23.6 C
Uberlândia
sábado, maio 25, 2024
- Publicidade -spot_img
InícioDestaquesConheça alguns produtos inusitados que são originados dos grãos de soja

Conheça alguns produtos inusitados que são originados dos grãos de soja

Soja – Foto: Divulgação

Após a colheita, a oleaginosa é utilizada como base para vários produtos alimentícios. No entanto, o que você pode não saber é que a soja tem aplicações bem diferentes no mercado, que fogem da agricultura

A soja é a principal cultura do agronegócio brasileiro, com o país ocupando a primeira colocação no ranking de maior produtor e exportador do grão no mundo. Os resultados superiores em produtividade se devem a diversos fatores, como condições climáticas favoráveis, boas práticas agrícolas e o manejo adequado durante todas as etapas de desenvolvimento da lavoura, em que o uso de fungicida para soja tem importante papel.

Mas o que você não sabe é que a soja enfrenta grandes desafios no campo e também pode ser aplicada em casos inusitados no mercado.

Soja: muitos desafios, diversas aplicações

Os desafios dentro de campo são inúmeros, e todos os dias os produtores enfrentam problemas sérios que podem colocar o trabalho de meses a perder. Um exemplo são as doenças, causadas por microrganismos, como fungos, que podem atacar severamente a cultura, comprometendo boa parte da qualidade dos grãos e impactando diretamente a rentabilidade da safra.

Nesse caso, o mercado de defensivos agrícolas evoluiu e hoje conta com tecnologias de ponta em fungicida para soja que, aplicadas no momento correto, sob orientação de um técnico e nas doses recomendadas pela bula, podem não só proteger as plantas, como contribuir para o máximo potencial produtivo da lavoura. 

Com altos índices de produtividade, os grãos de soja no pós-colheita são destinados à comercialização e, na maioria das vezes, servem como base para alimentos, ração animal e óleo vegetal. Porém, há diversas aplicações menos conhecidas da soja. Confira a seguir algumas delas.

Automóveis

É estranho, mas é real! Desde 1930, na época de Henry Ford, os grãos de soja são utilizados na fabricação de automóveis. Nesse universo de quatro rodas, não duvide de nada: você pode estar dirigindo um carro em que partes do motor, a espuma dos assentos e algumas peças plásticas podem ter em sua composição a oleaginosa mais importante do mundo. 

Pneus

As montadoras não são as únicas fãs dos grãos de soja! Os fabricantes de pneus utilizam o óleo como uma espécie de aditivo para o látex, o que garante mais elasticidade ao produto e maior capacidade de suportar climas intensos.

Combustível

Os biocombustíveis estão ganhando cada vez mais mercado como uma fonte sustentável de abastecimento em substituição ao petróleo. E diante de um fato tão importante como esse, é claro que a soja não poderia ficar de fora como matéria-prima e com números que surpreendem: cerca de 80% do biocombustível produzido no Brasil é feito com a soja colhida de nossas lavouras.

Giz, velas e tintas

Tudo junto e misturado! Esses três produtos utilizam toneladas de soja em sua fabricação e, por isso, mantêm uma produção bem mais amiga do meio ambiente, em comparação aos métodos tradicionais.

Viu só como a agricultura brasileira é rica? Ela não só fornece os alimentos necessários para sustentar toda uma cadeia mundial, como também traz culturas que podem ser utilizadas como matéria-prima em outras aplicações em nosso dia a dia, através de métodos mais sustentáveis e que evitam a degradação de recursos naturais.

ARTIGOS RELACIONADOS

Bioativadores aumentam a produtividade da batata

Fernando Simoni Bacilieri Engenheiro agrônomo, mestre e doutorando em Agronomia na Universidade Federal de Uberlândia (UFU) ferbacilieri@zipmail.com.br Roberta Camargos de Oliveira Engenheira agrônoma, doutora e PhD...

Termorregulador para a soja é lançado em três países

A DVA apresenta ao mercado o Osmobetan em uma live no próximo dia 4 de julho no Brasil, Paraguai e Bolívia. O produto ajuda a planta a passar por períodos de estresse na floração, garantindo assim melhor produtividade das culturas

A importância da adubação de cobertura da batata

Douglas José Marques Professor de Olericultura e Melhoramento Vegetal da Universidade José do Rosário Vellano (UNIFENAS) douglas.marques@unifenas.br Hudson Carvalho Bianchini Professor de Fertilidade do Solo da UNIFENAS O solo...

Estratégias de manejo para as manchas foliares em soja

Durante o Open Sky Soja, em Campo Verde, pesquisador aponta cercosporiose e mancha alvo como principais doenças que vem causando impacto econômico na maioria das cultivares plantadas

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
Falha na pontuação do usuário captcha. Por favor, entre em contato conosco!