21.6 C
Uberlândia
quinta-feira, novembro 21, 2024
- Publicidade -spot_img
InícioDestaquesConsórcio sorgo igrowth com braquiária

Consórcio sorgo igrowth com braquiária

Plantação de sorgo / Reprodução

Hoje um dos principais desafios da produção de sorgo no Brasil é o controle de plantas daninhas. Atualmente temos poucos herbicidas registrados para a cultura, fazendo com que o controle de plantas daninhas, principalmente de folha estreita, seja muito complexo. Este fato dificulta a tomada de decisão do agricultor por falta de opções para realizar o manejo seguro da mato competição sem prejudicar a produtividade da cultura.

A solução é igrowth weed control®. A tecnologia que chegou para quebrar uma das principais barreiras agronômicas para o cultivo de sorgo: o controle eficaz de plantas daninhas. É uma tecnologia que confere ao sorgo tolerância a herbicidas da família das imidazolinonas (inibidores de ALS). O uso do herbicida Zelone, da família das imidazolinonas, registrado para a cultura do sorgo, se utilizado na dose recomendada, não promove danos significativos na produção da cultura quando comparado a híbridos de sorgo suscetíveis. O igrowth weed control® foi desenvolvido pela Advanta Seeds na Argentina, por meio de métodos de mutagênese, sendo esta uma tecnologia não transgênica, ou seja, não foi geneticamente modificada.

TECNOLOGIA IGROWTH

Ao permitir um melhor controle de plantas daninhas, consegue-se reduzir as perdas de produtividade causadas pela mato competição e viabilizar melhores condições para que o potencial produtivo da genética seja expressado, e assim, entregar melhores resultados ao produtor no campo. Com a condução de uma lavoura mais limpa, melhores condições de desenvolvimento ocorrem e, com isso, melhor uniformidade no momento de colheita. Outro benefício de destaque é a limpeza das áreas de produção de sorgo obtida em pós-colheita, permitindo entrar na próxima safra com um custo menor de dessecação, pré-plantio e melhor controle geral de plantas daninhas.

BENEFÍCIOS

IGROWTH – É NÍTIDO QUE FAZ A DIFERENÇA!

Foto: Campo Alegre de Goiás – julho 2023.
Foto: Campo Alegre de Goiás – junho 2023.

NOVA PROPOSTA DE USO DA TECNOLOGIA

Consórcio de Sorgo com Braquiária

O consórcio de sorgo com braquiária pode ser realizado apenas com híbridos de sorgo que contenham a tecnologia igrowth, pois toleram a aplicação dos herbicidas da família das imidazolinonas como o Zelone, o único herbicida registrado para a cultura, que é utilizado para travar o crescimento da braquiária enquanto o sorgo se desenvolve sem mato competição e sem prejuízos à produtividade.

Foto: Gilberto Oliveira

O principal objetivo do consórcio sorgo com braquiária é o aporte de biomassa de duas culturas por safra, em quantidade e qualidade. Esse sistema, derivado do Santa Fé, oferece como vantagem ao produtor uma “terceira safra”, seja para cobertura do solo ou produção forrageira para pastejo durante a entressafra, sem a necessidade de equipamentos especiais para sua instalação e sem alterar o cronograma de operações da propriedade.

ATENÇÃO: A presença de altos teores de ácido cianídrico na rebrota do sorgo pode causar intoxicação no gado.

BENEFÍCIOS DO CONSÓRCIO:

  • Cobertura, proteção do solo e formação de palhada;
  • Aporte de benefícios químicos, físicos e biológicos para o solo;
  • Ciclagem de nutrientes e aporte de matéria orgânica, possibilitando maior retorno econômico;
  • Maior volume de raízes no solo;
  • Supressão de plantas daninhas;
  • Redução da temperatura do solo e diminuição dos riscos de erosão;
  • Produção de forragem como “terceira safra”;
  • Travamento da Braquiária com Zelone, minimizando a competição entre plantas;
  • Preservação do cronograma de atividades da propriedade;
  • Equipamentos usuais para implantação do Sistema.
ARTIGOS RELACIONADOS

Silício no controle de nematoides em sistemas ILPF

Autores Rodrigo Vieira da Silva Engenheiro agrônomo e doutor em Fitopatologia e professor do IF Goiano – campus Morrinhos rodrigo.silva@ifgoiano.edu.br Eliseu de Sousa liseusousask8@gmail.com...

Feijão orgânico supera produção de plantio convencional

Carlos Antônio dos Santos Engenheiro agrônomo e doutorando em Fitotecnia " Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ) carlosantoniods@ufrrj.br Margarida Goréte Ferreira do Carmo Engenheira agrônoma, doutora...

Brachiária reduz temperatura de solo na acerola

O País é, atualmente, o maior produtor, exportador e consumidor de acerola. A maior produção está no Nordeste, com liderança de Pernambuco.

Livro orienta sobre implantação do sistema Integração Lavoura, Pecuária e Floresta

  Coordenador técnico da Emater-MG é um dos autores da obra Um livro para auxiliar técnicos e agricultores sobre a implantação do sistema de Integração, Lavoura,...

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
Falha na pontuação do usuário captcha. Por favor, entre em contato conosco!