Teikko™ é o nematicida à base de peptídeos para o controle de nematoides em soja que está sendo lançado pela Plant Health Care (PHC) no Brasil.
Segundo Sergio Almeida, gerente técnico e de regulamentação da PHC Brasil, Teikko™ traz uma série de vantagens sobre os nematicidas biológicos, como a facilidade de adoção em qualquer programa de tratamento de sementes utilizado pelo produtor rural ou pela sementeira, por conta da baixa dose utilizada, da compatibilidade com produtos químicos e biológicos e pelo fato de não ser necessário mantê-lo armazenado sob refrigeração, apresentando prazo de validade de três anos.
Em destaque
Para mostrar os resultados do produto Teikko™ nesta última safra, a Plant Health Care realizou no dia 27 de maio, em Indaiatuba (SP), o 2º Fórum Sanidade Soja, abordando o tema ‘Nematoide: o inimigo invisível da produtividade’.
O evento contou com a participação de pesquisadores de diferentes regiões produtoras de soja do país, que discutiram a ocorrência e importância do controle de nematoides em suas respectivas regiões e os resultados dos ensaios realizados com produto.
A pesquisadora Dra. Thays Pereira, da Desafios Agro, em Bandeirantes (MT), comentou ter tido a primeira experiência com o produto nesta última safra, e destacou: “no nosso experimento em Bandeirantes com uma área predominante de nematoide de lesões, mas também com a presença do nematoide do cisto, o tratamento com Teikko™ apresentou o melhor desenvolvimento de plantas e uma
melhor produtividade quando a gente compara com o padrão de mercado, que foi um biológico, e com a testemunha”.
A Dra. Rosângela Silva, pesquisadora da Fundação Mato Grosso, em Rondonópolis (MT), por sua vez, destacou o fato de Teikko™ “ser uma tecnologia mais sustentável, que vai agredir menos o meio ambiente, tem mostrado uma eficiência no manejo de nematoide e refletido em aumento de produtividade, que é o que o produtor mais espera”.
Já o Dr. Breno Juliatti, da Juliagro, de Uberlândia (MG), destacou que o Teikko™ “é uma alternativa muito amigável para todo o sistema, fácil de aplicar tanto na modalidade de tratamento de sementes como em sulco de plantio, e nas duas ela agrega bastante ao sistema”.
Resultados comprovam eficiência do Teikko™
Os resultados consolidados dos três anos de ensaios mostraram controles equivalentes aos bionematicidas líderes de mercado e que atualmente representam uma área tratada de 13 milhões de hectares, e um aumento de produtividade de 5,2 sacas por hectare em relação à testemunha não tratada e 1,1 saca/ha a mais que os bionematicidas utilizados nos ensaios.
Foram apresentados também os resultados para o controle de outros nematoides em soja, como nematoide reniforme, nematoide de cisto da soja e nematoide das galhas.
A empresa informou que irá continuar o desenvolvimento do produto em outras espécies de nematoides e cultivos para ampliar o registro no Ministério da Agricultura (MAPA).
“Teikko™ representa uma nova categoria de produtos – os nematicidas bioquímicos, que vem trazer praticidade ao tratamento de sementes e consistência de resultados no controle de nematoides em soja”, conclui Rodrigo de Miranda, diretor de Negócios América
do Sul e Global de Marketing da PHC.