16.4 C
Uberlândia
quinta-feira, julho 18, 2024
- Publicidade -spot_img
InícioNotíciasConheça os benefícios e como plantar abobrinhas em sua horta

Conheça os benefícios e como plantar abobrinhas em sua horta

Divulgação

Da mesma família das abóboras, pepinos e da melancia, a abobrinha é uma hortaliça de baixo índice calórico, rica em nutrientes, fibras e vitaminas benéficas ao bom funcionamento do nosso organismo e da nossa saúde. Além disso, é um alimento que pode ser consumido de forma integral, possibilitando aproveitamento total para diversas receitas. A presença de fibras traz a sensação de saciedade e, vale lembrar, a abobrinha possui poucas calorias.

Na culinária, a abobrinha pode ser consumida de várias formas: cozida, assada, grelhada, como base de caldos, crua em salada e até como ingrediente substituto de massa, por exemplo lasanha, ou mesmo ser fatiada em forma de espaguete.

Facilmente encontrada em supermercados, feiras e hortifrutis, também é um tipo de legume que pode ser cultivado sem muitos problemas em sua horta caseira. Quer aprender como plantar? Confira as dicas abaixo.

Como plantar

O plantio é feito via semente, podendo ser de forma direta no local definitivo, ou ainda, pode-se produzir as mudas para posteriormente transplantá-las. O solo deve estar bem preparado, ou se for cultivá-la em vasos, utilizar substrato de boa qualidade, com características de boa drenagem. É recomendado que o local utilizado para receber a abobrinha receba bastante luminosidade.


O tempo de colheita varia de acordo com o tipo de abobrinha, clima e manejos realizados. Em média, começa a produção entre 45 a 80 dias após o plantio.

Cuidados especiais


Por ser um tipo de planta rústica, a abobrinha possui pouca necessidade de manutenções. Como é uma planta produzida anualmente, tem um melhor desenvolvimento nas épocas quentes do ano, devendo-se evitar seu cultivo em períodos de baixas temperaturas.

Como acabar com as pragas que surgirem na plantação?

As pragas causam problemas em qualquer tipo de plantação, é importante monitorar constantemente a pressão de pragas na lavoura.


Caso atinja o nível de controle, ou seja, quantidade de praga que possa vir a prejudicar o desenvolvimento das plantas, deve-se fazer uso de inseticidas recomendados de acordo com a praga alvo que está incidindo na área. Estes inseticidas podem ser de fonte biológica ou química. Existem também diversas receitas caseiras e naturais que, dependendo do nível de infestação, podem solucionar o problema.


Outra dica de controle é impedir que a praga chegue até a plantação, por meio da instalação de armadilhas entomológicas, ou cultivo protegido, no qual existe um impedimento físico através das telas anti afídeo. O plantio de outras plantas que possuem ação repelente e que sejam atrativas de inimigos naturais, também é uma forma interessante de se manter um melhor equilíbrio do ambiente e consequentemente redução da ocorrência de pragas.

Tipos de abobrinhas

Atualmente, em média, a ISLA Sementes, uma das maiores empresas de sementes do Brasil, oferece mais de 15 variedades do legume, sendo de formatos, tamanhos, cores e sabores diferentes. O portfólio possui abobrinhas de características mais comuns como a Bréscia, de Tronco Caserta, Gringo e Paloma, e um pouco mais claras como, Tróia e de Tronco Branca. Além disso, também disponibiliza abobrinhas cilíndricas de coloração amarela (Luna), verde escura (Pádua), formato arredondado clara (Gioconda), escura (Tortuga), oblongas (Macarrão Vegano e Bavette) e até mesmo tipo escalope (Suspiro).

*Por Amanda Inoue, coordenadora de pesquisa e produção de sementes na ISLA Sementes

ARTIGOS RELACIONADOS

Girassol: escolha da semente e correta semeadura

A semente de girassol ideal é aquela capaz de desenvolver indivíduos que reproduzirão em campo as características genéticas do material a ser propagado frente às intempéries do ambiente, ou seja, deve apresentar aptidão de originar uma plântula normal mesmo sob condições adversas e que, futuramente, expressará o potencial produtivo de seu progenitor.

Região do Vale do Araguaia ganha um moderno centro de distribuição de sementes

A cidade de Água Boa (729 km de Cuiabá) conta agora um moderno centro de distribuição da Petrovina Sementes. Inaugurado na última sexta-feira (14/06),...

Algas otimizam germinação da cebola

A germinação de sementes vegetais é um evento bioquímico que depende de muitos fatores. Os principais fatores externos são disponibilidade de água, de oxigênio e temperatura, que são fundamentais para as sequências metabólicas que ocorrem na germinação, quando as enzimas presentes são ativadas e novas são sintetizadas. Então, as células presentes se multiplicam e se modificam.

Inicia o Congresso Catarinense de Sementes

Estão inscritos mais de 450 congressistas de diversas locais do país.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
Falha na pontuação do usuário captcha. Por favor, entre em contato conosco!