22.6 C
Uberlândia
quarta-feira, maio 8, 2024
- Publicidade -
InícioEventosConservadoras DaColheita em exposição na 37ª Festa da Uva de São Miguel...

Conservadoras DaColheita em exposição na 37ª Festa da Uva de São Miguel Arcanjo

Divulgação

As soluções DaColheita estarão em exposição na 37ª Festa da Uva de São Miguel Arcanjo/SP, realizada de 2 a 5 de fevereiro no Recinto de Exposições Massuto Fujihara. Durante o evento as conservadoras em EPS fabricadas pela Termotécnica, estarão em exposição para que produtores e consumidores de uvas da região conheçam essa solução que protege e proporciona o aumento do shelf-life das frutas em até 45 dias na cadeia do frio e, como no caso da uva, em até 50% mais tempo de exposição nas gôndolas dos estabelecimentos comerciais, quando comparado com outros tipos de embalagens.

Desde 2010, as conservadoras DaColheita são utilizadas com sucesso no Vale do São Francisco – entre Bahia e Pernambuco – onde mais de 2/3 dos produtores de uvas são clientes desta solução. Em São Paulo, os agricultores também já identificaram os benefícios e aderiram a esta nova solução.

De acordo com Mirella de Oliveira, gerente de Agronegócios da Termotécnica, a região de São Miguel Arcanjo é uma das maiores produtoras de uva de mesa do estado de São Paulo e do Brasil e também de morango, pitaya e frutas de caroço como pêssego, ameixa, nêspera, além de legumes e hortaliças que abastecem outros mercados pelo país. “Este evento é importante para estarmos próximos dos nossos clientes e apresentar para outros produtores da região os benefícios das soluções de conservação pós-colheita que mantêm o frescor e a qualidade destes produtos frescos em toda a cadeia de distribuição, do campo até a mesa do consumidor”.

Falando em consumidor final, a Festa da Uva também é uma oportunidade para apresentar ao público de visitantes questões relevantes para o consumo consciente como a importância do descarte correto e reciclagem destas embalagens para proteção do meio-ambiente e para a economia circular. O público também poderá conferir o quanto as conservadoras DaColheita contribuem para evitar o desperdício de alimentos.

DaColheita: mais frescor do campo à mesa do consumidor

Uma das principais frutas brasileiras tipo exportação e também para consumo no mercado interno, a uva demanda uma solução de conservação para manter o frescor do campo aos mercados consumidores mais distantes durante os longos trajetos. Por sua propriedade não-higroscópica, ou seja, que não absorve a umidade da fruta, e por seu alto isolamento térmico, que permite a manutenção da temperatura ideal por mais tempo, as conservadoras DaColheita mantêm a atmosfera e a proteção ideal para prolongar a vida útil das uvas.

Quando comparado a outras opções de materiais, como o papelão, o EPS (mais conhecido como isopor*) se destaca por sua capacidade de prevenir mofo, umidade e a proliferação de microrganismos que podem afetar a qualidade da fruta. As soluções DaColheita atrasam efetivamente os processos de amadurecimento e envelhecimento, inibindo a decomposição microbiana e preservando a qualidade e o valor nutricional das frutas embaladas (como os índices de vitamina C).

Certificados por testes das consultorias europeias (AgroTropical e Frutify), as soluções em EPS preservam o shelf-life das uvas em até 50% mais do que caixas de papelão. No comparativo entre os dois tipos de embalagens, após 6 semanas as uvas acondicionadas nas conservadoras DaColheita mantêm a textura e a firmeza das frutas e o engaço permanece verde, características importantes para estarem aptas para o mercado consumidor. Desta forma, o prazo de consumo é ampliado evitando, ainda, o desperdício de alimentos em toda a cadeia de produção e consumo. Por isso, são amplamente utilizadas também para armazenamento prolongado e remessas de longa distância.

Divulgação

As uvas são frutas extremamente sensíveis e frágeis e por isso outra característica importante das conservadoras DaColheita é a absorção de impactos além da facilidade no empilhamento, transporte, manuseio e exposição dos produtos. Tudo isso representa também dias a mais com os alimentos saudáveis e frescos nas gôndolas com muitas vantagens para o varejista. As conservadoras DaColheita têm um peso 60% menor do que as caixas de papelão, o que pode reduzir em até 6% o custo do frete aéreo, gerando economia significativa em toda a cadeia.

Como consequência, essas características aumentam o valor agregado com a percepção de fruta de qualidade superior. Promovem aumento do giro das mercadorias, o fortalecimento da marca do produtor com identidade visual e associação à qualidade. As soluções DaColheita também abrem um leque de oportunidades para ofertar o produto em outros períodos além da safra.

O diretor Superintendente da Termotécnica, Nivaldo Fernandes de Oliveira, reforça: “somos reconhecidos pelos agricultores por não apenas fornecer o produto, mas introduzir novas tecnologias e soluções e um novo modelo de negócios para agregar valor à produção de hortifrutis brasileiros. Essa visão de que somos protagonistas no desenvolvimento de ações inovadoras neste mercado com soluções de pós-colheita tem sido extremamente positiva para nossa marca e para a credibilidade do nosso trabalho”.

*Isopor é uma marca registrada por terceiros.

ARTIGOS RELACIONADOS

FEMAGRI 2023 começa nesta quarta (08)

Feira da Cooxupé voltada aos produtores de café de Minas Gerais e São Paulo tem abertura oficial a partir das 10h em Guaxupé/MG

KWS Sementes marca seus 10 anos de Brasil em eventos no MT no mês de março

E dando sequência na agenda de eventos no ano de 2022, ano em que completa uma década ...

Sakata Field Day

27 a 30 de novembro, em Bragança Paulista (SP).

Por que vinhos orgânicos são mais caros?

Produtos orgânicos estão cada vez mais em voga. Ao ir a um supermercado, ...

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
Falha na pontuação do usuário captcha. Por favor, entre em contato conosco!