20.7 C
Uberlândia
sábado, novembro 23, 2024
- Publicidade -spot_img
InícioArtigosConfianteBR: como otimizar o controle de plantas daninhas na cafeicultura

ConfianteBR: como otimizar o controle de plantas daninhas na cafeicultura

Fruto do café na planta

As plantas daninhas têm um impacto significativo na cafeicultura, aumentando os custos operacionais e comprometendo a qualidade do produto final. Durante o ciclo agrícola, é comum a realização de até quatro capinas para reduzir a competição com as plantas cultivadas.

Tradicionalmente, essas capinas são feitas manualmente, com um rendimento médio de aproximadamente 120 covas/dia por homem. Quando a mão de obra é escassa, são usadas capinas mecânicas, que enfrentam limitações em alguns tipos de solo e topografia.

Outro agravante é que o impacto de plantas daninhas, como o capim-pé-de-galinha e capim-amargoso, quando não foram bem manejados causam grandes danos na produtividade e lucratividade da cafeicultura principalmente quando se encontram na linha do cafeeiro, podendo até causar a morte da planta em estágios avançados de infestação.

A solução

Segundo Mateus Messias Rossi, especialista de Desenvolvimento de Negócios da Ourofino Agrociência, essas plantas daninhas estão se tornando um grande problema para os cafeicultores, pois estão apresentando resistência aos herbicidas tradicionais no mercado, como o glifosato e os accase.

Reconhecida por sua expertise em soluções para o agronegócio, a Ourofino Agrociência, apresenta o ConfianteBR, um herbicida desenvolvido especialmente para o controle de plantas daninhas resistentes na cultura do café.

Dependendo do nível de infestação, da espécie predominante e do porte das plantas daninhas, pode ocorrer a competição com a cultura por água, luz e nutrientes, o que prejudica o desenvolvimento vegetativo e produtivo do cafeeiro, dificultando a execução de práticas como a colheita, por exemplo.

O ConfianteBR se destaca como uma alternativa altamente eficaz, pois seu uso proporciona um controle preciso das plantas daninhas desde o início de sua vida vegetativa, permitindo ao cafeicultor reduzir a concorrência com as plantas de café e otimizar o uso de recursos.

Isso se traduz em uma colheita mais eficiente e de melhor qualidade, essencial para um setor onde a colheita do café, que normalmente ocorre no período de maio a setembro, constitui despesa expressiva para o cafeicultor e pode representar cerca de 30% a 40% do custo de produção.

De acordo com o especialista da Ourofino Agrociência, o ConfianteBR é um herbicida que controla as principais plantas daninhas de difícil controle como capim-pé-de galinha, capim-amargoso, trapoeraba, dentre outras.

Além disso, ele é o único herbicida do mercado que controla folhas largas e folhas estreitas e com uma rápida velocidade de controle. “Foi desenvolvido para oferecer uma solução robusta e confiável para os desafios específicos da cafeicultura. Outro ponto que chama a atenção é o sinergismo com os principais herbicidas utilizados no manejo do cafeeiro”, explica Rossi.

Ele ressalta também ações de manejo, como: manter as plantas daninhas controladas sob as copas dos cafeeiros; programar o início da colheita dos talhões com maturação dos frutos mais precoces, e depois colher os frutos médios e tardios; vistoriar a colheita para impedir excessos no arranquio de folhas, a quebra de ramos e permanência de frutos na planta; transportar no mesmo dia o café colhido para o processamento e/ou secagem e efetuar o repasse, recolhendo frutos que ficaram na planta ou no chão após a colheita.

Além de sua eficácia no controle de plantas daninhas, o Confiante BR contribui para a redução dos custos associados à colheita. A adoção deste herbicida permite que os cafeicultores realizem uma colheita mais organizada, assegurando que o café colhido esteja no ponto ideal de maturação, reduzindo o risco de frutos verdes e passas, que podem comprometer as características sensoriais do café, como aroma, sabor e acidez.

Para mais informações sobre o Confiante BR e como ele pode beneficiar sua lavoura de café, acesse o site da Ourofino Agrociência: www.ourofinoagro.com.br

ARTIGOS RELACIONADOS

Dia 14/10,  engenheiros agrônomos lançam livro sobre a evolução do agro nos últimos 50 anos

Obra mostra a evolução da agropecuária nacional e destaca a atuação dos 200 engenheiros agrônomos formados pela Esalq/USP em 1967 Muitas transformações ocorreram na agricultura...

Um novo conceito de mecanização para a cafeicultura

Trabalhar o ano todo nas operações da cultura cafeeira (colheita, pulverização e poda) com espaçamentos tradicionais e adensados, oferecendo ao produtor maior competitividade é...

Prêmio Ernesto Illy de Qualidade do Café para Espresso completa 25 anos

Edição histórica ampliou margem de participação e aumentou valores destinados aos três primeiros colocados A principal premiação da cafeicultura brasileira festeja suas Bodas de...

Cool Seed – A armazenagem que seu café merece

Produzir café de boa qualidade é, atualmente, a alternativa mais viável para a cafeicultura brasileira, principalmente quando se pensa em viabilidade econômica. O processo de pós-colheita do café, que trata do recebimento, secagem e armazenagem, é fundamental para obtenção da qualidade e composição da viabilidade econômica da produção. A realização correta das etapas é fundamental para o sucesso da atividade.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
Falha na pontuação do usuário captcha. Por favor, entre em contato conosco!