20.1 C
Uberlândia
sábado, novembro 23, 2024
- Publicidade -spot_img
InícioDestaquesContaminações em áreas rurais impactam saúde animal e lucratividade das propriedades

Contaminações em áreas rurais impactam saúde animal e lucratividade das propriedades

Foto: Adobe Stock

A produção animal enfrenta desafios diários em termos de manutenção da saúde animal e preservação da higiene nos locais de criação. “A realidade de muitas propriedades rurais não é a ideal. Isso expõe os animais a diversos riscos, que podem comprometer a produtividade e a viabilidade econômica”, destaca o médico-veterinário Thales Vechiato, gerente de produtos para grandes animais da Pearson Saúde Animal.

A higienização inadequada das instalações rurais contribui para a proliferação de patógenos e parasitas, que podem levar a surtos de doenças, como brucelose e tuberculose. “Essas ocorrências, além de prejudicarem a saúde dos animais, comprometem a qualidade do leite e da carne e podem acarretar interdições sanitárias que interrompem as atividades comerciais”, informa Vechiato.

Conforme dados da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), as doenças infecciosas e parasitárias estão entre os mais importantes desafios da pecuária em termos de prejuízos econômicos. Em casos graves, podem reduzir em até 40% a produção de leite e carne, afetando diretamente a rentabilidade do negócio. Os custos com tratamentos e manejo emergencial elevam as despesas operacionais, colocando em risco a sustentabilidade das atividades.

“Quando uma fazenda é afetada por doenças, as consequências vão além das perdas imediatas de produção. Há também o risco de perda de animais e interrupção dos negócios, o que pode resultar em impactos econômicos de longo prazo. A falta de medidas preventivas adequadas coloca em risco a saúde dos animais e também a renda das famílias que dependem das atividades agropecuárias. A adoção de estratégias para o controle de doenças é importante para garantir a continuidade das operações e a saúde dos rebanhos”, afirma Thales Vechiato.

Para ajudar nesse manejo, Creolina, da Pearson Saúde Animal, acumula mais de 100 anos de eficácia devido às propriedades bactericidas e fungicidas. Sua aplicação em pisos, instalações e equipamentos nas propriedades comprovadamente reduz a carga de patógenos no ambiente, oferecendo maior segurança sanitária e prevenindo prejuízos associados a surtos de doenças. “Creolina é um desinfetante muito confiável, que passa de geração para geração com os mesmos resultados”, assinala o médico-veterinário.

ARTIGOS RELACIONADOS

Micotoxinas e seu impacto negativo na atividade pecuária

Por Josilaine Lima, zootecnista, doutora em Ciência Animal e consultora técnica da Premix

Mastite – perdas de até 14 milhões de litros de leite

O número é assustador: 14.178.023 de litros. Essa é a quantidade de leite que pode ser perdida na produção nacional devido à ocorrência da mastite entre as mais de 16 milhões de vacas que – de acordo com Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) – compõem o rebanho nacional.

Doenças infecciosas e parasitárias exigem atenção redobrada dos pecuaristas

A "pele" dos vermes tem pequenos espinhos, que arranham a parede dos órgãos internos dos bovinos, resultando em inflamação.

Cadeia da carne terá espaço inédito na 23ª Expodireto Cotrijal

A 23ª Expodireto Cotrijal acontece entre os dias 6 e 10 de março, em Não-Me-Toque.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
Falha na pontuação do usuário captcha. Por favor, entre em contato conosco!