Congresso Andav 2022 reúne 8 mil participantes

0
285
Programação do Congresso Andav 2022 contou com 18 palestras e 10 painéis
Crédito: FDfotografia.com.br

A retomada da edição presencial do Congresso Andav 2022 mostrou a pujança do agronegócio brasileiro. Com a participação de mais de 8 mil profissionais e de mais de 150 marcas nacionais e internacionais, o evento, considerado o ponto de encontro da distribuição de insumos agropecuários e veterinários do Brasil é uma realização da Associação Nacional dos Distribuidores de Insumo Agrícolas e Veterinários (Andav) e organizado pela Zest Eventos, e aconteceu nos dias 17, 18 e 19 de agosto, no Transamérica Expo Center, em São Paulo.

Segundo Paulo Tiburcio presidente executivo da Andav, o encontro superou as expectativas, sendo mais uma vez um sucesso. “A Andav cumpriu sua missão de contribuir para o desenvolvimento do agronegócio sustentável, ao levar conteúdos qualificados e uma exposição com as principais novidades do setor. Discutimos temas do dia a dia do nosso negócio, apresentamos informações que auxiliaram na definição de nossas estratégias”.

Para a próxima edição, que acontecerá em agosto de 2023, a Andav prevê uma nova expansão. Os resultados alcançados pelas marcas e as avaliações positivas dos congressistas e visitantes levaram vários expositores a confirmar sua presença na próxima edição (Vide depoimentos abaixo).

O Congresso Andav contou com uma programação robusta, com 18 palestras e 10 painéis, que tiveram a participação de 58 especialistas do setor, entre debatedores, palestrantes e mediadores. A Plenária debateu o tema “Agroeconomia Brasileira”, enquanto o Fórum “Distribuição Veterinária”, realizado pela primeira vez em formato presencial, trouxe os principais temas relacionados à saúde e nutrição animal.

Com o auditório completamente lotado, a cerimônia oficial de abertura do Congresso Andav 2022 recebeu as mensagens dos ministros da Agricultura Pecuária e Abastecimento, Marcos Montes, e do Meio Ambiente, Joaquim Leite, e contou com os pronunciamentos de Paulo Tiburcio, Oswaldo Abud, presidente do Conselho Diretor da Andav, e do deputado federal Jerônimo Goergen. A palestra magna ficou a cargo de Guilherme Soria Bastos Filho, secretário de Política Agrícola do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento.

Para debater o macrotema da Plenária, estiveram presentes Alexandre Mendonça de Barros, diretor da MB Agro; José Luiz Tejon, sócio-diretor da Biomarketing e TCAI; Letícia Jacintho, presidente da De Olho no Material Escolar; Marcelo Prado, presidente da MPrado Consultoria Empresarial; e Roberto Rodrigues, ex-Ministro da Agricultura e coordenador da FGV-Agro.

Um dos destaques foi a divulgação da 7ª Pesquisa Nacional da Distribuição, uma realização da Andav, organizada pela Markestrat. Os resultados foram apresentados por Paulo Tiburcio e retratou o crescimento sustentável do setor e os avanços em diversas áreas realizados pelos Distribuidores Associados da Andav para a entrega de produtos, soluções, serviços e tecnologia ao produtor rural, com ainda mais confiabilidade, qualidade e precisão.

A entidade também assinou dois Convênios de Cooperação durante o Congresso Andav: com a CropLife Brasil, no dia 17 de agosto, e com o Sindicato Nacional das Empresas de Aviação Agrícola (Sindag), no dia 18 de agosto. O primeiro tem o objetivo de para promover cursos de formação de aplicadores, nos parâmetros do Programa Nacional de Habilitação de Aplicadores de Agrotóxicos, o “Aplicador Legal”. E, o segundo visa estimular as boas práticas aeroagrícolas, por meio da promoção de materiais educativos, treinamentos e divulgação de informações.

Ao longo dos três dias, a Plenária do Congresso Andav 2022 tratou de temas ligados à inovação, tecnologia, crédito, meio ambiente, bioeconomia e ESG. Entre as reflexões feitas pelos painelistas, os destaques ficaram por conta da consolidação do Brasil como exportador e produtor de alimentos; a necessidade de abrir novos mercados e diversificar os produtos exportados; a continuação dos investimentos em ciência e tecnologia para produtividade e sustentabilidade do agro; o papel protagonista do distribuidor de insumos para disseminação de novos produtos, serviços, tecnologia e informação ao produtor rural; a união entre crédito e a agenda ESG; e o trabalho contínuo dos Distribuidores para manter o setor em crescimento e desenvolvimento.

Ainda na programação, houve a solenidade do Dia Nacional do Campo Limpo, iniciativa do Instituto Nacional de Processamento de Embalagens Vazias (inpEV), com as presenças e pronunciamentos de Oswaldo Abud, João Cesar Rando, diretor-presidente do InpEV, Carlos Goulart, diretor do Departamento de Sanidade Vegetal e Insumos Agrícolas da Secretaria de Defesa Agropecuária do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Francisco Matturro, secretário da Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo, e do deputado federal Arnaldo Jardim.

No caso do Fórum Distribuição Veterinária, os assuntos tratados pelos especialistas versaram sobre sucessão familiar, importância do planejamento, crescimento das vendas por canais digitais, sustentabilidade, mercado de carbono, panorama do mercado de proteína animal e ESG. O objetivo do Fórum foi auxiliar no fortalecimento e atualização desse segmento.

A área de exposição também esteve em destaque no Congresso Andav 2022, com corredores sempre cheios de profissionais, ávidos por conhecerem as novidades das marcas expositoras. Os estandes mostraram uma série de lançamentos em produtos e novas tecnologias em adubos, defensivos, fertilizantes, nutrição e saúde animal, sementes, agricultura de precisão, automação comercial, soluções financeiras e tecnológicas, entre outras.

Mais de 8 mil profissionais e mais de 150 marcas nacionais e internacionais participaram do Congresso Andav 2022
Crédito: FDfotografia.com.br

Confira alguns depoimentos sobre o Congresso Andav 2022

Edsmar Carvalho Resende – Diretor de Novos Negócios e Conselheiro da Agrivalle e Fundador da 10B

“Hoje o cenário das distribuidoras está passando por mudanças e alianças, exigindo um novo tipo de relacionamento de negócios. E o distribuidor exerce um importante papel no dia a dia dos pequenos e médios produtores, maior parte dos proprietários rurais brasileiros. Tanto que 23 revendas se uniram em parceria com a Agrivalle. Este ano, a empresa veio para o evento Andav 2022 com uma visão diferente, tentando mostrar a importância da vida no solo, sob o ponto de vista da vida.”

Fabio Zenaro, diretor de Produtos de Balcão e Novos Negócios da B3

“Foi um grande prazer participar do Congresso Andav 2022 e das discussões sobre os principais desafios do agronegócio. A B3, como infraestrutura do mercado brasileiro, segue ao lado do setor, oferecendo não apenas produtos e instrumentos para captação de recursos e crédito, através de CPR, dos CRAs e dos Fiagros, entre outros, mas também soluções capazes de trazer mais transparência e facilidade operacional às empresas do setor. Falar em impulsionar o agronegócio é, certamente, falar de ajudar a construir um país que compete globalmente e gera valor”.

Carlos Alberto Baptista – Diretor de Vendas da Biotrop

“O evento deste ano resultou em grata surpresa em termos dos temas apresentados nas plenárias, público altamente segmentado e número de participantes. Tudo isso culminou em resultados muito positivos para nós. Saímos satisfeitos, pois serviu para reforçar nossa convicção de que os produtos biológicos e extratos naturais, que é o nosso negócio, é a tendência e o futuro. O tema foi o foco das distribuidoras interessadas em entender o manejo regenerativo com o uso de biológicos que, neste sentido, partiram em busca de parcerias de empresas capacitadas ao fornecimento de produtos de qualidade e que possam contribuir no dia a dia do produtor.”

Tiago Rangel Alves – Diretor de Performance da Ceres

“É a primeira participação da Ceres nesse evento, como também a primeira em âmbito nacional. Para nós foi uma experiência fantástica, pois o evento se sobressaiu pelo modo como foi desenhado para conectar empresas de segmentos complementares, atraindo um público qualificado, potencial cliente de todas essas empresas. Fechamos muitos negócios na feira desde o primeiro dia, graças aos muitos contatos promovidos em nosso estande. Foi o “olho no olho”, fundamental para a concretização de negócios no nosso setor.”

Keli Silva – Gerente de Marketing e Ativação do Clube Agro

“O Clube Agro já tem experiência assertiva de participação no evento da Andav; no entanto, como essa foi minha primeira vez, fiquei surpresa com esse evento altamente especializado e segmentado. O estande do Clube Agro foi bem concorrido e as negociações foram muito além de networking, resultando em negócios concretos.  O evento é tão importante para nós que aproveitamos para lançar um novo produto o Clube Agro Dealer”.

Guilherme Staut Bonini – Diretor de Marketing da Dnagro

“Tivemos a oportunidade de participarmos do evento virtual proporcionado pela Andav, com êxito, mas nada se compara aos eventos presenciais. Elogiamos a organização e a estrutura montada este ano, como também o público altamente segmentado presente, tanto que já está nos planos a nossa participação no evento do próximo ano, inclusive ampliando nossa área de exposição. Quanto ao mercado, vivemos um ano intenso do ponto de vista político, com as eleições a caminho”.

Gustavo Serafini – Analista de Marketing da Giro Agro

“O Congresso Andav é estratégico para os distribuidores e, para nós da Giro Agro. É a oportunidade para prospecção, daí a importância de estarmos presentes. Tradicionalmente, temos um retorno sempre positivo com a concretização de novos negócios, quase que de modo imediato, pós-evento. Tal fato, prova o diferencial desse evento. Atualmente, constatamos o aumento significativo de empresas concorrentes no mercado. Nesse sentido, também nos posicionamos de forma diferenciada, devido à excelência de produtos oferecido pela Giro Agro, acrescida da equipe técnica altamente especializada para atender à demanda do setor.”

Gilson Guardiero – Diretor Geral da Kimitec

“Em 2019 participamos do evento virtual da Andav, mas este ano a feira nos surpreendeu pela qualidade do público presente e temas apresentados nas plenárias. Fizemos excelentes contatos que resultaram em novas parcerias e clientes. Recebemos clientes dos estados do Rio Grande do Sul, Goiás, Mato Grosso e Minas Gerais, como ainda visitantes da Espanha e Argentina. Com satisfação vemos que o mercado está em ascensão, com grande potencial para o segmento de produtos sem resíduos naturais, que é o nosso negócio, e uma tendência mundial.”

Renato Girotto – Diretor de Operações da Serasa Experian

“Entramos no segmento do agro há pouco mais de 1 ano, pois o grupo acredita na pujança do setor. Estamos atuando em 4 pilares: dados, crédito, ESG e inteligência de mercado. Desta forma, acreditamos que temos muito a contribuir com esse mercado. Daí a importância desse evento para a Serasa que reúne um público segmentado em um único local.”

Luis Gustavo – Gerente de Revenda Brasil da Syngenta

“Em geral o segundo dia do Congresso Andav é o mais relevante para os expositores, mas desde o primeiro dia, a feira conquistou grande número de visitantes especializados. De tal modo, que reforçamos nosso quadro diretivo no estande para atender a demanda. O evento está cada vez mais bem estruturado e organizado. Esse quadro reforça a nossa expectativa de crescimento do evento para atender o mercado que permanece também crescendo. Para 2023, nossas expectativas são muito favoráveis, tanto no que se refere ao evento da Andav, quanto ao nosso mercado.”

Beatriz Moraes – Coordenadora de Marketing da Terra Magna

“É o maior e mais importante evento para o nosso setor. Já no primeiro dia de feira, recebemos um número considerável de visitantes especializados, nosso público, que representa para nós uma experiência bastante positiva, sinalizando que provavelmente sairemos do evento com bons negócios. É uma oportunidade para abrirmos o leque de clientes e, até mesmo, nos tornarmos referência para outras empresas. O mercado do agro continua aquecido e não para de crescer, de modo que sempre enfrentamos novos desafios para atender à demanda”.

Paulo Pina – Diretor Comercial da Vipac

“Para a Vipac foi essencial participar do Congresso Andav 2022 para projetar e evidenciar a marca Vipac no mercado, nos apresentando como um órgão de soluções financeiras para os associados da Andav. Hoje o mercado tem alto potencial para empresas que oferecem esse tipo de solução de intermediação financeira, entre o banco e o cliente.  Essa feira é a nossa vitrine. O agro é imenso e o distribuidor é uma setorização de interesse dessa feira.”

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
Falha na pontuação do usuário captcha. Por favor, entre em contato conosco!