), Vitene® transfere alta seletividade e ausência de fitotoxicidade ao feijoeiro, segundo o agrônomo.

“A recomendação da companhia ao produtor é iniciar aplicações de Vitene® preventivamente, na fase vegetativa, antes do florescimento do feijão. Tivemos resultados favoráveis ao começar aplicar o fungicida perto de trinta dias após a emergência da planta”, acrescenta Vitor.

Helicoverpa no feijoeiro

Considerada uma das principais pragas da agricultura brasileira nos dias de hoje, a lagarta Helicoverpa armigera tem seu controle mais complexo a cada safra. De acordo com especialistas, há registros de ataques crescentes dessa praga em diferentes áreas produtoras de feijão.

Do portfólio da Sipcam Nichino, complementa Vitor Cabral, o inseticida Takumi® entrega resultados mais robustos, safra após safra. “Takumi® foi desenvolvido, especificamente, visando às lagartas de difícil controle, entre estas Spodoptera frugiperda e Chrysodeixis includens ou falsa-medideira, bem como para a Helicoverpa no feijão”, frisa o agrônomo.

De acordo com ele, no feijoeiro as aplicações do inseticida devem começar quando a Helicoverpa se encontrar nos primeiros estágios de desenvolvimento, na época de formação de vagens e enchimento de grãos, “momento em que a cultura está mais sensível ao ataque da praga”, diz Cabral.

O agrônomo enfatiza que Takumi® demonstra encaixe adequado nos programas de manejo de resistência de lagartas aos inseticidas. Para a empresa, os bons resultados de Takumi® vêm atrelados às propriedades da molécula flubendiamida 222. “Essa tecnologia leva a Helicoverpa a cessar a alimentação, por contato e ingestão. Outro atributo reside na alta seletividade a inimigos naturais. Takumi® favorece o MIP ou manejo integrado de pragas.”

ARTIGOS RELACIONADOS

HELM do Brasil destaca solução para agricultura de precisão

A HELM do Brasil participa nos dias 18 a 21 de janeiro da 7ª edição do SUPER AGRO100, evento ...

Inovação que gera valor!

O Brasil é o maior produtor mundial de soja e, o grão é a principal cultura cultivada em território nacional. Por isso, a importância dessa oleaginosa é indiscutível e promover tecnologias que permitam uma produção crescente e sustentável se tornou indispensável.

Albaugh amplia soluções para cana-de-açúcar e pastagem

Companhia segue expandindo oferta de tecnologias e consolida posição de player na entrega de alternativas tecnológicas eficazes ao agricultor. brasileiro

Novo fungicida entrega resultados no controle de doenças do feijoeiro

Antracnose, ferrugem e mancha-angular ocasionam danos de 70% a 100% a uma lavoura de feijão, de acordo com especialistas

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
Falha na pontuação do usuário captcha. Por favor, entre em contato conosco!