25.6 C
Uberlândia
sábado, abril 27, 2024
- Publicidade -
InícioDestaquesSoluções protegem feijoeiro de doenças

Soluções protegem feijoeiro de doenças

Tratamento baseado em tecnologia fungicida multiculturas e em inseticida de ponta, específico ao manejo de lagartas, ganha adesão nas áreas produtivas

Após a realização de diferentes estudos em nível de campo, e da coleta de resultados favoráveis também em áreas comerciais de feijão, a equipe técnica da Sipcam Nichino apresenta inovações no controle de doenças e de lagartas.A companhia desenvolveu um sistema de manejo fitossanitário do feijoeiro ancorado no fungicida multiculturas Vitene® e no inseticida Takumi®, este igualmente aplicado em outros cultivos estratégicos.

Lavoura de feijão
Imagem: Reprodução

Conforme o engenheiro agrônomo Vitor Cabral Araújo, da área de desenvolvimento de mercado, o fungicida Vitene® age frente a três doenças economicamente relevantes do feijoeiro: antracnose (Colletotrichum lindemuthianum), ferrugem (Uromyces appendiculatus) e mancha-angular (Phaeoisariopsis griseola). “Esses patógenos levam a perdas situadas entre 70% e 100% de uma lavoura”, resume Cabral.

Um fungicida sistêmico, do grupo das estrobilurinas e dos triazois, com penetração, distribuição e efeito rápidos (ação translaminar), Vitene® transfere alta seletividade e ausência de fitotoxicidade ao feijoeiro, segundo o agrônomo.

“A recomendação da companhia ao produtor é iniciar aplicações de Vitene® preventivamente, na fase vegetativa, antes do florescimento do feijão. Tivemos resultados favoráveis ao começar aplicar o fungicida perto de trinta dias após a emergência da planta”, acrescenta Vitor.

Helicoverpa no feijoeiro

Considerada uma das principais pragas da agricultura brasileira nos dias de hoje, a lagarta Helicoverpa armigera tem seu controle mais complexo a cada safra. De acordo com especialistas, há registros de ataques crescentes dessa praga em diferentes áreas produtoras de feijão.

Do portfólio da Sipcam Nichino, complementa Vitor Cabral, o inseticida Takumi® entrega resultados mais robustos, safra após safra. “Takumi® foi desenvolvido, especificamente, visando às lagartas de difícil controle, entre estas Spodoptera frugiperda e Chrysodeixis includens ou falsa-medideira, bem como para a Helicoverpa no feijão”, frisa o agrônomo.

De acordo com ele, no feijoeiro as aplicações do inseticida devem começar quando a Helicoverpa se encontrar nos primeiros estágios de desenvolvimento, na época de formação de vagens e enchimento de grãos, “momento em que a cultura está mais sensível ao ataque da praga”, diz Cabral.

O agrônomo enfatiza que Takumi® demonstra encaixe adequado nos programas de manejo de resistência de lagartas aos inseticidas. Para a empresa, os bons resultados de Takumi® vêm atrelados às propriedades da molécula flubendiamida 222. “Essa tecnologia leva a Helicoverpa a cessar a alimentação, por contato e ingestão. Outro atributo reside na alta seletividade a inimigos naturais. Takumi® favorece o MIP ou manejo integrado de pragas.”

ARTIGOS RELACIONADOS

abagLAB apresenta soluções no 22º Congresso Brasileiro do Agronegócio

O 22º Congresso Brasileiro do Agronegócio, uma realização da Associação Brasileira do Agronegócio - ABAG e da B3, a bolsa do Brasil, marcado para o dia 7 de agosto, contará com a presença do abagLAB, plataforma digital criada pelo Comitê de Inovação ABAG, que conecta cadeias produtivas, contribuindo para impulsionar a inovação no agro brasileiro.

Essere Group presente no Coplacampo 2024

A Loyder do Brasil estará apresentando tecnologias para aumentar o potencial produtivo das culturas.

Resultados dos bioestimulantes em feijão

A adoção de novas tecnologias nos sistemas produtivos visa reduzir os custos de produção, além de aumentar a produtividade e a viabilidade de cultivo em regiões com algum tipo de restrição, como a hídrica, por exemplo.

Fosfito de cobre

Patógenos fúngicos presentes no solo constituem uma das principais ameaças ao cultivo ...

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
Falha na pontuação do usuário captcha. Por favor, entre em contato conosco!